48.6
Ariston Thermo España, S.L. (Sociedad Unipersonal) – Sucursal em Portugal

Ariston Thermo - Ariston fleck duo 7-100 muito ruído após 3 semanas de funcionamento

Adelino Q apresentou a reclamação
29 de dezembro 2023
Adquiri em Setembro 2023 um termo acumulador Ariston Fleck 7 duo 100litros no Leroy Merlin do Montijo.
Adquiri este equipamento por recomendação do vendedor, sendo na sua opinião o melhor equipamento que tinham, com uma tecnologia no ânodo que compensava pois não necessitava manutenção.
O equipamento não foi logo instalado, pois tinha obras na cozinha.
Após 3 semanas a funcionar, o ruído de funcionamento já era insuportável, o aparelho além de estalinhos quando liga as resistências, chia permanentemente se estiver a aquecer.
Este ruído, estando o equipamento numa dispensa com porta, é audível nos quartos que estão no piso superior. Medido com um relógio, regista 58-60 dB.
Expliquei o problema no Leroy e abriram assistência.
1a assistência, dia 9/10, informaram que o ruído era ou calcário ou pressão da água. Limparam a resistência, confirmaram que a pressão era normal, ruído desapareceu. Informaram que teria que realizar manutenção anual.
O ruído voltou, voltei a reportar o problema no Leroy, nova assistência:
2a assistência, 30/10, confirmam o ruído, vão reportar a marca e aguardar instruções.
3a assistência, 20/11 decidem pela troca das resistências.
Confirmo a presença de calcário, não é nada anormal segundo o técnico, mas neste equipamento/modelo causa ruído.
Informam por SMS, pela empresa de assistência que a marca não assume mais problemas devido a calcário.

Dia 20/12 desloco-me novamente ao Leroy, descrevo o problema, concordam que é anormal, vendem muitos equipamentos, a minha casa tem água da rede pública, tenho vizinhos com termo acumuladores…
Informei que este equipamento não me serve, já tinha realizado as assistências e não acreditava que o problema fosse solucionado. Pretendia e pretendo trocar o equipamento por outro qualquer, desde que não produza esta quantidade de ruído.

Informam que tem que ser a Ariston a solucionar o problema.
Hoje, 29/12 sou contactado pela Diarsol, agendam nova visita para as 13-14.
Pelas 13h, sou contactado pelo técnico, que recorda a situação e após comunicações internas me informa:
Tem que remarcar a assistência, porque será uma intervenção demorada, em que teria que desmontar o equipamento e recolher fotos. Adianta que caso tivesse calcário a intervenção seria a meu cargo. Infelizmente não tenho dúvidas que tem calcário, mas também não tenho dúvidas que não é normal fazer a barulheira que faz, apesar do calcário, que não é muito… e bastam 3 semanas.

Exmos Srs, adquiri um termoacumulador de 100 lts, por 589€. No Leroy, hoje, há termo acumuladores de 100l, por 129€.
Adquiri o melhor equipamento que me recomendaram, na zona onde vivo, que utiliza água canalizada. Nunca tive problemas com nenhum eletrodoméstico devido ao calcário, mas sou consciente que a água é dura, facilmente se verifica nas torneiras ou nos vidros.
Tive o mesmo esquentador vulcano durante 13 anos, que retirei, a funcionar, porque pretendia deixar de usar gás em casa.

Este equipamento não me serve, pretendo trocar por outro.
Ja discuti este tema com vários profissionais da área, todos tem a mesma opinião, não é de todo normal e ficam incrédulos quando lhes mostro o vídeo com ruído que já partilhei com o Leroy e com a Diarsol.

Aos demais, que por curiosidade leiam e cheguem a este ponto, poupem o dinheiro, comprem o mais barato e prevejam a substituição assim que acabe a garantia ou seja necessária manutenção.
Data de ocorrência: 29 de dezembro 2023
Ariston Thermo
16 de janeiro 2024
Bom dia Estimado Sr.º Adelino Quintiliano,
Desde já grato pela sua informação relativa à exposição infra via email que nos mereceu a melhor atenção e na qual somos a esclarecer o seguinte.
Verifica-se que o seu equipamento termoacumulador Ariston Fleck 7 Duo 100L foi adequirido em Setembro 2023 no LM Montijo, encontra-se dentro do período de garantia legal, dai ter sido dado seguimento pelo nosso SAT Oficial da zona Diarsol às solicitações de assistência técnica ao equipamento (ver relatórios técnicos em anexo).
SAT verificou que os probelmas em nada tem a ver com o equipamento mas sim com a qualidade da água existente na habitação e que abastece o mesmo, com muito calcário e que o sr.º Adelino pode constatar aquando das assistências realizadas pelo técnico SAT e que provoca danos no equipamento e ruídos fora do normal.
O DUO 7 é vendido pela marca Ariston como não sendo necessário a manutenção, no entanto para um melhor fucnionamneto e longevidade do equipamento aconselhamos a que seja efectuada uma manutenção periódica a cada 2 anos e em águas mais agressivas anualmente.
De facto a marca não assume em garantia do equipamento situações de existência de calcário, situação esta da responsabilidade dos clientes.
Face ao exposto a marca Ariston a titulo excepcional e por cortesia vai assumir a troca do equipamento em garantia afim de se retirar todas as dúvidas e confirmar que o problema não é do equipamento mas sim das condições da água existentes na habitação, muita calcária e na qual o cliente deve tratar com a Concessionária de Água da zona e com aplicação de um descalcificador na entrada da água ao equipamento.
Caso o novo equipamento venha em futuro próximo a ter problemas de calcário a marca Ariston não assumirá mais nenhuma troca ou assistência em garantia.
Pelo facto de o problema ser calcário e não ser um problema do equipamento, os custos de desinstalação e instalação do novo equipamento são a cargo do cliente, pois a marca já assume o fornecimento do novo equipamento e não tem responsabilidade pelas condições da água inadequadas.
Será contacto o cliente pelo SAT Oficial Diarsol, afim de informar que vai ser trocado em garantia o equipamento com todas estas ressalvas enunciadas.
Ariston Group
Esta resposta tem um anexo privado
24 de janeiro 2024
Agradeço a Vossa resposta,
Fui efetiva e prontamente contactado pela Diarsol para substituição do equipamento, referindo as mesmas informações.
Apresentaram o custo de 125€ que não questionei se inclui Iva, para proceder á troca do equipamento, e pedi tempo para avaliar.

Entretanto esclareci junto da entidade responsável do abastecimento de água, que me remeteram para as analises legais obrigatórias. Efetivamente confirma-se que a água que abastece a minha zona é "dura", não sendo "muito dura" o que se encontra em quase todas as zonas a Sul de Portugal.
https://www.mun-montijo.pt/municipio/smas/agua-de-consumo-humano, a minha zona de abastecimento é Atalaia.
Isto explicaria, na minha opinião, a necessidade de manutenção anual, mas não o ruído após 2 semanas de uso. Adicionalmente informo que o equipamento, até hoje nunca deu erro de excesso de calcário. informo também que o técnico logo na 1ª visita referiu que o uso de filtros não resolveria o problema.

Assim, disponibilizo-me para levantar o equipamento de substituição, assumir a desinstalação e instalação e posteriormente entregar o "usado ou com defeito" nas instalações da Diarsol ou no LeroyMerlin do Montijo, mas recuso o pagamento de 125€ para esse fim, pois infelizmente tenho o risco de o problema não ficar resolvido e ter que comprar outro aparelho que não faça barulho.

Aguardo os Vossos comentários,
Ariston Thermo
24 de janeiro 2024
Bom dia Estimado Sr.º Adelino Quintiliano,
Face ao exposto e por si referido, é favor contactar o SAT DIARSOL e coordenar a entrega do equipamento antigo nas instalações do SAT DIARSOL.
Só poderá levantar o novo equipamento depois de fazer a entrega do antigo na DIARSOL.
Como anteriormente referido, a marca Ariston a titulo excepcional e por cortesia vai assumir a troca do equipamento em garantia afim de se retirar todas as dúvidas e confirmar que o problema não é do equipamento mas sim das condições da água existentes na habitação, muita calcária.
Registe-se por esta via que caso o novo equipamento venha em futuro próximo a ter problemas de calcário a marca Ariston não assumirá mais nenhuma troca ou assistência em garantia ao mesmo.
Ariston Group
Adelino Q avaliou a marca
21 de fevereiro 2024

A marca esteve à altura e tentou efetivamente resolver o problema.