Sites de Reservas de Alojamento
    Irlanda

Airbnb - Cancelamento em cima da hora

Cristina Silva apresentou a reclamação
2 de julho 2019

Em abril deste ano reservei um apartamento através desta plataforma, em Paris para a semana de 17 a 24 de junho.
Reserva confirmada, pagamento efetuado em duas vezes, o último dos quais no início de junho.
Com tudo pago e confirmado, viagens de avião marcadas, cartões de embarque emitidos, entradas para a Disney compradas, eis que recebo um mail DOIS dias antes da viagem a informar que infelizmente o anfitrião cancelou.
A dois dias da viagem, num sábado, recebo um simples mail a lamentar mas que já não tenho onde ficar com a minha família: 4 pessoas, incluindo uma criança!
A Airbnb informa-me que sabe que é difícil, que vão fazer a devolução do dinheiro dentro de 15 dias (!!!) e que até oferecem um vale de 10% a descontar numa próxima reserva na plataforma com um prazo de 30 dias, em valores superiores a 600 euros.
Que maravilha. Não temos o dinheiro, não temos onde dormir e provavelmente não conseguimos reservar mais nada. E a viagem é na segunda feira...
Posto isto, tentámos reservar outro alojamento fora desta plataforma, obviamente, as as opções rondavam todas 5 ou 6 vezes mais o valor que tínhamos pago e que nem sequer ainda tínhamos reavido.
Para meu espanto, este anfitrião ainda continua ativo na plataforma!
A Airbnb não protege os clientes, de forma nenhuma. Não voltarei a utilizar a Airbnb seja em que condições for. E não aconselho a ninguém. Tentarei efetuar reclamação nas entidades competentes porque esta situação não é minimamente aceitável.

Data de ocorrência: 2 de julho 2019
Airbnb
9 de julho 2019
Olá Cristina,

Obrigado por entrar em contato conosco através do Portal da Queixa. Ao final do seu atendimento, não desative sua reclamação, avalie o atendimento da sua solicitação. Sua nota ajuda-nos a entender como você se sentiu com o atendimento e a melhorar com os futuros contatos.

Enviei a sua solicitação para nossa equipe de ajuda e a comunicação será feita pelo e-mail em sua conta do Airbnb para sua privacidade. Um agente entrará em contato com você em breve com o caso número 61880887.

Lembre-se de direcionar todas as suas questões ao email que será enviado pela nossa equipe para que eles possam te ajudar prontamente.

Os cancelamentos são uma situação bastante constrangedora sendo o anfitrião o responsável por esta ação com penalidades acrescidas incluindo pecuniárias. Dado que muitos anfitriões são novos na comunidade e por vezes não sabem como funciona a plataforma, eu sugiro enviar mensagens para sanar qualquer dúvida que tenha antes de realizar o pagamento ou enviar um pedido de reserva. Também é aconselhável reservar com Super Anfitriões, devido estes terem experiência aliada as bons comentários. Nunca pague qualquer valor "por fora" se for solicitado. Vejo que a Cristina preferiu solicitar o reembolso em vez de usar o valor + credito (inclusive podiamos ter aumentado este) para buscar outra acomodação e que a Cristina não solicitou a nossa ajuda para o processo de rebooking.

Obrigado!

Equipe de Ajuda do Portal da Queixa
Telefone: +351 30 880 3888 ou 0800 878 7918
Página de ajuda: https://www.airbnb.com/help
9 de julho 2019
Equipa da Airbnb,
Agradeço que me informem qual foi efetivamente a penalização aplicada ao anfitrião em causa, por ter cancelado 2 dias antes da viagem. É que o mesmo continua ativo na vossa plataforma e eu nem sequer posso deixar qualquer comentário a avisar potenciais clientes, pois não me é permitido!
Não pretendo que me respondam com frases feitas, constantes de um manual, mas sim com situações concretas.
Não se tratou de um anfitrião recente, não fiz qualquer pagamento "por fora" e enviei mensagem, como tal, tudo aquilo que sugerem que tivesse feito, foi feito e ainda assim não evitou o cancelamento em cima da hora.
Como calculam, reservar com 2 dias de antecedência um apartamento em Paris, é praticamente impossível, e pediram-me preços inacreditáveis.
A razão pela qual não pedi a vossa ajuda para reebooking é simples: essa ajuda não esteve disponível, as vossas poucas sugestões de alojamento em alternativa nem sequer eram para 4 pessoas, eram apenas estúdios com 1 cama só. Volto a repetir: nós eramos 4 pessoas!! Vocês não tiveram o cuidado de procurar alternativas que dessem para a minha alojar a minha família.
Não usei o vosso desconto porque simplesmente não encontrei na vossa plataforma qualquer alternativa onde o pudesse utilizar. Por outro lado, nada me garantia que não voltaria a ficar sem sítio para dormir no próprio dia da viagem.
E volto a salientar que o pagamento já tinha sido todo efetuado há bastante tempo, e a Airbnb informou-me que apenas poderia devolver o dinheiro pago dentro do prazo de 15 dias, pelo menos.
Depois do que aconteceu, não confio minimamente na Airbnb para encontrar alojamento seja onde for.
A vossa resposta à minha reclamação sugere que eu não vos pedi ajuda. Não é verdade. A Airbnb é completamente incompetente no que diz respeito a resolver problemas deste tipo. Os clientes ficam completamente desprotegidos na vossa plataforma.
Esta vossa resposta não foi minimamente satisfatória para mim e não vou fechar a reclamação. Vou seguir com a mesma para outras instâncias.
Cristina Silva avaliou a marca
17 de dezembro 2020

Nunca mais faço qualquer reserva na Airbnb.