Beliani (DE) GmbH
    6341 Baar, Suíça
  • mail@beliani.pt

Beliani - Incumprimento contratual/ sofá

Utilizador apresentou a reclamação
30 de agosto 2019 (editada a 2 de setembro 2019)
Comprei um sofá no dia 19/08/2019, na loja on-line, pelo preço de €899,99. Recebi-o no dia 28 deste mês. Como a embalagem não apresentava danos apenas a abri na minha residência. Verifico que a cor não é igual à que consta das fotos exibidas pela vendedora. O sofá que paguei é azul esverdeado e recebi um sofá verde escuro baço. Não tem tonalidade azul, que foi a minha escolha. Protegi de imediato o sofá, não o montei e contactei a empresa, com envio de fotografias bem ilucidativas. Pediram mais fotografias e foi então que vi vários defeitos nos acabamentos ( costuras tortas e irregulares, assentos com folgas, tipo foles, etc). Pelo valor pago, é inadmissível que um artigo chegue nestas condições. A vendedora recusa reembolsar integralmente, ou seja, terei de ser eu a custear as despesas da retoma ( €200). Propôs troca por outro artigo, o que não quero. Nem sequer se pronunciou relativamente aos defeitos bem evidenciados! Remeteu-me para as condições gerais de compra no que à cor respeita. Já tinha lido essas condições. Ora bem, a cor não é ligeiramente diferente, é outra cor! Isso faz toda a diferença numa casa! Estou profundamente desagradada.
Data de ocorrência: 30 de agosto 2019
6 de setembro 2019
Infelizmente a Beliani não reconhece que me vendeu um artigo diferente do que encomendei, como lhes reportei inúmeras vezes e aqui passo a expor:

A- Defeitos/danos, além dos já informados:

1. costura do braço esquerdo solta do aplique de metal ( fotos 1 e 2);

2. rasgão/buraco na parte inferior do assento, lado direito ( fotos 3 e 4);

3. forro inferior com buracos ou descosido, parecendo já ter sido utilizado ( fotos 5 e 6);

4. buraco numa das almofadas pequenas ( fotos 7 e 8).

B- Estrutura e conforto:

1. a estrutura não é estável, abana, range e parece querer ceder quando me sento ( peso cerca de 60 kg e apenas eu o experimentei);

2. os assentos, além de duros, abatem facilmente em razão da fragilidade do forro e da estrutura em madeira;

3. o encosto é tão duro e rígido que provoca mal estar nas costas e dores lombares ao fim de 15 minutos!

É legítimo que o comerciante faça publicidade apelativa e elogios aos artigos que vende. O que não é legítimo nem correcto, é que garantam qualidades essenciais e imprescindíveis que o artigo não tem. Nós, os consumidores, sabemos disso.
Assim, o "INCRÍVEL CONFORTO" que atribuem ao sofá na descrição que dele fazem na loja, SÓ É INCRÍVEL POR NÃO EXISTIR! JÁ NÃO BASTAVA A DIFERENÇA DE COR?

A Beliani tem em seu poder 899,99 euros desde o dia 19 de Agosto de 2019 e pode dispor deles como bem entender. Em contrapartida, eu tenho em casa um sofá que não posso usar desde o dia 27 do mesmo mês, com todos os inconvenientes que isso acarreta!
Fotografias
Fotos, continuação
Fotos
Beliani
19 de setembro 2019
A cliente recebeu um sofá GAULA com uma cor ligeiramente diferente ( tendo em vista que nas últimas fotos do produto, temos com perfeição a cor exacta), com aproximação no tecido. Vale ressaltar que no nosso site mencionamos que "As cores mostradas nas fotos podem diferir ligeiramente da cor real devido ao ecrã do seu dispositivos electrónico. Fazemos o nosso melhor para apresentar os produtos no nosso site da forma mais realista possível."

A Beliani propôs a cliente as seguintes soluções:
1) Trocar o produto por um outro modelo (sem custos adicionais);
2) Ficar com o sofá e usufruir da maneira que lhe desejar, e enviaríamos outro modelo que desejasse tendo que arcar somente com os custos do transporte;
3) Fazer a devolução do produto por conta própria para o nosso armazém e posteriormente faríamos a devolução do valor total da encomenda (em até dias);
4) Fazer a devolução do produto por conta própria para o nosso armazém e posteriormente enviaríamos um voucher no valor total da encomenda (após 14 dias).

A cliente aceitou a proposta de ficar com o sofá e usufruir da melhor maneira que desejar (vendendo, doando, reformando, etc), e enviaremos um outro modelo que gostou, tendo que arcar somente com os custos do envio do novo sofá.

Beliani GmbH
Lindenstrasse 16
6341 Baar, Suíça
Utilizador avaliou a marca
17 de setembro 2019

A Beliani resolveu a situação de forma excelente, conforme informação que hoje recebi. Fico cliente e recomendo! Trataram o caso com elevado sentido de responsabilidade. Grata.