AutoVoucher: atraso nos reembolsos faz disparar queixas dos consumidores

O número de queixas relacionadas com o AutoVoucher subiu 60% em abril, comparativamente com o primeiro trimestre do ano. Em apenas 10 dias, foram registadas no Portal da Queixa 555 reclamações. O atraso nos reembolsos é o principal motivo de queixa dos consumidores.

Reclamações AUTOvoucher aumentam no Portal da Queixa

O número de queixas relacionadas com o AutoVoucher subiu 60% em abril, comparativamente com o primeiro trimestre do ano. Em apenas 10 dias, foram registadas no Portal da Queixa 555 reclamações. O atraso nos reembolsos é o principal motivo de queixa dos consumidores.

Até ao momento, o Estado devolveu 90 milhões de euros a quem fez compras nos postos de abastecimento, mas muitos consumidores estão a reclamar devido ao atraso nos reembolsos. Desde o início de abril, as queixas começaram a avolumar-se no Portal da Queixa.

Desde o início do ano, chegaram à maior rede social de consumidores de Portugal mais de 900 reclamações relacionadas com o Autovoucher. No entanto, o alerta na plataforma soou este mês, onde se verificou um crescimento significativo do número queixas. Entre os dias 1 e 10 de abril, foram registadas 555 reclamações, o que representa um aumento de 60% face aos primeiros meses do ano (62% do total de 2022.)

No primeiro trimestre do ano, os consumidores registaram 346 queixas, o que equivale a 38% do total de reclamações de 2022.

Sónia Lacerda é uma das consumidoras que partilhou na sua reclamação o atraso no reembolso do subsídio: “Estou inscrita no programa IVAucher após consultar as transacções Ivaucher verifiquei que tenho direito a € 45,00 de benefícios, desses 45 apenas recebi € 25,00, referentes aos meses de Fevereiro e Março, o de Abril apesar de constar os 20,00 com data de 04/04, ainda não os recebi (...).”

O mesmo motivo é reportado na reclamação registada por Telmo Castela no Portal da queixa. “Boa tarde no dia 06/04/22 as 06:22 fiz abastecimento conforme comprovativo de anexa, porém até á data não recebi o reembolso do IVAucher. Mas no site o reembolso aparece como emitido.”

Irei aguardar até dia 15 de Abril, após isso, terei que tomar outras providências.”, refere na sua reclamação o consumidor Fernando Oliveira.

Recorde-se que, no mês de março, a maior movimentação gerada pelos contribuintes no site do IVAucher - mesma plataforma que gere o AutoVoucher - resultou também na subida das reclamações registadas no Portal da Queixa dirigidas à SaltPay, a operadora responsável pela gestão do programa. Dificuldades com o reembolso e problemas com a inscrição/adesão geraram a maioria das queixas de março, mês em que foi anunciada a subida do subsídio mensal de 5 euros para 20 euros, de modo a mitigar o impacto do aumento do preço petróleo, agravado pela atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

De referir que, o AutoVoucher vai acabar no final deste mês de abril e, a partir de maio, o Governo conta implementar a redução adicional do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) como se o IVA baixasse de 23% para 13%, já prometida pelo primeiro-ministro.

 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.