Sites de Reservas de Alojamento
    Irlanda

Airbnb - Cancelamento de reserva covid-19

Maria Pereira apresentou a reclamação
12 de março 2020
Esta é a primeira vez que faço uma reclamação pública dado que sempre fui paciente e tolerante a eventuais erros mas desta vez não consigo ficar indiferente.
Eu e o meu namorado tínhamos uma viagem para a Áustria (Viena) no dia 13/03/2020 e voltaríamos desde Praga no dia 19/03/2020. Com o presente e infeliz surto de COVID-19, e sendo que o meu namorado vive em Lousada (segundo local mais infetado do país e o qual se apresenta em quarentena) decidimos cancelar as nossas férias. Começamos por cancelar os voos e as companhias foram exímias ao garantir o nosso dinheiro em crédito para uma próxima viagem! De seguida contacto a linha de apoio ao cliente do airbnb para explicar a minha situação e cancelar as duas reservas que tínhamos (uma em Viena, outra em Praga) e tentar obter algum reembolso pelas estadias, tal como indicam no seu próprio website e tal como já diversos jornais publicaram nos seus artigos (https://eco.sapo.pt/2020/03/11/airbnb-muda-politicas-de-reserva-devido-ao-coronavirus-deixa-de-cobrar-taxas-de-cancelamento/).
A pessoa que me atendeu foi super prestável e respondeu que sim, nos iriam ajudar e combinou que falaríamos através da aplicação. Na primeira mensagem, referiu que necessitava de um comprovativo de como eu e o meu namorado iríamos viajar juntos, eu enviei os bilhetes de avião que o comprovam. De seguida pediu algum documento que fizesse prova de que ele vivia em Lousada, a morada dele estava no bilhete de avião. E, finalmente, pediu-me um documento para comprovar que Lousada estaria em quarentena. Fui à plataforma da Direcção Regional de Saúde e recolhi o comunicado oficial, enviando-o de seguida. Uma vez que consegui comprovar tudo o que me pediam a resposta foi de que o comunicado não revelava que estávamos impedidos de viajar. Nesse comunicado, o último parágrafo refere-se precisamente ao tema "deslocações". Insistiu que não havia proibição de viajar, o que eu acho sinceramente inacreditável. Eu e o meu namorado não deveríamos, portanto, cancelar as nossas reservas porque não há motivo aparente para isso e, com a nossa viagem, favorecer a pandemia mundial. Das duas reservas efetuadas, foi-me devolvida a taxa de limpeza de uma delas (Viena).
O que mais me chateia? Primeiro, o Booking está a devolver 50% do valor das reservas aos seus clientes por saber que estes cancelamentos acontecem por uma questão excepcional e humanitária. Segundo, porque o mais provável é que os locais onde cancelei a minha reserva ainda vão a tempo de conseguir outros hóspedes (porque continuamos a assistir à inconsciência de população em manter as viagens) e portanto no final eles é que ainda ficaram a ganhar com a nossa aparente quarentena!
Achei péssimo e de uma falta de noção indescritível, ainda para mais quando juntos já fizemos dezenas de reservas nesta plataforma e somos clientes habituais.
Pretendo que o airbnb reveja a minha situação e assuma as medidas necessárias e a meu ver obrigatórias.

Data de ocorrência: 12 de março 2020
Maria Pereira avaliou a marca
20 de março 2020

Tomaram a decisão mais acertada e devolveram o dinheiro das minhas reservas. Muito obrigada!