Transportes Intermodais do Porto, A.C.E.

Andante - "recusa de atendimento antes do horário de expediente terminar"

Ricardo Silva
Ricardo Silva apresentou a reclamação
4 de outubro 2019
É lamentável verificar que os vossos serviços encerram pelas 18h e tenho vindo a deparar-me, desde o dia 30/9/2019 que isso não se verifica. No dia 30/9/2019 e 1/10/2019, pelas 17h30; dia 2/10/2019, pelas 15h45, na estação de S. Bento e às 16h15, na estação de Ermesinde fui impedido, pelos seguranças, de permanecer na fila, de forma a poder renovar o passe de assinatura de estudante, visto existir um fluxo enorme de pessoas e os serviços não darem resposta. Para conseguir a renovação referente a este passe, foi necessário chegar mais tarde ao trabalho, no dia 3/10/2019, e permanecer na estação de Ermesinde às 7h30 e ser atendido após as 9h30, pois, quando cheguei, havia mais de 30 pessoas à minha frente. Quando os serviços abriram às 8h, apenas existia um funcionário no atendimento. Como os serviços "andante" não dão resposta em tempo útil aos seus clientes, fui obrigado a pagar viagens "extra" até conseguir renovar o passe.
Porque não reforçam o número de balcões para atendimento no início do mês ou alargam o horário de funcionamento nesta altura?
Porque não prolongam, até ao fim do outubro, a entrega do comprovativo escolar para o passe de estudante?
Com os melhores cumprimentos
Data de ocorrência: 4 de outubro 2019
Andante
10 de outubro 2019
Exmo. Sr. Ricardo Silva,

Agradecemos a sua exposição rececionada na Linhandante com número interno 84792, que mereceu a nossa melhor atenção e à qual passamos a responder.

Relativamente à mesma, lamentamos o transtorno causado e informamos que, apesar de todo o reforço planeado e efetuado nas Lojas Andante, nem sempre é possível diminuir as filas de espera como seria desejável, sobretudo em período de início/final de mês, devido à maior afluência de clientes a estes estabelecimentos, o que conduz naturalmente a um maior período de espera para atendimento. Nestes momentos, o TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE reforça sempre o número de agentes de venda, com o objetivo de manter o máximo de postos em funcionamento e, desta forma, diminuir as filas de espera.

Esclarecemos, ainda que, aliado à habitual afluência no período suprarreferido, o aproximar do início de um novo ano letivo e a novidade da assinatura Sub13 gratuita para crianças, está a causar um aumento excecional de clientes nas Lojas Andante, o que conduz a maiores constrangimentos na capacidade de atendimento dos nossos estabelecimentos.

No que concerne ao atendimento nas Lojas Andante, o mesmo é efetuado por ordem de chegada, de acordo com a categoria do ticket de vez que o cliente retira no respetivo dispensador – Atendimento Geral, Informações ou Prioritário –, existindo uma tolerância de 3 números que, se ultrapassada, obriga à retirada de nova senha. Mais informamos que, o atendimento prioritário é respeitado desde que haja distribuição de senhas de atendimento e de acordo com o descrito no Decreto-Lei nº 58 /2016 de 29 de dezembro:
o Pessoas com deficiência ou incapacidade, em grau igual ou superior a 60%, reconhecido por atestado multiusos;
o Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, desde que apresentem evidente alteração ou limitação das funções físicas ou mentais;
o Grávidas;
o Pessoas acompanhadas por crianças de colo até aos 2 anos de idade.

Tal como outras instituições, as Lojas Andante deixam de disponibilizar senhas de atendimento quando o volume de clientes já munidos das mesmas origina o atendimento para além da hora de encerramento da loja. O sistema tira-vez é uma aplicação informática que, com base no número de clientes em espera, tempo médio de atendimento e aproximação da hora de encerramento da loja, cessa automaticamente o fornecimento de senhas.

Para qualquer esclarecimento adicional, colocamo-nos ao seu dispor, entre as 08:00 e as 19:00 de segunda a sexta e as 09:00 e as 13:00 ao sábado, através dos números de telefone 808 200 444 e 226 158 151 ou através do e-mail cliente@linhandante.com.

Linhandante