Lojas online no Facebook e Instagram: são seguras?

Com o boom do e-commerce, as lojas online associadas ao Facebook e ao Instagram ganharam especial relevância. Mas será que são seguras? Isto é o que deves saber antes de comprar.

Lojas no facebook e instagram

As reclamações recebidas no Portal da Queixa não deixam dúvidas: há um problema com as lojas online do Facebook e do Instagram, que leva a centenas de consumidores ao engano. Muitas delas são falsas e existem com um único propósito: burlar quem compra. Quem compra só percebe depois, quando o produto não chega e a loja deixa de estar visível, porque foi apagada ou porque o perfil do comprador foi bloqueado.

A facilidade com que se cria uma loja online nestas plataformas leva a que os mais mal intencionados encontrem aqui uma forma fácil e rápida de burlar consumidores. Qualquer pessoa pode criar uma loja online, e é muito fácil um consumidor menos informado cair neste esquema.

Nesta linha, é importante ter atenção ao que se compra nestas plataformas. Será que comprar no Facebook e no Instagram é seguro? Neste campo de facilidades, é preciso antecipar situações e prever riscos. Se pretendes fazer uma compra, atenção a isto.

Comprar no Facebook e no Instagram: o que saber

É como em tudo: mais vale prevenir do que remediar. E sendo estas plataformas livres de acesso a qualquer marca, todo o cuidado é pouco. Há as que realmente são autenticadas e vendem realmente produtos através do Facebook e do Instagram. Mas também existe quem veja neste novo meio de venda online, a oportunidade de burlar e enganar consumidores. Antes de comprar alguma coisa numa loja online nestas duas redes sociais, responde a estas questões:

A loja tem endereço físico ou contacto?

Além do site próprio, dá preferência a lojas que também tenham um local físico, número de contacto. Se é fácil abrir uma loja online nestas plataformas, é ainda mais fácil encerrá-la. Em caso de dúvida, liga primeiro para o contacto disponibilizado ou contacta a loja por email, para perceber se a mesma é real e se o seu serviço de atenção ao cliente é satisfatório.

Fornece a opção de pagamento seguro?

Sempre que possível, opta por formas de pagamento seguras. Multibanco ou pagamento à cobrança são sempre métodos mais seguros, ainda que este último seja cada vez menos disponibilizado nos métodos de pagamento disponíveis. Certifica-te sempre que recebes um comprovativo da encomenda, com a descrição do produto, valor, endereço da marca/vendedor e qual o prazo de entrega.

Disponibiliza a política de devolução?

Qualquer loja online tem o dever de disponibilizar a sua política de devolução, uma vez que, enquanto consumidor, tens sempre direito ao arrependimento. Caso a loja não tenha disponível quais os termos de devolução, não efetues a compra antes de ter acesso a informação por parte da marca. De referir que um documento enviado não vale, esta tem mesmo de estar visível para ser consultada por todos os clientes.

As reviews e os seguidores da loja são reais?

Muitas lojas online disponibilizam reviews e têm muitos seguidores no seu perfil, algo que nem sempre é fácil de detetar se é verdadeiro ou falso. No caso das reviews, é importante que o autor tenha uma fotografia real e se identifique, uma vez que gera mais credibilidade. Quanto aos seguidores, muitas lojas compram seguidores nas redes sociais tanto para ter mais força nestas plataformas, como para obterem algumas funcionalidades extra. Se a marca é pequena, mas tem um volume de seguidores equiparado a uma grande marca, é de desconfiar. Dá preferência a marcas que tenham seguidores à escala real da sua dimensão.

Se o não foi a primeira resposta a todas estas perguntas, talvez não seja uma boa opção comprares esse produto. Se tens dúvidas, procura mais informação sobre estas marcas no Portal da Queixa, para estares realmente consciente da tua decisão.

Problemas nas entregas na origem das reclamações

O Portal da Queixa já recebeu centenas de reclamações referentes a compras efetuadas em lojas online no Facebook e no Instagram, que revelaram ser fraude. As encomendas nunca chegaram, há extrema dificuldade de contacto com os vendedores e algumas lojas deixam mesmo de existir.

Maria Fernandes diz ter sido burlada através de uma compra feita no Instagram: “Fiz uma encomenda através da Internet instagran na pagina SONARCONLOS_PIES. Na qual fiz um pagamento de 190ers através da minha caixadireta. Tudo correu bem até ter feito o pagamento. Desde então nao consigo entrar na pagina ou seja me bloquearam pois entrei com a conta da minha filha e eles estao ativos.” 

“Paguei uma encomenda dia 08/03, nao recebi e nao me respondem... apagaram a página de Instagram!!!”, confirma Verónica Martim sobre a loja online MarilModas.

Estas situações também não passam despercebidas no Facebook. Entre falhas com as encomendas e burlas, são muitos os que denunciam diariamente sobre alegadas lojas online que depois encerram ou não dão qualquer resposta. “Fiz um pedido, paguei e depois desaparecem com o dinheiro e com a máquina. Cuidado com estes senhores.”, alerta Sara Pires sobre a Bodydash.

Atenção a isto!

Comprar online, sim, mas sempre de forma consciente. Além do que deves saber, tem muita atenção a isto antes de comprar o que quer que seja através do Facebook ou do Instagram.

Muita pesquisa. Pesquisa o mais possível sobre a marca. No Portal da Queixa, encontras informação útil e real sobre as marcas, qual a experiência dos consumidores e qual é a performance da marca segundo os mesmos. Esta ajuda pode levar-te a evitar muitos problemas no futuro.

Dá preferência ao Instagram Shop. O Instagram Shop é direcionado a contas comerciais e permite colocar o preço e link direto à loja na própria publicação. O processo de validação do Instagram Shop de uma marca está sujeito a vários critérios rigorosos, entre eles a vinculação a um site credível e seguro, algo que traz alguma segurança ao consumidor. Ainda assim, pesquisa sempre mais sobre a marca antes de comprar. 

Produtos muito baratos é de desconfiar! Podem nunca chegar, podem não corresponder à realidade, podem ser falsos ou contrafação. Tem atenção a isto!

Muita pressão por parte do vendedor? Não compres! Se existir pressão por parte do vendedor em realizares a compra pode significar burla. Nenhuma loja online credível e segura pressiona os seus clientes a comprar algo. Como nas lojas físicas, só compras se assim o entenderes.

Caso tenhas sido burlada ou estejas com dúvidas sobre determinada compra, faz valer os teus direitos. Podes saber o que fazer quando és vítima de fraude aqui. Em caso de dúvida, denuncia sempre em plataformas como o Portal da Queixa. Mais vale investigar ao máximo, do que confiar logo à partida.


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.