Motor 1.2L PureTech: de que se queixam os consumidores?

O caso foi mencionado no Portal da Queixa e continua a dar que falar em França. Ao RéclameICI chegaram também várias reclamações sobre o tema. Tens um carro com motor 1.2L PureTech? Os consumidores estão a queixar-se!

O motor Peugeot PureTech 1.2L de 3 cilindros com 130hp é usado em vários modelos da Peugeot, Opel, Citroën e DS. Quando saiu para o mercado em 2016, foi uma surpresa para muitos, que se perguntaram como a Peugeot foi capaz de fazer um motor tão pequeno e com uma cilindrada de 130h, sem que este estragasse. Este chegou a ganhar alguns “prémios de motor do ano”.

No entanto, com o passar dos anos, os problemas começaram a surgir, gerando algumas dúvidas sobre a qualidade do 1.2L PureTech, desde logo pela queixa de que a correia de distribuição parece estalar e causar uma série de outros problemas ao carro. Além disso, parece que o 1.2L PureTech é propenso a consumir mais óleo do motor, o que leva a uma mudança de óleo com maior frequência e já revelou ter alguns problemas no controle do motor, que faz com que o carro perca potência.
 

De que reclamam os consumidores?

No Portal da Queixa, temos relatos de consumidores que se queixam sobre a qualidade dos motores 1.2L PureTech.

“* tenho um carro, citroen C4 Cactus, com matrícula de 2019 e com 57 mil km;

* O carro deu-me dois erros esta semana: falha no motor, defeito na pressão do óleo.

* Após ser analisado por mecânico da marca, informa que o problema é da correia de distribuição.

*A correia de distribuição, conforme recomendação da marca, tem de ser substituída ao final de 6 anos ou 100 mil km;”, diz Ana Baião.

 

“Somos proprietários de um Citroen C3 1.2 Pure Tech de Junho/2019. Em Agosto de 2022 sentimos diferença no desenvolvimento do veiculo pelo que solicitamos ajuda ao nosso mecânico particular (uma vez que já não tinha garantia e seguramente qualquer intervenção ficaria muita mais barata que na marca). Após análise e com ajuda personalizada, chegou-se à conclusão que seria problema na correia de distribuição (um veiculo com 60000Km!). Foi realizada a substituição da referida correia e após isto o carro ficou a consumir óleo, sendo que de X em X tempo surgia um aviso a dizer para verificar o nível do óleo e tínhamos de acrescentar (+/- 1 litro por mês!).” – Clementina Almeida
 

“Comprei um Citroen C4 Cactus 1.2 puretech 82cv (motor partilhado com a peugeut) em 2015 na Filinto Mota da Circunvalação.

Revisões efectuadas sempre na marca ou oficinas autorizadas.

Actualmente com 90.000km está a consumir 1l de oleo aos 1000k. Fui à Filinto Mota e disseram-me que tinha que trocar o motor (!?) por +- 5000% com alguns descontos.

Deram-me indicação que é um problema recorrente, e na mesma altura, encontrava-se lá umav istura com o mesmo motor e mesmo problema. Perguntei então se era defeito de fabrico ou erro de desenho do motor, e o mecanico não respondeu (talvez porque nao podia).” – Bruno Silva

O caso tem também dado que falar em França. Ao RéclameICI continuam a chegar reclamações sobre os motores 1.2 PureTech. Em ambos os países, as queixas prendem-se sobretudo com consumo de óleo e correia de distribuição.
 

Motor 1.2 PureTech: O que ter em conta

Correia de distribuição: No caso do 1.2l PureTech importa saber que a corrente de distribuição pode ser bastante oleosa e deteriorar-se mais rapudamente. Isto significa que os intervalos de substituição podem ser mais pequenos.

Consumo de óleo: É uma das maiores queixas relativas a este motor. O consumo elevado de óleo pode dever-se a duas coisas: separador de óleo com defeito, que pode provocar o acendimento da luz de falta de óleo sem ser necessário ou fugas pouco comuns, mas que podem acontecer.

Módulo de controle do motor: O 1.2L PureTech pode apresentar alguns problemas de software, na sua maioria ligados ao módulo de controle do motor do carro.

Eficiência: Ao ser pequeno (3 cilindros, mas com 1.2 litros de deslocamento), considera-se que é um bom motor para viagens diárias. Tem uma boa potência, sem gastar muito combustível.
 

Pesquisa antes de qualquer decisão

Comprar um carro requer muita pesquisa e tempo para analisar todos os fatores antes de tomar uma decisão. No Portal da Queixa, podes comparar marcas e consultar os níveis de satisfação dos consumidores na categoria “Automóveis – Marcas”.

É importante escolheres o carro que gostes, mas na balança, tudo deve pesar. Desde as especificidades do motor e do próprio carro ao serviço de apoio ao cliente prestado pela marca, uma vez que este é também fundamental caso seja necessário.


Comentários(1)

Ver perfil de André Ramos

André Ramos

este problema também acontece com o novo 208 lançado em 2024 (o que tem as "3 garras" em vez dos "dentes" na parte frontal)? obrigado

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.