48.6
Ariston Thermo España, S.L. (Sociedad Unipersonal) – Sucursal em Portugal

Ariston Thermo - Esquentador "gato por lebre"

Andreia Pedroso
Andreia Pedroso apresentou a reclamação
19 de dezembro 2023
Boa noite,

O meu nome é Andreia Filipa Cardoso Pedroso.

Venho por este meio, apresentar a minha reclamação relacionada com o passado acontecimento no dia 7 Dezembro de 2023. Encontro-me neste momento há cerca de 2 semanas sem esquentador em casa, pois no passado dia 7 de Dezembro de 2023 deu-se uma explosão seguida de uma pequena ignição no meu esquentador “Ariston BLU CONTROL X 11L B/P” adquirido no Leroy Merlin Loures. Felizmente, estava apenas a utilizar o lava-louça pelo que pude de imediato inutilizar o esquentador de forma a que não houvesse estragos de maior proporção.
Ligamos de imediato, para a empresa instaladora do sistema de gás, para que fosse possível fazer o despiste de uma possível avaria no sistema de canalização de gás, que teve um custo de 40€ + IVA. O relatório desta vistoria concluiu que o sistema de canalização de gás se encontra sem problemas e com as pressões estáveis e aconselháveis, conforme fotografia em anexo.
Uma vez efectuado esse despiste, dirigimo-nos ao Leroy Merlin, onde comprámos os equipamentos, mas nesta vez no de Torres Vedras, a nossa área de residência. O atendimento não foi o mais prestável, não quiseram ver as fotografias do equipamento queimado, nem outros documentos, alegando que não são técnicos (então e as formações que têm/deveriam ter para estar na zona correspondente a estes equipamentos?), e não foi aberto processo da ocorrência à Ariston (o que mais tarde viemos a perceber que deveria ter-nos sido proporcionada essa ajuda). Uma vez que era feriado e fim de semana, e lamentavelmente estamos em Portugal, não há qualquer tipo de atendimento na Ariston, tivemos de aguardar até Segunda-Feira, 11 Dezembro para poder contactar a marca. Depois de inúmeras tentativas, lá nos foi possível efectivar o contacto e foi-nos dito que seriamos contactados por parte de um assistente técnico oficial da Ariston para efectuar uma visita técnica.
Cerca de 5 dias depois, ainda sem gás/água quente em pleno Inverno, fomos contactados pela Sra Patrícia da empresa Francisco Unipessoal, Lda com o contribuinte 515 461 628 para marcar uma vistoria por parte desta empresa e analisar o sucedido com o esquentador. Para além da demora em marcar uma data, uma vez que se trata de uma situação grave e de um equipamento de necessidade básica, no local concluiu-se que o esquentador fornecido seria para utilização em gás natural, enquanto que a minha necessidade e a minha compra foi efetuada, conforme descrito na descrição da fatura do Leroy Merlin, como sendo um esquentador para bilha “butano/propano”. Portanto a Ariston, forneceu-me imagine-se… “Gato por Lebre”.
Foi-nos dito que o equipamento teria sido alterado para GP30. Um pedaço de etiqueta, mal cortado, com a indicação de GP30, marcado a esferográfica, estava colado por cima da etiqueta original/inicial. (FOTOGRAFIA EM ANEXO)
Numa segunda visita ao Leroy, para exposição da situação, uma vez que os técnicos nos teriam informado que isto era uma situação a resolver com o Leroy, fomos atendidos por uma funcionária bastante prestável, que efectivou contacto com os comerciais da Ariston, e foi-lhe dito que este tipo de alteração é possível ser feita em fábrica.
Ora pergunto, se num equipamento que requer cuidados extra como um esquentador, não seria de esperar que este tipo de alteração requeresse no mínimo, uma etiqueta nova, certificada, e com a informação de que foi feita essa alteração, e não uma etiqueta escrita à mão?
Ainda assim, optámos por aguardar um feedback da Ariston em relação a este tema. Foi-nos então informado no dia 18 Dezembro pela Sra Patricia, que iriam solicitar um esquentador novo e posteriormente instalar. Hoje no dia 19 de Dezembro de 2023, foi-nos informado que apenas iriam entregar o esquentador, pois alegam que o local de instalação não se encontra adequado. No entanto, isto nada tem a ver com um erro tão grave de falta qualidade na venda/fabricação de um equipamento tão importante quanto este.
Esta situação é de um desrespeito enorme para com o cliente, não só pelo tempo que se demora a resolver uma questão tão grave quanto esta, como também pelas soluções apresentadas.
Após um erro tão grave de falta de qualidade na fabricação/venda do equipamento e leitura de inúmeros feedbacks online acerca da marca Ariston, não me sinto de todo confortável/seguro em continuar a utilizar um equipamento tão perigoso quanto um esquentador da marca Ariston.
Posto isto, exigo que me seja reembolsado na integra a compra/despesas associadas ao esquentador, que me seja reembolsado a deslocação do técnico de instalação de gás (40+IVA) e a instalação inicial do esquentador.
Segue o meu IBAN para reembolso de todas as despesas associadas:

VALOR DE COMPRA DO ESQUENTADOR: 279€ (valor já com IVA)
VALOR DE INSTALAÇÃO: 138.47€ (valor já com IVA)
VALOR DO PIQUETE DE URGENCIA: 49.20€ (valor já com IVA)
TOTAL: 466.67€

IBAN: PT50 0033 0000 45434455166 05

(FATURAS EM ANEXO)

Aguardo esclarecimentos.
Data de ocorrência: 19 de dezembro 2023
Ariston Thermo
22 de dezembro 2023
Bom dia Estimada Sr.ª Andreia Filipa Cardoso Pedroso,
Desde já grato pela sua informação relativa à exposição infra via email que nos mereceu a melhor atenção e na qual somos a esclarecer o seguinte.
O seu pedido de assistência técnica foi-nos solicitado no dia 11/12/2023 e foi agendado ida ao local para dia 15/12/2023 como se pode ver no print abaixo do nosso sistema.
Neste dia 15/12/2023, SAT deslocou-se ao local e constatou não conformidades na instalação do equipamento nomeadamente nas condições de exaustão que não cumpre com a legislação em vigor (ver fotos em anexo) e elaborou o relatório técnico em anexo.
Cliente informado que deve corrigir a situação com o seu instalador e que está em causa a sua própria segurança e dos seus e que iria lhe ser entregue um novo equipamento em garantia da marca.
No dia 19/12/2023, SAT contacta cliente para agendar a substituição do equipamento com recolha do antigo e questiona a cliente se o seu instalador já fez a correcção da exaustão de gases de combustão de acordo com a lei de gás em vigor, ao qual a cliente disse que não e o que queira é o equipamento instalado.
SAT informou cliente que nestas condições não pode fazer a instalação do equipamento e que apenas pode lhe entregar o novo equipamento e recolha do antigo, pois não é responsável pela correcção da instalação de gás.
Registamos que a instalação de equipamentos a gás deve ser realizada por técnicos e empresas devidamente habilitados com cédulas profissionais para o efeito emitidas pela DGEG e com emissão de Termo de Responsabilidade da Instalação do Equipamento, que cliente não tem em sua posse.
A Ariston não faz reembolsos a clientes finais até porque a relação comercial entre clientes finais nunca é directamente com a Ariston mas sim seus distribuidores, neste caso a Loja Leroy Merlin e na qual o cliente se deve dirigir.
Face ao exposto, a marca ARISTON é apenas responsável pelo equipamento e nunca pela instalação, e está disponivel para fazer a instalação do novo equipamento em garantia e sem qualquer custo para o cliente, desde que sejam corrigidas as não conformidades da instalação de gás existente no local / exaustão.
Mais informamos que a marca ARISTON o seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 9h às 18h excepto feriados como descrito na nossa web (print abaixo).
Ariston Group
Esta resposta tem um anexo privado