AIG Europe S.A. - Suc. em Portugal

AIG Portugal - Incumprimento do seguro contratado

Marta Valério
Marta Valério apresentou a reclamação
22 de novembro 2016

Em Março do corrente ano fiz um contrato com a seguradora AIG que cobriria acidentes e baixas Médicas. Fiz, nessa altura, o pagamento de meio ano. Em Junho, acionei o mesmo seguro, pois foi me passada uma baixa médica.
Nessa altura informaram me que, para acionar o mesmo seguro teria que comprovar a baixa com exames médicos e enviar, também, um certificado do médico assistente.
Ora, informei que a minha médica estaria de férias e que eu seria vista por um médico substituto que me iria apenas passar nova baixa médica, por indicação da minha medica de família.
Nesta altura, o médico substituto preencheu o tal certificado da AIG e com total desconhecimento do caso, colocou na data provável de início dos sintomas, Janeiro. Colocou ainda que a baixa atual não estava ligada a esses sintomas, pois as causas ainda estariam por averiguar.
Quando enviei este certificado enviei também um rx com data de final de Abril que eram, na altura os únicos exames que tinha.
Imediatamente me enviaram um email a dizer que nao pagariam a baixa, pois, a mesma estava associada a uma doença pré existente.
Ora, visto isto não ser, de todo, verdade, pedi à minha médica assistente que escrevesse um relatório a informar, detalhadamente os pormenores desta baixa, uma vez ser ela a médica que me estaria a acompanhar.
A minha médica escreveu um relatório a referir que os meus primeiros sintomas teriam tido início no final de Maio e que que a primeira crise aguda teria sido em Junho! Referiu ainda que eu estaria a aguardar consulta de reumatologia e posteriores exames mais específicos para averiguar exatamente qual seria o motivo da mesma crise.
Este relatório não foi suficiente e continuamente me pediram mais relatórios, exames e informações.
Tive consulta de reumatologia, pela primeira vez na vida em Julho ( num hospital particular) e só nessa data fiz exames mais específicos.
A companhia continuou, com imenso tempo de espera entre cada email, a pedir mais informações.
Informei, inclusivamente, que aguardava ser chamada pela unidade de reumatologia do hospital público.
Em Outubro fui, finalmente chamada por essa unidade específica de saúde e após fazer novas análises foi me dito que a crise que tive em Junho teve origem no desenvolvimento de uma hormona em excesso, hormona essa que estaria já a desenvolver se de forma normal e que, por isso, a minha situação clínica estaria estável.
Nessa data eu já estaria até a exercer a minha profissão normalmente.
O último email que enviei foi dia 10 de Outubro e desde então não obtive qualquer resposta por parte da companhia.
Mais informo que não recebi nem um dia da baixa que apresentei à companhia de seguros que contratei e paguei.
Informo ainda que a acusação de doença pré existente é muito grave e tem implicações a vários níveis, não só porque a companhia não pode fazer tal acusação sem provas da mesma, mas também porque a mesma não é verdade e implica que eu fique impossibilitada até de fazer um outro seguro numa companhia com serviços semelhantes porque, aí sim, eu estaria a fazer um seguro com uma doença prévia! Em nenhum momento eu menti ou omiti qualquer histórico médico à AIG Portugal. Não fiz falsas declarações no momento da celebração do contrato do seguro e o mesmo é facilmente comprovado pelo facto de, até Junho eu não ter tido, nunca, uma baixa médica em 17 anos de trabalho. Não ter tido, nunca, consulta de reumatologia ou qualquer outra consulta médica de especialidade há exceção de ginecologia para consultas anuais de rotina. Também, pelo facto de não ter tido qualquer consulta médica em Janeiro, pelo que essa não poderia ser a data de início dos sintomas que me levariam a ter baixa só em Junho!
Sinto me lesada, financeiramente e moralmente!

Data de ocorrência: 22 de novembro 2016
Marta Valério
Marta Valério avaliou a marca
15 de junho 2021

Péssima! Desonestidade ao mais alto nível.