Comércio de Materiais de Construção e Decoração, S. A

Anlorbel - Reclamação / atendimento

João Carlos Teixeira dos Santos
João Santos apresentou a reclamação
21 de dezembro 2020
Estou a fazer uma obra em minha casa e no dia 20 de Novembro pedi um orçamento para um resguardo de poliban de 80X80 uma senhora entregou-me um orçamento que dei ao empreiteiro, o material foi encomendado. No dia 15 de Dezembro procedi ao levantamento do material, e, quando fui instalar o resguardo (19 de Dezembro), verifiquei que havia um erro e não servia no meu poliban. O erro foi criado pela senhora que fez o orçamento, visto que fez um orçamento para um polibam de 70X70. Hoje fui reclamar, e, naturalmente as caixas estavam abertas, a senhora que me atendeu, disse-me logo não aceitamos reclamações com as caixas abertas, a mesma senhora mandou-me ir falar com a ROCA (não fiz nenhum negócio coma ROCA)!
Além disso disse-me, que eu, devia ter visto na referência do orçamento que a medida não era a indicada e que não estava corrente, ou seja, simplesmente passou a responsabilidade toda para mim, que sou um leigo na matéria, afinal para que é que fui ter com especialistas!
O site destes senhores diz MISSÃO - Estar presente, acompanhar, servir clientes e gerações!
VALORES - Acreditamos em parcerias, privilegiamos a transparência e valorizamos relações!
SERVIÇOS - De forma simples e eficiente, a Anlorbel deseja que todos os seus clientes se sintam acompanhados ao longo do processo, sabendo que a Anlorbel estará sempre lá para eles."

Muito gostaria de acreditar em tudo o que está escrito no site desta empresa, mas assim dificilmente.

Em face do exposto e caso a reclamação não seja resolvida, a contendo de todos, serei forçado a não recomendar esta empresa, no entanto se a reclamação for resolvida com satisfação para todos, eu, próprio, venho aqui expor e agradecer.
Data de ocorrência: 21 de dezembro 2020
Anlorbel
22 de dezembro 2020
Exmo. Senhor,

Muito boa tarde.

É com alguma admiração que lemos as palavras que nos escreveu.

Após averiguação interna junto de todos os intervenientes, concluímos o seguinte:

-O resguardo orçamentado no dia 20/11/2020 (nosso orçamento interno nº: 13206) está de acordo o que foi pelo Senhor João Carlos Santos solicitado nesse mesmo dia, um resguardo de duche para uma base de 70cm x 70cm;

-O orçamento em nome de João Carlos Santos, foi aprovado pele Senhor João Carlos Santos;

-O orçamento passou para o nome do nosso cliente Brema e a 23/11/2020 passa para encomenda (nossa encomenda nº 17886);

Ontem, dia 21/12/2020 da parte da manhã, o Senhor João Carlos Santos contactou a Anlorbel solicitando o reenvio do orçamento realizado no dia 20/11/2020.

Uma vez que no Apoio ao Cliente, não lhes foi possível identificar em sistema o referido orçamento, a comercial Alice Carla (responsável pela elaboração do orçamento no dia 20/11/2020) a pedido do Apoio ao Cliente, entrou em contacto consigo telefonicamente entre as 10h e as 11h da manhã.

-O Senhor João Carlos Santos, solicita novamente junto da comercial o reenvio desse mesmo orçamento anteriormente feito e informa que afinal a base de duche não é de 70cm x 70cm, mas sim de 76cm x 76cm;

-O Senhor João Carlos Santos é informado de imediato pela comercial que o resguardo orçamentado a 20/11/2020, não é compatível com essa mesma medida de base;

-A comercial prontifica-se a retificar o orçamento para um resguardo de 80cm x 80cm;

-O Senhor João Carlos Santos informa a comercial de que não é necessária tal retificação, uma vez que quando formalizasse a encomenda, retificaria a medida;

-Às 10:51 do dia 21/12/2020 a comercial reenvia para o Senhor João Carlos Santos via email, conforme pretendido, o orçamento já realizado no dia 20/11/2020, ficando a aguardar ordem para a retificação do orçamento e posterior passar a encomenda;

É importante referir que ao contrário do que o Senhor João Carlos Santos indicou à comercial durante a chamada de ontem (21/12/2020), a encomenda do resguardo já tinha sido feita em nome da Brema no dia 23/11/2020.

A Anlorbel tem presente a sua Missão e por isso mesmo, é com orgulho que podemos afirmar ser uma referência mercado da venda de Materiais de Construção na Grande Lisboa, fruto de muito trabalho e profissionalismo. Mas sempre em constante aprendizagem e vontade de melhorar.

Transparência e frontalidade é não só, mas também o que os nossos clientes e parceiros podem esperar de nós. Acreditamos que podemos esperar o mesmo deles.

A Roca não aceita a devolução do material.
Este material não faz parte do stock da Anlorbel, tendo sido encomendado propositadamente para Senhor João Carlos Santos. Por isso, não nos é possível aceitar a devolução do material.

Aproveitamos para informar que dispomos não só de Livro de Reclamações Online, mas também de Livro de Elogios.

Obrigado.
João Santos
27 de janeiro 2021
Boa tarde Exmo. Sr. Diogo Alves,

Agradeço que releve a dilação da minha resposta, mas, devido à pandemia que nos afeta, infelizmente estive incontactável e sem acesso a meios eletrónicos que permitisse o envio da minha resposta, pelo facto de ter sido atacado pelo vírus Sars-Cov-2 (COVID-19), obrigado.

A sua resposta não acrescentou nada, absolutamente nada de novo ao processo, o que lamento! Em relação ao que reporta do dia 21, realmente as coisas passaram-se dessa forma, a única intenção subjacente ao meu pedido / conversa com a vossa colaboradora, foi apenas para despistar (visto que destrui o orçamento que me havia sido entregue fisicamente) um eventual erro meu ao transcrever o pedido para BREMA, o que muito bem poderia ter acontecido, e, nesse caso a responsabilidade seria inteiramente minha, o que realmente não aconteceu.

Por outro lado, o que a vossa colaboradora não acrescentou (e, estou convicto que não o terá feito por mal, mas, em sua / vossa defesa), é que no dia 20/11/2020 depois de eu lhe ter dito que o meu Poliban era de 80X80 ela não encontrava no catálogo a referência do resguardo, e, dirigiu-se ao de exposição para validar a informação e transcreveu para o orçamento a medida do que está ou estava em exposição, e, na minha opinião foi aqui que residiu o lamentável erro que nos levou a este ponto.

Compreendo que a ANLORBEL queira passar uma imagem de uma empresa em que os colaboradores nunca erram, e, a responsabilidade seja sempre do cliente, sinceramente outra coisa eu não esperava.

Agora que está exposto o meu ponto de vista, vou ser mais pragmático, no dia 21/12/2020 dirigi-me às vossas instalações cumprindo o que está definido por lei, (ver Código Civil, que remete para Lei n.º 47344, e, por força da Lei Geral de Proteção do Consumidor), enquanto consumidor, disponho de 14 dias para evocar a resolução de um negócio jurídico sem que tenha que alegar o quer que seja, (foi o que tentei fazer no dia 21-12-2020) e que a vossa colaboradora foi muito pragmática, e recusou-se a resolver um negócio, evocando que as caixas já estão abertas, motivo pelo qual não podemos aceitar a devolução, ora, aqui reside de imediato uma não observância da Lei, à qual V.Exas.(s) estão sujeitos, visto que a lei não prevê a vossa defesa neste argumento, mais uma vez, tentei por via da reclamação apresentada, resolver o negócio, o que V/Exa(s), ao invés de aceitarem a resolução do negócio, apenas retratam os passos até esse dia, mais uma vez, recusaram a resolução do negócio. Assim, não me deixam outra alternativa, senão fazer uma reclamação no livro eletrónico para o efeito, apenas pretendo a troca do produto por um produto que satisfaça a minha necessidade, suportando eu, os custos da diferença nos pressupostos do negócio inicial. A manterem a vossa posição, sou forçado, a recorrer a todos os meios ao meu alcance para ver este assunto solucionado.

Na expectativa do meu pedido acolher a vossa aceitação, apresento os meus cumprimentos,

João Carlos Santos

NOTA - Agradeço o favor de não utilizarem o meu e-mail profissional para este assunto.

João Carlos Santos
Anlorbel
17 de fevereiro 2021
Exmo. Senhor,
Muito boa tarde.

Lamento saber que terá sido atacado pelo vírus Sars-Cov-2 (Covid-19), espero que a recuperação tenha sido rápida e que se encontre neste momento saudável e em posse de todas as duas faculdades.

Permita-me discordar do Senhor João Carlos Santos, a minha resposta de facto acrescentou bastante a este processo. Ficou claro que o Senhor João Carlos Santos agiu de má fé aquando se apercebeu do erro cometido. Poderia ter informado a comercial, mas preferiu omitir-lhe a verdade. Preferiu dizer que quando formalizasse a encomenda, (encomenda já feita no mês anterior) logo corrigiria a dimensão do resguardo.

Aproveito para lhe dizer, Senhor João Carlos Santos, o senhor aprovou e encomendou um resguardo de 70x70.
O resguardo que existe na exposição é de 100x75.
Logo, nunca poderia a comercial ter copiado tal código. Se o tivesse feito, o Senhor teria no orçamento um resguardo de 75x75 que era um dos lados expostos em exposição e não o de 70x70. E felizmente, a Comercial que o atendeu não teve qualquer dificuldade em consultar um catálogo a que está habituada consultar todos os dias, várias vezes ao dia.

Comprovando mais uma vez o senhor João Carlos Santos, não está a dizer a verdade.

A Anlorbel tem muito para crescer e corrigir, cometemos erros todos os dias e estamos de portas abertas para os assumir. Esperamos que os nossos clientes façam o mesmo.

É importante referir ainda que na sua reclamação no Livro de Reclamações Online, (que disse desde o início que não tínhamos) o Senhor João Carlos Santos, refere o seguinte:
“Fiz a aquisição de uns reguardos de um poliban, contudo os resguardos não servem a minha necessidade, necessito de uns resguardos de 80X80 e comprei de 70X70, e só me deparei com esta realidade aquando da montagem… “

Todos os erros que o Senhor João Carlos Santos disse nunca ter cometido e que desde o início os imputa à Anlorbel e seus colaboradores, afinal foram por si admitidos na referida reclamação.

Fez a reclamação, depois da Anlorbel lhe aceitar um resguardo de encomenda feita em loja.

Deverá também ter sido um lapso do senhor João Carlos Santos, omitir que existiu uma tentativa de instalar o resguardo.
Senhor João Carlos Santos, como cliente, aceitaria um resguardo sem caixa que já tinha sido instalado?

É ainda importante referir que a Anlorbel não fez qualquer tipo de venda ao Senhor João Carlos Santos. Mas sim ao nosso Cliente Brema.

Obrigado.