TVDE, Táxi e Veículos Ligeiros

Cabify - Cobrança do dobro do valor da simulação

Ana Cláudia Moreira dos Santos
Ana Santos apresentou a reclamação
30 de novembro 2017

Não chegaria a este ponto se a situação não fosse grave e se, para piorar, a resposta dada pelo apoio a cliente não fosse gozo.

A CABIFY vende um produto cuja primazia é a garantia do pagamento do preço indicado na simulação do ponto A ao ponto B (salvo exceções em que, obviamente, o cliente peça para alterar a rota ou deixe o motorista em espera).
Durante o dia de ontem foi realizada uma viagem da Loja do Cidadão do Porto para a Rua Instituto de Cegos S Manuel 231, na zona da Boavista. A aplicação mostra o valor entre os 5 e os 6€ dependendo da hora da consulta ser em hora de pico ou normal.
Na chegada, o recibo foi de 9,90€, basicamente o dobro do indicado.
Não foi escolhida rota opcional pelo cliente nem houve paragens no caminho.
Contactando o serviço de apoio, a resposta foi que a rota foi alterada pelo gps e, por isso, o cliente paga mais.
Será portanto o mesmo que encomendar uma pizza de 12€ mas o restaurante decidir enviar -me lagosta e cobrar 50€ com a agravante de que, na cabify, o valor me é cobrado diretamente.
Portanto, o cliente não pede alterações mas a marca cobra. Pergunto se na próxima vez que pedir uma viagem de Braga para o Porto se me vão cobrar um desvio por Lisboa.

Face à recusa na correção esta reclamação será encaminhada para todas as entidades competentes ate a mesma estar resolvida.

Data de ocorrência: 30 de novembro 2017
Cabify
5 de dezembro 2017
Estimada Claudia,

Desde já agradecemos o seu feedback.

Quanto ao exposto, informamos que de facto, apesar de ser uma situação pouco frequente, o trajecto informado inicialmente poderá alterar devido a situações ocorridas no momento como por exemplo acidentes. Estas alterações não são da
responsabilidade dos motoristas, nem da Cabify, sendo mais do que justo o preço praticado ser o dos km efectuados.

No entanto, e após análise cuidada, informamos que excepcionalmente rectificamos o valor da viagem para o originalmente calculado (5,22€).

Qualquer questão adicional, disponha.

Atentamente,

Equipa Cabify
Ana Santos
7 de dezembro 2017
Estimada Cabify,

Antes de mais obrigada pela resposta.
Permitam-me contudo, esclarecer aqui alguns pontos muito relevantes do ponto de vista legal e do consumidor:

- "situações ocorridas no momento como por exemplo acidentes. Estas alterações não são da
responsabilidade dos motoristas, nem da Cabify", a culpa é, portanto, do cliente? Se sim, não podem vender um serviço que anuncia a garantia de preço fixo por km;
- mesmo considerando o ponto acima como válido, ninguém solicitou alteração ao percurso nem houve um acidente;
- a partir do momento em que o percurso percorrido se desvia, mesmo que seja 2m, do percurso anunciado pela app e do valor com que o cliente concordou, é obrigação da Cabify, bem como de qualquer outra entidade, avisar o cliente que essa alteração vai surtir efeito no custo final e questionar a aceitação do aumento, o que também não aconteceu;
- gostava ainda que dispensassem 2 minutos a olhar para o mapa que o vosso serviço de apoio a cliente enviou durante a resolução da reclamação. O percurso efetivo, a azul, parece a olho nu mais curto ainda do que o suposto simulado pela aplicação no pedido - portanto, estaríamos a falar de uma alteração para uma distância mais curta com um aumento de preço. Assumindo ainda que o percurso efetivo é maior, 100 ou 200 metros não podem em circunstância alguma passar uma viagem de 5€ e alguns cêntimos para 9,90€, a não ser que o preço fixo por Km tenha aumentado para 4€;
- por fim, e não menos importante, a minha conta é utilizada pelo meu agregado familiar. A pessoa que apresentou a reclamação foi a pessoa transportada que se identificou em todas as comunicações que vos foram enviadas apesar do vosso assistente teimar em tratar o meu namorado por "Cláudia" como se a situação estivesse a ser tratada por mim.

Gostava portanto de fazer notar que apesar da situação estar resolvida, o comentário em que referem que a correção foi feita de forma excecional (como se a culpa fosse do cliente) não devia ter sido feito, muito menos a um cliente frequente que conhece o funcionamento das regras e do serviço.

Os melhores cumprimentos,
Ana Cláudia Moreira dos Santos
Ana Santos avaliou a marca
7 de dezembro 2017

A situação foi resolvida, contudo, a muito custo. Há uma clara resistência na intenção de resolução do assunto e ainda uma tentativa de culpabilização do cliente por um aumento injustificado.