ANA Aeroportos de Portugal

ANA Aeroportos de Portugal - Atendimento de pessoas com necessidades especiais

Filomena Pinheiro
Filomena Pinheiro apresentou a reclamação
30 de agosto 2019
Marquei para um familiar doente e com dificuldades de locomoção voo para o AF1125 de 28-08-2019 às 5:40 , para ele mulher e netos. Na reserva de Voo efetuei pedido de cadeira de rodas. Efetuei o checkin informaticamente e às 4:00h fui deixar os meus familiares no aeroporto, questionando vários funcionários, inclusive o que estava junto das cadeira de rodas, indicando que tinha efetuado uma reserva para um voo em que tinha solicitado uma cadeira de rodas, as indicações recebidas é que teria que aguardar até o balcão 89 estar aberto e que só abria às 5:00h.
Deixei os meus familiares sentados e com indicação de que teriam que antes das 5 estar junto do balcão indicado.
Após esta situação a esposa do meu familiar foi questionar novamente a indicar que o voo era às 5:40 e voltaram a indicar que teria de esperar. Às 4:50 ela deslocou-se para junto do balcão 89 e ficou a aguardar a abertura, este só abriu às 5h20 e quando esta foi atendiada indicaram logo que já não ia conseguir apanhar o voo e que teria que se delocar para outro local para solicitar a cadeira de rodas, dai andou de local em local, com o meu familiar que tem dificuldade em andar, faz dialise, tem pouca visão e uma bolsa pós-colostomia, isto tudo sem cadeira de rodas, até que acabou por chegar tarde à porta de embarque e o avião já estava com as portas fechadas. Esta situação aconteceu na presença dos netos do meu familiar que têm 5 e 8 anos. Após toda esta situação a esposa do meu familiar começou a chorar por o meu irmão estava muito cansado e tinham perdido o voo, então ai foram buscar uma cadeira de rodas e foram a vários balcões para ver se havia outros voos, no entanto os voos apresentados eram muito caros, cerca de 600€ por pessoa(eram 4) e tinham escala, situação que o meu familiar não podia suportar em termos financeiros e em termos de saude uma vez que teria que fazer a dialise no dia seguinte às 7h da manhã. Depois disto tudo deram-lhe o telefone da Air France e disseram para ligar para lá. O meu faimiliar teve que regressar a casa de taxi, e estava com um cansaço extremo que ainda não recuperou. foi necessário contatar a empresa da Dialise em Portugal para voltar a fazer no dia seguinte e a de França para poder cancelar. Contatei a Air France via telefónica e o que indicaram é que só poderiam substituir os voos sem custos com indicação de que o Aeroporto de Lisboa não tinha tratado convenientemente da situação apresentada, isto é dar indicação correta sobre a cadeira de rodas e em tempo util para apanhar o avião. Toda esta situação levou a que o meu familiar tivesse que comprar novos voos, suportados por si de forma a que fosse possivel fazer as diálises de acordo com as indicações médicas. Esse valor importou em mais 1116,0€ e novos bilhetes para dia 01-09-2019 com consequências más para o seu quadro clinico já de si nada bom, piorando o seu estado fisico e psicológico.
Data de ocorrência: 30 de agosto 2019