Queixas contra a CP ‘aceleram’ 66% este ano

Entre janeiro e novembro, chegaram ao Portal da Queixa perto de 300 reclamações, uma subida de 66% em comparação com o período homólogo de 2021.

Atrasos e supressões de comboios, falta de informação, problemas com compra de bilhetes e más condições são os principais motivos de reclamação dos consumidores contra a CP – Comboios de Portugal. Entre janeiro e novembro, chegaram ao Portal da Queixa perto de 300 reclamações, uma subida de 66% em comparação com o período homólogo de 2021.
 

Em dia de greve da CP, prevê-se que os constrangimentos causados adensem a insatisfação dos passageiros. No entanto, uma análise do Portal da Queixa à satisfação dos consumidores face ao serviço prestado pela empresa, revela que as reclamações são várias e que continuam a aumentar.

Desde o início do ano, os consumidores registaram 281 reclamações dirigidas à CP, o que significa um crescimento de 66% do número de queixas, em relação ao período homólogo de 2021, onde os portugueses apresentaram apenas 169 queixas.


Os dados analisados indicam que entre os principais motivos de reclamação estão: os atrasos nos comboios ou suprimidos, (41%); a falta de informação (24%); os problemas com a compra online de bilhetes (16%) e más condições (15%).
 

Segundo descreve Joana Ferreira na reclamação que registou no Portal da Queixa: “Após várias tentativas lá consegui chegar até ao fim do processo de comprar dos bilhetes, após efetuar o pagamento (o qual foi debitado da minha conta) dá erro e não tenho nem os bilhetes nem o dinheiro.”


O descontentamento com os comboios atrasados e suprimidos é um dos motivos reportados por Beatriz: “É inacreditável como não há um único dia que o comboio que vem do Barreiro para as Praias-Sado. A chegue a tempo e horas! Sempre cheio de atrasos e hoje (22/11/2022) o comboio das 12:56 acabou por ser suprimido passado 15min de estarmos à espera.”


Helena Leite denuncia as más condições: “É inaceitável que todos os dias na estação do Cais do Sodré (imagino que noutras se passe o mesmo...) nenhuma escada rolante funcione. A manutenção dos equipamentos é nula e não existe ninguém nas estações a quem se possa reclamar ou apresentar queixa.”


página da CP no Portal da Queixa traduz o nível de insatisfação dos consumidores perante o serviço, uma vez que, apresenta um Índice de Satisfação pontuado em 12.5 em 100 e, nos últimos 12 meses, a média da avaliação de satisfação dos utilizadores é de 1.3 em 5. A Taxa de Resposta da CP é de 7,1% e a Taxa de Solução de 7,4%. Indicadores estes que espelham a baixa performance da empresa na resposta e resolução aos problemas que lhe são reportados.


Os trabalhadores da CP cumprem esta quarta-feira, a par dos profissionais da Infraestruturas de Portugal, uma paralisação de 24 horas.

 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.