CARRIS

Carris - Condução perigosa / abalroamento

Gonçalo
Gonçalo apresentou a reclamação
21 de setembro 2020
Assunto: Condução perigosa / abalroamento - "Tivesses passado por baixo"

Exmo(s) Sr(s)
Escrevo na qualidade não só de peão, mas também de condutor (Categorias A1, A, B1 e B, desde os meus 18 anos e sem registo de acidentes).

Hoje dia 21 de Setembro de 2020, pelas 14h31, no cruzamento da Rua Dona Estefânia com a Av. Duque de Ávila, fui literalmente abalroado/empurrado por um autocarro da carris de 20 toneladas (carreira 767 (?), matrícula ??-AO-??) , conduzido pelo Sr. (*).

A viatura circulava no sentido R. Dona Estefânia/Av. Duque de Ávila, ou seja em mudança de direcção, e mesmo tendo viaturas paradas à sua frente, decidiu passar o semáforo (da R. Dona Estefânia) e parada sobre este cruzamento e respectiva passagem de peões (da Av. Duque de Ávila), obstruindo os mesmos.

Ao encontrarem um autocarro parado sobre a passagem com sinal verde para peões, estes viram-se obrigados a contornar a viatura para atravessarem a Av. Duque de Ávila.

É nesse momento que ao passar pela frente do autocarro (para serem visíveis), o condutor (*) decide acelerar (de forma totalmente (in)consciente e propositada), sem qualquer consideração pelas vidas humanas que se encontravam diante do mesmo, que contra 20 toneladas nada podem fazer...

Instintivamente empurrei a criança que se encontrava a cruzar à minha frente, tendo eu contudo sido ainda abalroado/empurrado pela extremidade esquerda da viatura.

Incrédulo com o comportamento infantil e irresponsável deste condutor (supostamente intitulado "motorista profissional"), decidi dirigir-me ao mesmo, já que o autocarro ficou retido no trânsito alguns metros mais à frente.

Ao questionar o Sr. (*) pela manobra perigosa e irresponsável que acabava de realizar, o mesmo limitou-se a responder-me de forma irónica: "Tivesses passado por baixo"...

E é este tipo de perfil de condutor que a CARRIS coloca ao volante, de um autocarro de 20 toneladas, em plena cidade de Lisboa...

NOTA: Intitulei o Sr. (*) de condutor, porque claramente não me parece merecer o título de motorista profissional. E mesmo o de Sr, tenho as minhas sinceras dúvidas...

Fico a aguardar os vossos comentários.

Algumas notas de rodapé:

A) Art. 49. º, Código da Estrada:
1 - É proibido parar ou estacionar:
b) A menos de 5 m para um e outro lado dos cruzamentos (...);
d) A menos de 5 m antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões ou de velocípedes;

B) Art. 103.º, Código da Estrada - Cuidados a observar pelos condutores
2 — Ao mudar de direcção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.
3 — Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.

C) Art. 146.º Código da Estrada
1 - No exercício da condução, consideram-se graves as seguintes contraordenações:
i) A não cedência de passagem aos peões pelo condutor que mudou de direção dentro das localidades, bem como o desrespeito pelo trânsito dos mesmos nas passagens para o efeito assinaladas;

D) Os condutores de veículos, especialmente os motorizados, são os utentes a quem se exige uma boa formação teórica, prática, ética e cívica, dada a agressividade que pode representar, para os demais utentes, o objeto que conduzem. Deve ter perfeita noção da enorme desproporção existente entre o veículo que conduz, cuja agressividade é notória, e a fragilidade dos peões que também utilizam a via pública arriscando a sua integridade física quando ficam ao alcance dos veículos.
É preciso ter noção de que a via também é utilizada por peões, crianças, idosos, invisuais e pessoas com deficiências motoras, cabendo-lhe adaptar o seu comportamento de modo a defender-se de qualquer situação imprevista e poder prevenir acidentes.
Data de ocorrência: 21 de setembro 2020
CARRIS
22 de setembro 2020
Exmo. Sr. Gonçalo Nuno,

Gostaríamos de começar por agradecer o seu e-mail e, lamentar desde já a situação que descreveu. Todo o feedback que recebemos dos nossos clientes, seja ele positivo ou negativo, é visto como uma oportunidade de melhoria do nosso serviço.

Aproveitamos para informar que a CARRIS aposta na formação contínua dos seus motoristas e guarda freios e realiza a monitorização do serviço prestado, com vista a garantir níveis de exigência elevados e responder de forma adequada às necessidades dos clientes.

Comportamentos como o que descreveu, não se coadunam com o que identificamos como de referência, motivo pelo qual encaminhámos para análise e correção junto da área de enquadramento. Este é, como compreenderá, um procedimento interno sobre o qual não podemos dar conhecimento ao publico. Caso entenda, poderá acionar outras diligências que entenda como necessárias.

Queira aceitar as nossas desculpas, pelo sucedido.

Miguel Pereira