Sites de Reservas de Alojamento
    Irlanda

Airbnb - Fatura sem dados de identificação fiscal

Maria Rodrigues apresentou a reclamação
22 de agosto 2022
O recibo emitido pela Airbnb não possui dados fiscais. O Hotel informou que quem terá de emitir a fatura é a Airbnb porque foi a entidade que recebeu o pagamento.
Inaceitávelmente fui informada pela Airbnb de que não poderia adicionar o NIF porque se trata de uma reserva passada o que para além de ilegal é inadmissível.
O alojamento bem como o IVA do serviço foi cobrado.
Data de ocorrência: 22 de agosto 2022
Airbnb
24 de agosto 2022
Olá Maria,

Muito obrigado por entrar em contato conosco através do Portal da Queixa. Verifiquei que você entrou em contato com a nossa equipe de ajuda e fico feliz por saber que podemos ajudá-la.

Como o agente explicou, o seu NIB poderá ser associado na sua conta. Como a reserva é passada, somente poderá associar dados de negócio no seu recibo. O Airbnb é o link entre o utilizador e o provedor do serviço, neste sentido o AIrbnb somente formatará a taxa de serviço ao hóspede. A factura relativa ao serviço prestado pelo anfitrião, deverá ser forncedida por este.

Agradeço o seu feedback, será importante para o AIrbnb em https://www.airbnb.com/help/feedback

Se precisar de mais ajuda, ligue pra gente!

Equipa de Ajuda do Portal da Queixa
Telefone: +351 30 880 3888 ou 0800 878 7918
Página de ajuda: https://www.airbnb.com/help
24 de agosto 2022
Nesta data enviei a V/ resposta para Editory Hotels Troia, para o email "reservas.troia@editoryhotels.pt", no caso o Anfitrião.

A emissão de fatura/recibo em Portugal é obrigatória nos termos da legislação tributária.
Esta resposta tem um anexo privado
25 de agosto 2022
Anexo resposta do Editory Apartamentos

Ambas as entidades - Airbnb e Troia Residence The Editory - entendem não ter de emitir a devida fatura. O pagamento foi efetuado à Airbnb.

Pretendo a emissão da fatura para o NIF - 205010261
22 de setembro 2022
Esta questão foi apresentada à Autoridade Tributária e continuamos a aguardar a fatura devida que não foi emitida por nenhuma das entidades envolvidas.
Airbnb
30 de outubro 2022
Olá Maria,

Esta mensagem é para confirmar que seu caso foi respondido no Airbnb e foi tratado diretamente por email ou telefone no nosso sistema. Para a maior segurança dos nossos usuários e proteção das suas informações, toda a comunicação é feita diretamente com você e não no Portal da queixa.

Se precisar de ajuda para um novo caso, entre em contato conosco pelos canais de atendimento abaixo.

Obrigado!

Equipe de Ajuda do Airbnb Portugal