41.2

Axis Wellness - Mentira

Rui Rigor
Rui Rigor apresentou a reclamação
27 de abril 2021
Venho por este meio e também usarei outros meios de comunicação, salientar a minha insatisfação com a empresa Ventura e Queirós que está habituada a tratar de forma fria e severa os clientes com dificuldades, com vidas agitadas, com mudanças radicais da vida. Estão habituados a usar todos os meios sem limites para irem buscar cada cêntimo, nem que seja via penhora do salário. Esta minha campanha inicia hoje em minha defesa e defesa dos outros consumidores que foram injustamente levados com cartas de injunção, e-mails com ameaças etc etc.

No ano 2020, no início do ano onde parecia que todos iríamos ter uma vida normal, inscrever-me no ginásio por força de uma comercial que me prometeu tudo e flexibilidade. Apenas me forneceu algumas folhas com indicações de algumas aulas e penso também solicitou o meu documento de identificação.
Iniciei as aulas com muito entusiasmo até que apareceu a pandemia que vivemos, em que o ginásio encerrou sem eu receber qualquer aviso num período que tinha o valor de oferta, 2 meses.
Num período difícil que a minha vida mudou do avesso e tive que ir viver novamente para a Póvoa de Varzim, lutar com o meu irmão para salvar um negócio de restauração e conseguir manter o salário de famílias.
Entretanto reabriu os ginásios, que verifiquei na comunicação social, coisa que nunca fui avisado por escrito ou chamada telefónica que o ginásio iria abrir e mostrei a minha insatisfação a uma responsável do ginásio. Mas como tinha muitas questões para resolver na minha vida pessoal, não dei prioridade em resolver este assunto relativamente ao ginásio, tinha outras prioridades com gravidade para resolver.
Entretanto fui consultar o meu contrato que tanto falavam ao ginásio onde constatei que a minha assinatura não era a minha. E enviei uma carta de rescisão e alegando motivos (que até ao dia de hoje não obtive resposta). Com os meus problemas de saúde respiratórios era normal que não iria correr riscos tão cedo de visitar infelizmente um ginásio e ainda para mais com a minha vida do avesso e a lutar diariamente.
Entretanto a minha companheira na altura recebeu uma carta da injunção em que resolveu chegar a acordo de pagamento, algo que eu nunca rececionei até ao dia de hoje. Algo que também poderia entrar em acordo, sendo na mesma injusto.
O mais injusto ainda, é que iniciei um projecto novo no grande Porto, recuperar a minha vida e recebo uma carta que irão penhorar o meu salário. Soube através da solicitadora que não respondi à injunção que foi enviado para uma morada onde infelizmente não resido já (o ginásio tem a minha morada correcta).
Alerto e irei alertar com a união de todos que foram prejudicados até ao dia de hoje que irei lutar em defesa destas pessoas, enviarei uma carta também de alerta ao secretário geral do consumo, Eng João Torres que seja discutido este tema com muita atenção. Em plena Pandemia não se pode obrigar nem ameaçar ninguém, mas sim resolver com bom senso.
Data de ocorrência: 27 de abril 2021
Axis Wellness
30 de abril 2021
Ex.mo Senhor Rui Rigor,

Em função dos dados apresentados compete-nos explicar toda a situação descrita com o detalhe e rigor necessários:
A 14 de Janeiro de 2020 formalizou a sua inscrição no nosso espaço, tendo livremente optado pela fidelização mais longa (12 meses). No âmbito desta fidelização usufruiu de uma oferta de dois meses grátis, assim como de um valor de mensalidade mais reduzido (15% face ao valor da fidelização semestral e 30% face ao valor mensal sem fidelização). Este processo de adesão foi efetuado em conjunto com a sua namorada e cumpriu os mesmos procedimentos, tendo ambos tido acesso no próprio dia a uma cópia do contrato de adesão, onde constavam todos os seus dados pessoais, incluindo morada, e-mail e contacto telefónico.

Lamentavelmente, e em função da crise pandémica, fomos obrigados a encerrar os nossos espaços a 13 de Março, sendo que todos os contratos foram suspensos durante todo o período em que permanecemos encerrados. Este encerramento foi comunicado por mail a todos os sócios (incluindo o Sr. Rui Rigor), para além das comunicações no site e redes sociais. O AXIS WELLNESS, ao contrário de outras empresas da área, não cobrou qualquer valor durante este período difícil e procurou salvaguardar todos os seus clientes financeiramente. A 8 de Junho reabrimos e voltamos a comunicar a todos os sócios esta informação pelos meios que referimos anteriormente. Mais uma vez, e salvaguardando os nossos clientes, não efetuamos qualquer débito em Junho, assumindo que o valor da mensalidade paga em Janeiro deveria ser compensada neste mês. É importante assinalar que desde que reabrimos fomos fazendo tentativas de contacto telefónico, nomeadamente pelo nosso departamento técnico, sem sucesso.
Todos os contratos passaram assim a ter a sua devida continuação a partir de Julho.

Após a deteção do cancelamento da sua autorização de débito contactamos o Sr. Rui Rigor, para procurar perceber a razão do mesmo. Após contacto telefónico, enviamos um mail a explicar a situação contratual tal como solicitado.

A 9 de Setembro, foi efetuado contacto telefónico em que afirmou que não tinha recebido o e-mail, e quando questionado sobre uma melhor verificação da caixa de correio, limitou-se a responder que estava de férias e não lhe apetecia tratar do assunto. Ficou acordado que entraria em contacto connosco assim que regressasse das férias.

Na ausência de resposta da sua parte, voltamos a enviar um e-mail com as condições de cancelamento, e solicitando um contacto da sua parte para a resolução mais célere e económica do mesmo. Nunca obtivemos resposta.

A 30 de Outubro, e na ausência de qualquer resposta ou comunicação da sua parte, voltamos a enviar um e-mail, informando que na ausência de contacto da sua parte o processo seguiria para injunção, com os correspondentes acréscimos de custos. Nesta comunicação sublinhamos que a partir do momento que o processo seguisse para injunção, todos os contactos deveriam ser efetuados com as entidades competentes.
A resposta da sua parte a este mail foi: Poderá enviar para quem bem entender. Já recorri também ao meu advogado. Solicito por favor o documento da minha entrada do ginásio com as condições pf

Apesar de já ter tido acesso a esta informação, seja na cópia de contrato entregue no ato da adesão, seja nos diversos mails que enviamos, remetemos uma cópia digitalizada e voltamos a explicar as condições de cancelamento.

A 17 de Novembro, e mais uma vez na ausência de qualquer indicação que não fosse “poderá enviar para quem bem entender” enviamos o processo para injunção.

Temos conhecimento que a 26 de Novembro passou no clube, voltando a solicitar a cópia do contrato, e nessa mesma data enviou uma carta a solicitar o cancelamento do contrato, cujas condições já tinham sido explicadas nas nossas comunicações anteriores.

A partir do momento em que o processo é enviado para injunção, o Balcão Nacional de Injunções tem a responsabilidade de localização e notificação. A morada que fornecemos revelou-se insuficiente, tendo o balcão nacional de injunções feito a notificação para a morada fiscal, tal como legalmente exigível. A comunicação da injunção foi efetuada e confirmada a 24 de Dezembro para a sua morada fiscal. Após esta data, e ao contrário do que aconteceu com a sua namorada, não foi efetuado qualquer contacto da sua parte com a nossa empresa ou o seu representante legal. O processo foi correndo, sem contestação da sua parte e ganhou força executiva, que culminou, infelizmente, na penhora do salário que refere.

Compreendemos e lamentamos todos os desafios pessoais e profissionais que teve de enfrentar numa situação inédita de pandemia. São desafios que partilhamos e com os quais estamos naturalmente solidários. Fomos os primeiros a procurar atenuar os efeitos económicos da mesma junto dos nossos clientes, e todas estas situações foram sendo resolvidas com a máxima sensibilidade e compreensão da nossa parte e apelando à mesma sensibilidade e compreensão dos nossos clientes. Infelizmente no caso do Sr.Rui Rigor, enfrentamos sempre uma total incompreensão e falta de vontade na resolução amigável deste assunto, o que infelizmente nos obrigou a recorrer a uma alternativa que procuramos sempre evitar.