Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - Multa indevida

Maria José Marinho Silvestre da Sila
Maria Sila apresentou a reclamação
6 de dezembro 2018
Venho por este meio apresentar a minha defesa perante uma multa que me foi atribuída hoje dia 06/12/2018 pelos fiscais, sr. Diogo e sr. Ricardo do IMT i.p.. Quando viajava num autocarro da Gondomarense na linha andante nº 55 com o meu passe validado com a minha foto e o talão de pagamento das 4 zonas (C1-C2-C6-C9) que utilizo, quando sou abordada em São Caetano pelos mesmos. Apresentei o meu passe como solicitado, onde me disseram que estava com um passe inválido porque esse mesmo autocarro sai da zona que eu estou legal e muda para a C8 e volta a uma das zonas que eu tenho onde sempre viajei em transportes públicos entre Porto - Rio Tinto e Rio Tinto-Porto, seja de comboio ou metro ou linha andante. Expliquei a situação ao fiscal e este, como é óbvio não procurou compreender a situação e passou-me a multa de qualquer forma! Desconhecia completamente que neste trajecto existe outra zona pelo meio. Na loja andante quando carreguei o passe das zonas e meios de transportes que utilizo a mais de 1 ano não me foi informado desta situação. Nunca desfraldei ninguém e muito menos os transportes públicos porque quem apresenta um passe legal de 4 zonas no valor de €48,05, se soubesse desta situação obviamente teria mais uma zona ou então não utilizaria este meio de transporte. Foi passado uma multa por INFRACÇÃO GRAVE. Compreendo a necessidade de fiscalizar os transportes público como acho muito bem que façam! Mas é indecente a forma como passam multas a qualquer custo e da forma como fui tratada, foi muito claro entender que estas são as suas ordens!
Data de ocorrência: 6 de dezembro 2018
Andante
Exma. Sra. D. Maria José Marinho Silvestre da Silva,

Agradecemos a exposição apresentada por V. Exa, registada internamente com número 76650, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma informamos V. Exa. que o Tarifário Andante, permite circular no Metro, Autocarros STCP, CP (entre Valongo e Espinho - Espinho e Trofa) e Operadores Privados que tenham aderido à Intermodalidade.

A nível mensal são colocadas as zonas na assinatura de acordo com o percurso efetuado diariamente.

Mais informamos que conforme consta no Site da Linhandante a linha 55 do operador da Gondomarense contempla as zonas (zonas C1 C6 C8 C9 ).

Nesse sentido tendo a assinatura de V. Exa. as zonas compreendidas C1 C2 C6 e C9 para o percurso na linha 55 do operador Gondomarense será necessário ter igualmente a Zona C8.

Informo ainda que pode ter acesso às linhas e operadores com as respetivas zonas no site * PROIBIDO *://www.linhandante.com/linhas.asp.

Relativamente ao auto de noticia informamos que uma vez que não se enquadra no âmbito das nossas competências, a exposição foi encaminhada para o operador da empresa Gondomarense que se pronunciará em devido tempo.

Colocamo-nos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional, entre as 08:00 e as 19:00 de Segunda a Sexta e ao Sábado das 09:00 às 13:00, através do número 808 200 444 e 226 158 151 ou cliente@linhandante.com.

Linhandante
Esta resposta tem um anexo privado
Maria Sila
Exmos. (as) Srs.(as)
Referente á reclamação nº 76650 acrescento que quando carreguei o passe conforme anteriormente falei á 1 ano atrás na loja andante do Hospital do São João no Porto e depois de falar o trajecto que iria utilizar ao funcionário não me informaram que precisava de mais uma zona C8 pelo meio. Volto a anexar o auto dos fiscais que não foram o mínimo compreensíveis visto ter um passe carregado e com o comprovativo junto e ainda considerarem uma infracção grave.
Esta resposta tem um anexo privado
Andante
Exma. Sra. D. Maria José Marinho Silvestre da Silva,

Agradecemos o seu novo e-mail registado internamente com número 76650, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente ao mesmo e conforme já indicado o auto de noticia não se enquadra no âmbito das nossas competências, pelo que a exposição foi encaminhada para o operador da Gondomarense que se pronunciará em devido tempo.

Lamentamos o transtorno causado e informamos que, conforme se encontra afixado em todas as lojas andante não nos responsabilizamos por reclamações posteriores, o cliente deve confirmar as zonas adquiridas, o mês carregado e o troco recebido.

Linhandante
Maria José Marinho Silvestre da Sila
Maria Sila avaliou a marca
14 de agosto 2019

Penso que alguns dos fiscais deveriam analisar um pouco mais as situações e não serem tão brutos na forma como falam com os utilizadores dos transportes. Como quero ser tratado devo tratar os outros.