Queixas dispararam 70% na Black Friday. Burlas são 29% das reclamações.

Depois de ter passado a Black Friday é altura de fazer balanços. O número de reclamações aumentou 70% este ano face a 2020, sendo que, as burlas correspondem a 29% das queixas.

Queixas dispararam 70% na Black Friday. Burlas são 29% das reclamações.

A categoria mais reclamada foi a da Informática, Tecnologia e Som, com 50% das queixas dos consumidores. As alegadas falsas lojas online da Stradivarius geraram a maioria das queixas por burla no Portal da Queixa.

Entre 1 de novembro e 1 de dezembro de 2021 - período em que decorreram as grandes promoções enquadradas na Black Friday -, foram registadas no Portal da Queixa 709 reclamações relativas à Black Friday, um aumento de 70% face ao período homólogo, onde se verificaram 416 reclamações.

Nesta Black Friday, entre os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores através do Portal da Queixa, estão problemas relacionados com burlas (29%), dificuldades na entrega do produto (26%) e falhas no apoio ao cliente e pós-venda (25%).

O maior volume de reclamações registado pelos consumidores está relacionado com a categoria Informática, Tecnologia e Som, a gerar 50% das queixas dos consumidores portugueses. A segunda categoria mais reclamada foi Compras, Moda e Joalharia, ao reunir 37% das reclamações. Segue-se o setor do Desporto, Ginásios e Clubes, com 8% das queixas e a categoria Internet, Sites e Negócios, acumulou 3% das queixas relacionadas com a última Black Friday.

Face a 2020, verificou-se um crescimento de 20% nas reclamações endereçadas à categoria Compras, Moda e Joalharia e um aumento de 10% na categoria Informática, Tecnologia e Som.

Alegadas falsas lojas online da Stradivarius geram maioria das queixas por burla

De acordo com os dados analisados, apurou-se que o número de queixas relativas a burlas registou um aumento substancial este ano, em consequência das alegadas falsas lojas online da marca de vestuário Stradivarius. No Portal da Queixa, esta marca regista mais de 73% das reclamações sinalizadas como alegadas burlas

Desde o início de novembro que o caso tem vindo a ser amplamente denunciado pelos consumidores através do Portal da Queixa: Também fui vítima do site da Stradivarius outlet. Tudo parecia fidedigno. Paguei com cartão de crédito uma quantia, mas na conta apareceu uma mais elevada. Diziam ser de taxas. Hoje, nem sequer o site aparece.”, reporta uma consumidora.

Outra consumidora - alegadamente lesada - descreve na sua reclamação: “Ontem fiz uma encomenda no valor de 51€ no site que me parecia ser da Stradivarius. Hoje ao ver a conta constatei que me tinha sido cobrado perto de 60€ e só nesse momento me apercebi que tinha sido enganada. O site em questão aparece em primeiro quando se faz a pesquisa por Stradivarius. Pelo que vi não fui a única a me enganar no site e a empresa nada está a fazer para ajudar os clientes lesados.

Também a subida do preço de venda dos produtos por ocasião da Black Friday continua a ser um clássico flagrante neste período de grandes descontos. Eis um dos casos denunciados por um consumidor: No dia 28 de outubro de 2021, o frigorífico Samsung RT50K6335S9 estava com preço base de 796,99€ e com uma campanha de 10%, ficando o equipamento com um valor final de 715,99€. Eis o meu espanto, quando hoje ao consultar o vosso site, o mesmo frigorífico tem um preço base de 954,99€ e com uma campanha de 18% de desconto ficando a 779,99€.”

Recorde-se que, segundo o inquérito “Estudo Black Friday 2021realizado pelo Portal da Queixa, 75% dos consumidores inquiridos consideraram que a Black Friday “já não faz sentido”, tendo em conta as campanhas promocionais efetuadas ao longo de todo o ano.

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | NOTÍCIA

Comentários(0)