56.7
2 Ageas Seguros 75.2
3 Ocidental 72.6
Zurich56.7
Zurich Insurance Europe AG, Sucursal em Portugal
  • Há 100 anos a proteger aquilo que os clientes verdadeiramente amam. Orgulhamo-nos de ser uma das mais antigas companhias de seguros em Portugal. Oferecemos uma grande variedade de seguros e serviços para particulares e empresas. Contamos com mais de 800 pontos de contacto em Portugal, incluindo mediadores profissionais de seguros. O custo de uma chamada por minuto (IVA incluído) é de 0,16€ (móvel) / 0,11€ (fixo)

• Rua Barata Salgueiro, 41
  • zurich.helppoint.portugal@zurich.com

Zurich - Pagamento de apólice zurich e anulação um mês depois

Em tratamento
Mário Pereira
Mário Pereira apresentou a reclamação
25 de abril 2024
A apresentação da minha queixa deve-se ao facto da companhia de seguros Zurich não ter dado ainda solução ao meu problema depois de mais de um mês.

A minha apólice nº 9***018, válida até o dia 02/03/2024, foi paga por um novo período de 6 meses, no dia 29/02/2024, por transferência bancária no valor de 170,00€, ao mediador da Zurick. A carta verde foi enviada no dia seguinte via email que imprimi e poucos dias depois recebo uma outra, via CTT, proveniente do mediador. Até aqui tudo parecia normal, até ao dia 09/04/2024, recebo via CTT uma carta proveniente da Zurick a referir que aquela apólice estava anulada por falta de pagamento.

Aquela situação já havia acontecido com a minha esposa outras vezes, que sempre que contactado o mediador, este dizia para não me preocupar. Depois de achar que já eram vezes a mais com anulações de apólices após pagamento, contacto o apoio a clientes da Zurick onde me é informado que a matrícula 33-**-66 não tinha qualquer seguro associado. A operadora do apoio a cliente pediu que fizesse a exposição de imediato via email. Juntei todos os documentos de prova, entre eles a transferência daquele montante, e o procedimento a solicitar esclarecimentos e resolução do problema que seguiu no mesmo dia via email e site “zurick4you”.

No dia seguinte por volta das 12h contacto mais uma vez o apoio a clientes da Zurick exponho de novo o problema, onde a operadora achando que seria um procedimento grave, comunicou ao responsável e que iriam analisar os documentos enviados.

Pouco tempo depois recebo um email a referir que o meu problema foi entregue a um agente mediador de seguros, que não o mesmo da minha supostamente confiança, a sabseg-Guarda entraria em campo para resolver o meu problema visto que circulava sem seguro há 1 mês e 9 dias (sem ter conhecimento).

No dia 11/04/2024, no site Zurick4you constato que uma nova apólice 009***143 tinha sido emitida, contudo com uma morada que não era a minha. Também vejo que estava a pagamento um recibo com o valor de 157,09€, e que, tanto as datas não correspondiam ao tempo que deveria estar coberto por essa tal nova apólice, como as coberturas (sem franquia) eram as mesmas que tinha contratado na altura da compra de carro novo que neste momento tem cerca de 4 anos e meio.

Solicito a correção de todos os vetores que não estavam de acordo com aquilo que acordara e tinha pago, valores esses semestrais. A sabseg-Guarda informa mais uma vez que estava a tentar resolver o problema. Foi então criado um novo recibo o dia 15/04/2024, para aquela nova apólice 009***143 com um valor extraordinário de 33,55€.

Contactada por diversas vezes a sabseg-Guarda, com o intuito de perceber porque é que a carta verde ainda não me tinha chegado à mão e os valores a pagar continuam em aberto, refere esta que continuam na tentativa de resolver o caso visto que não tem estado fácil em diluírem primeiro o problema que partiu do meu mediador.

Enquanto esta novela se desenrola, contacto a minha advogada com o intuito de tentar perceber o que fazer nesta situação, as razões são claras, os mediadores da Zurick ou a própria companhia estão a agir ilegitimamente e aconselhou-me a parar o carro e fazer-me circular de táxi especialmente todos os dias que dele necessite para me deslocar para o trabalho, sendo este o meu único meio de locomoção não havendo outras alternativas.

Dado a conhecer esta situação à sabseg-Guarda, no dia de ontem 24/04/20249, para saber a quem devo emitir os recibos, ficariam então até ao final do dia enviar um email com as informações necessárias, contudo, até ao dia de hoje não obtive qualquer informação.

Ou seja, uma novela com difícil resolução, paguei por um serviço e que à partida por Lei deveria poder beneficiar dele. Tenho o carro parado desde o dia 18/04/2024, sem poder usufruir dele e o que parece mais provável é fazer uma nova apólice e ficar sem o dinheiro da anterior. Foi uma das soluções apresentadas pela sabseg-Guarda, e que não está fora de o considerar, mas usufruir dos serviços de seguro automóvel de uma outra companhia e tendo um mediador que não resolveu ainda um problema, já não me dá confiança caso venha a ter outro menos ou mais grave. Está fora de questão!

Eu próprio vou procurar outra companhia que me abone confiança e seja acima de tudo séria. No entanto deixo um alerta para os demais que lerem esta minha queixa “contra” a companhia de seguros Zurick que eu tinha como séria desde há imensos anos. Poderão vocês perguntar, mas o problema não é da companhia e sim persiste nos mediadores? - Compreendo, contudo, o meu contrato foi feito com a Zurick e não com qualquer outro mediador.

Cumprimentos
Data de ocorrência: 1 de março 2024
Zurich
25 de abril 2024
Exmo/a Senhor/Senhora Mário Pereira

Recebemos a sua comunicação, a qual desde já agradecemos.

O seu feedback é muito importante para continuarmos a melhorar os nossos serviços. Informamos que para podermos dar seguimento à sua reclamação, deverá utilizar os canais oficialmente previstos, descritos abaixo:
• Correio Eletrónico: reclamacoes@zurich.com;
• Livro de Reclamações Eletrónico;
• Provedor do Cliente (caso se verifiquem os requisitos de elegibilidade);
• Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (caso se verifiquem os requisitos de elegibilidade);
• Portal de Clientes Zurich4You; ou,
• Contactos Diretos que poderão ser consultados em www.zurich.com.pt.

Todas as informações relativas aos procedimentos da Zurich no âmbito da gestão de reclamações poderão ser consultadas em www.zurich.com.pt.

Muito obrigado.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Zurich Insurance plc – Sucursal em Portugal
Zurich - Companhia de Seguros de Vida S.A
Mário Pereira
Mário Pereira está a aguardar o tratamento da reclamação