Beliani (DE) GmbH

Beliani - Recusa-se a prestar garantia a produto com defeito

Andre
Andre apresentou a reclamação
16 de novembro 2021
No dia 13/11/2021 comunico a Beliani que as almofadas de assento do meu sofá, que foi adquirido há um ano, apresentam defeito na sua espuma, pois esta já estão a ficar deformadas e com covas irreversíveis.

No dia 15/11/2021 a Beliani solicita-me fotografias dos anos, e após as receber, indica que os danos foram causados pelo uso do cliente, recusando-se a prestar garantia ao produto.

No dia 16/11/2021 volto a solicitar reparação das almofadas com defeito, ao qual me respondem que não o podem fazer já que não tem mais contrato com o fornecedor em causa, nem um outro produto idêntico para fazer a substituição.

Exijo que procedam a reparação do defeito do artigo ou que solicitem recolha do mesmo para fins de reembolso caso a reparação não seja possível.
Data de ocorrência: 16 de novembro 2021
Beliani
Prezados, bom dia.

Vimos por este meio responder a reclamação com número 67377421.

Informamos que a compra original do cliente foi feita no ano de 2020 e entregue por volta de meados/finais de outubro de 2020.

Conforme fora informado para o cliente por através de email, esta reclamação não foi aceita pela equipa de qualidade da Beliani por se tratar de um dano causado após uso. Conforme apontado em nossos termos e condições: ‘’Qualquer dano resultante de desgaste, envelhecimento, falha em seguir as instruções de uso e instalação e manuseamento inadequado do produto, bem como danos menores, estão excluídos da garantia. Após o período de garantia, o vendedor pode oferecer peças de reposição por um preço com desconto. Danos “menores” são defeitos que não são evidentes a olho nú e em condições de luz difusa, a uma distância de 3 metros perpendiculares ao ponto danificado. Em caso de danos menores, qualquer reclamação será inválida." https://www.beliani.pt/content/termos-e-condicoes/

De qualquer forma, como forma de resolução para o caso, oferecemos um voucher de 10% desconto para novas compras no nosso site. Uma vez que não possuimos mais o modelo do sofá NEXO em estoque e não o teremos novamente também, e por isso, não conseguimos enviar novas almofadas para o cliente. A solução apresentada não foi aceita pelo cliente, sendo assim, podemos ter resoluções nas seguintes modalidades:

1 - Reembolso de 50€

ou

2 - Voucher no valor de 100€ para novas compras no site da Beliani

A partir do momento em que a cliente não aceita nenhuma destas, a situação deixa de ser um caso de "reclamação", e passa a ser um caso de "devolução", onde se aplicam os nossos termos e condições. Na data da realização de ordem, as condições aceites pela cliente, quando finalizou a compra a referem o seguinte no que respeita a devoluções:

"Em caso de devolução dos artigos, o retorno ao armazém do vendedor será custeado pelo Cliente" caso a solicitação seja feita após o prazo de até 14 dias, a partir do momento em que o cliente recebe o produto e de encomendas feitas antes do dia 24.03.2021. Sendo assim, o dinheiro será reembolsado na forma de um voucher e o Cliente suportará os custos de transporte de retorno."

A informação apresentada nos nossos "Termos e Condições" no momento de compra - bem como no e-mail de confirmação de encomenda que todos os nossos clientes recebem após concluir a sua compra - é a seguinte:

Período de devolução - 14 dias - O cliente receberá um reembolso num período até 14 dias a partir da receção do produto no nosso armazém, em função do método de pagamento selecionado.
Período de devolução - 15 - 365 dias - O cliente receberá um reembolso, em forma de voucher, num período até 7 dias a partir da receção do produto no nosso armazém.
Quem cobrirá os custos de entrega na eventualidade de custos adicionais de transporte? Cliente.

A compra desta encomenda foi feita em outubro de 2020, neste caso, o cliente receberá um reembolso, em forma de voucher.

Relembramos que os nossos armazéns não ficam em Portugal, os nossos armazéns ficam na Alemanha. Se a cliente não estiver de acordo com o nosso valor proposto para os custos retorno (ainda não foi veririficado o custo de retorno para este caso), tem sempre a opção de fazer o retorno por ela mesma, sendo que os reembolsos em forma de voucher, só são processados após recebimento e inspeção do estado dos produtos devolvidos.

Ficamos no aguardo da resposta da cliente sobre a melhor forma de proceder nesta situação.

Caso seja necessário algum esclarecimento a nossa equipa de atendimento ao cliente está ao vosso dispor.

Melhores Cumprimentos,
Beliani Team
Andre
17 de novembro 2021
Se não conseguem encontrar solução para reparação ou substituição das peças com defeito não terei outra solução senão adquirir um sofá novo.

Contudo um desconto de 100 eur quando um sofá mediano no vosso site tem um valor de 1200/1300 eur, não cobre sequer 10% dele, que mais uma vez estou a ser obrigado devido a vocês não se comprometerem a cobrir a garantia do mesmo.

Ou me dão um valor em voucher consideravelmente maior para poder adquirir um sofá novo no vosso site ou terão que assumir os custos de devolução do produto para o vosso armazém, pois o sofá tem defeito nas almofadas, pois este foi feito para se sentar e como tal fato alegar que foi mau uso não terá efeitos a vosso favor caso este assunto siga para tribunal, mas se for esse caso o necessário irei dar início ao processo.

Aguardarei uma resposta de vossa parte para ver os próximos passos a tomar
Beliani
Prezados, boa tarde.

Uma nova solução foi enviada por email para o cliente.

Ficaremos no aguardo da resposta do mesmo por email.

Melhores Cumprimentos,
Beliani Team