4.8

Automóveis do Mondego - Cuidado ao comprar

Helder
Helder apresentou a reclamação
25 de março 2019

No final de Janeiro de 2019 adquiri um veículo no concessionário da Hyundai em Coimbra, Automóveis do Mondego, uma Hyundai i40 SW.

Desde o levantamento do carro, nas instalações deste concessionário, no dia 06/02/2019 quase não parei de ter "surpresas" negativas, sendo que, de momento, além das expectativas completamente frustradas, sinto-me enganado, e escusado será dizer que estou completamente insatisfeito.

Um dos fatores preponderantes para ter escolhido a Hyundai, foi pela "suposta" fiabilidade da marca, de ser uma marca com renome e com créditos no mercado, o que neste momento, infelizmente por experiência própria, constato que não é nada fiável, nem digna de confiança. Em todo este processo nunca deram relevância à (in)satisfação do cliente, a marcar e o Stand só empurraram os problemas para a frente, refugiando-se em garantias e reparações infindáveis. No início o que interessa é vender, depois o caso muda de figura.

Após ter levantado o carro no dia 06/02/2019, logo no dia 11/02/2019 reportei um problema no volante (aparecimento de fissuras), pareciam fissuras de material ressequido pelo sol.

Depois continuaram os problemas....
Foram reportados no dia 16/02/2019, num email enviado para o comercial, os seguintes problemas no carro:

- Barulhos e estalidos na mala que não desapareceram com o ajuste dos batentes;
- Barulho parasita a vir do Tablier/porta do lado direito (do pendura)/porta-luvas, que não é normal para um carro novo, e que se nota, principalmente em estradas com com empredado;
- Barulho que se notava com alguma velocidade (principalmente em autoestrada). Era do lado do condutor, a dar sempre a ideia de vento a entrar pela janela, ou pelo sistema de ar condicionado.
- Decorrente do ponto anterior, eu fui à procura de possíveis fugas e reparei que a união entre a forra do tecto e o plástico da janela estava a "abrir" do lado do condutor (do lado do pendura está impecavelmente unido);
- Um "grizo" que se notava, de vez em quando, por baixo da caixa de velocidades, principalmente, a começar a desenvolver uma 4ª velocidade, ou uma 6ª velocidade, grizo esse, que por vezes se estendia ao tablier/porta luvas e fazendo com que voltassem a aparecer os tais barulhos parasitas.Outras vezes, ao puxar uma mudança, o ruído é tanto no interior, que não parece um carro "moderno" mas um tractor agrícola;
- Fricção, na passagem de mudanças, principalmente em condução de cidade. Espécie de"arranhar" estranho;
- Um barulho agudo e estridente ao colocar o carro a trabalhar, estando ele frio. Parecia que o motor se ir partir todo e que estava prestes a soltar-se, cada vez que o ligava. Este ponto teve desenvolvimento, e o carro passou a pegar após fazer o barulho estridente, ficando a trabalhar de forma "Martelada" -> Esta questão, após várias tentativas, não foi de fácil resolução e o carro esteve em oficina quase um mês.

O carro entrou em oficina a 25/02/2019, sendo que foi dado como "reparado" a 25/03/2019.

Acontece que depois destes problemas todos eu não tenho mais confiança no carro, e já pedi por várias vezes a substituição do veículo. O problema é que, tanto a marca, como o concessionário se refugiam na garantia e assobiam para o lado, estando-se nas tintas para o cliente.

Resumindo, após ter comprado um carro novo, o que devia ser um motivo de satisfação, neste momento está a tornar-se num pesadelo. Um pesadelo que a Hyundai/Automóveis do Mondego, no meu entender, não estão interessados em resolver, de forma a deixar o cliente minimamente satisfeito.
Só um exemplo, no dia 09/03/2019 dirigi-me ao concessionário Automóveis do Mondego para deixar uma reclamação, à qual, até agora, ainda não tive qualquer feedback, e fui presenteado com a seguinte observação "Ah, vai fazer uma reclamação? Sabe, é que nós aqui, não produzimos carros." - Fiquei na dúvida se me tinha de dirigir ao país de origem, onde realmente são produzidos, para fazer a reclamação.

Posto isto, como já disse acima, penso que a Hyundai/Automóveis do Mondego, se limitaram a seguir o protocolo, nada se importando com a satisfação do cliente.

Mesmo reparado, não quero o carro de volta. Acho inconcebível ter ando apenas 15 dias com o carro, e as restante 3 semanas ele ter estado parado em oficina para reparação. Esta situação não lembra a ninguém.

É óbvio que neste momento não quero aquele carro nem pintado de ouro, estou completamente insatisfeito e já me arrependi completamente de ter escolhido este concessionário para fazer a compra (maldita a hora).

Como já coloquei este problema da troca várias vezes por escrito e nunca obtive resposta formal, venho por este meio pedir a substituição do veículo.

Data de ocorrência: 25 de março 2019