48.6
Ariston Thermo España, S.L. (Sociedad Unipersonal) – Sucursal em Portugal

Ariston Thermo - Termoacumulador, 300€, 2 anos e pouco de uso, lixo!

Carlos Gonçalves apresentou a reclamação
26 de dezembro 2023 (editada a 27 de dezembro 2023)
Comprei um Termo-Acumulador da Ariston no mês 11/2021, este mês o equipamento começou a deitar agua pela costura de baixo. Já mandei fotos a Diarsol empresa que faz assistência a Ariston, dizem que é a cuba que furou, mas não acionam a garantia por só tem 2 anos de garantia total e que não podem fazer nada, porque não tem 2 peças de plastico ( manguitos dielétricos ) na rosca que servem somente para proteção elétrica, nada relacionado com furos ou defeitos da cuba, muito provavelmente o termoacumulador já vinha com um furo visto que a agua que sai lá de dentro já tem ferrugem.

Ou seja 300€ para 2 anos de uso, deviam deixar de gozar com as pessoas desta maneira, equipamento caros como estes deviam durar muita mais tempo, ARISTON nunca mais, produtos fracos, feitos para durarem 2 e lixo.
Data de ocorrência: 26 de dezembro 2023
Ariston Thermo
Bom dia Estimado Sr.º Carlos Gonçalves,
Desde já grato pela sua informação relativa à exposição infra via email que nos mereceu a melhor atenção e na qual somos a esclarecer o seguinte.
Verifica-se que o seu equipamento não está abrangido pela garantia da marca, uma vez que não apresentou prova (factura) da realização da manutenção de pelo menos a cada 2 anos como descrito no manual de instalação do equipamento.
Se a questão fosse apenas a ausências de casquilhos dielectricos pelo tempo do equipamento a marca a titulo excepcional até assumia a troca em garantia do equipamento, apesar de ser um requisito orbigatório para garantir a durabilidade da cuba do equipamento de efeitos de corrosão da mesma.
Existem 2 garantias neste produto. A Garantia de Lei e a Garantia Comercial da cuba dada pela marca desde que equipamento esteja correctamente instalado e com prova de manutenções periódicas efectuadas, o que não é o caso.
Ariston Group
Bom Dia,

Agradeço a resposta, infelizmente contínuo a não conseguir dar razão, pois caso tivessem razão já teria seguido em frente e comprado outro equipamento e não tinha um risco de inundação instalado no sótão.

Foi me confirmado pela LeroyMerlin 3 anos de garantia, caso tivesse 2 anos, eles não teriam acionado a garantia, e faz sentido porque lembro-me de na embalagem estar anunciado 3 anos de garantia.

Primeiro não acionavam a garantia por causa dos dielétricos, agora já não é por causa dos dielétricos e por causa da instalação feita ou não por um técnico e manutenções periódicas.

Devo lembra que estamos a falar de um equipamento com 2 anos e 1 mês de uso!

Conheço dezenas de pessoas com termoacumuladores, quase de certeza que nenhuma pagou 160€ para a sua instalação( Valor pedido e anunciado pela marca onde comprei o termoacumulador ), e muito menos 100€ anuais para a sua manutenção.
Ou seja num ano de uso gasta-se mais em manutenção e instalação do que o valor do próprio equipamento? Caso contrario se tiver um defeito de fabrico, não tem garantia?
De lembrar 2 ANOS e 1 MES de uso.

Tenho certeza que se abrirem o ânodo de magnésio e resistência do termoacumulador não tem quase nenhum calcário, se existir é residual, tenho por norma, testado a válvula de segurança, até ao dia e hoje está a funcionar corretamente. Tenho a certeza disto porque depois de me terem dito que não acionavam a garantia, abri todos os compartimentos do termoacumulador para ver se conseguia ver de onde vem a fuga.

Não encontrei nada, a não ser um equipamento novo, com 2 anos de uso, cada vez mais tenho a certeza que o problema está na cuba, pois a agua que pinga sai com ferrugem, se isto não é um defeito de fabrico não sei o que vocês poderiam considerar que ser.

Mais uma vez é de lamentar a postura da marca, se deixar-nos isto continuar andamos de 2 em 2 anos a comprar termoacumuladores, frigoríficos, fogões etc, etc, marcas com esta postura de marcado é de lamentar.
Carlos Gonçalves avaliou a marca
28 de dezembro 2023

Não compensa, equipamentos feitos para serem trocados ao fim de 2 anos, garantia da lei, porque cumprir com os parâmetros da garantia da marca é impossível, dito, existem outra marcas no mercado bastante mais viáveis, esteticamente não tão agradáveis, mas mais viáveis, visto que estamos a falar num termoacumulador a estética não importa, sim a viabilidade e durabilidade!