CARRIS
CARRIS Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
98,2%
Tempo Médio de Resposta
79,6%
Taxa de Solução
84,1%
Média das Avaliações
42,9%
Taxa de Retenção de Clientes
53%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
  • 213613000
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua 1º de Maio, N.º 103
    1300-472 Lisboa
  • reclamacoes@carris.pt
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Carris - Condução perigosa / abalroamento

Resolvida
Gonçalo
Gonçalo apresentou a reclamação
21 de setembro 2020
Assunto: Condução perigosa / abalroamento - "Tivesses passado por baixo"

Exmo(s) Sr(s)
Escrevo na qualidade não só de peão, mas também de condutor (Categorias A1, A, B1 e B, desde os meus 18 anos e sem registo de acidentes).

Hoje dia 21 de Setembro de 2020, pelas 14h31, no cruzamento da Rua Dona Estefânia com a Av. Duque de Ávila, fui literalmente abalroado/empurrado por um autocarro da carris de 20 toneladas (carreira 767 (?), matrícula ??-AO-??) , conduzido pelo Sr. (*).

A viatura circulava no sentido R. Dona Estefânia/Av. Duque de Ávila, ou seja em mudança de direcção, e mesmo tendo viaturas paradas à sua frente, decidiu passar o semáforo (da R. Dona Estefânia) e parada sobre este cruzamento e respectiva passagem de peões (da Av. Duque de Ávila), obstruindo os mesmos.

Ao encontrarem um autocarro parado sobre a passagem com sinal verde para peões, estes viram-se obrigados a contornar a viatura para atravessarem a Av. Duque de Ávila.

É nesse momento que ao passar pela frente do autocarro (para serem visíveis), o condutor (*) decide acelerar (de forma totalmente (in)consciente e propositada), sem qualquer consideração pelas vidas humanas que se encontravam diante do mesmo, que contra 20 toneladas nada podem fazer...

Instintivamente empurrei a criança que se encontrava a cruzar à minha frente, tendo eu contudo sido ainda abalroado/empurrado pela extremidade esquerda da viatura.

Incrédulo com o comportamento infantil e irresponsável deste condutor (supostamente intitulado "motorista profissional"), decidi dirigir-me ao mesmo, já que o autocarro ficou retido no trânsito alguns metros mais à frente.

Ao questionar o Sr. (*) pela manobra perigosa e irresponsável que acabava de realizar, o mesmo limitou-se a responder-me de forma irónica: "Tivesses passado por baixo"...

E é este tipo de perfil de condutor que a CARRIS coloca ao volante, de um autocarro de 20 toneladas, em plena cidade de Lisboa...

NOTA: Intitulei o Sr. (*) de condutor, porque claramente não me parece merecer o título de motorista profissional. E mesmo o de Sr, tenho as minhas sinceras dúvidas...

Fico a aguardar os vossos comentários.

Cumprimentos,

Algumas notas de rodapé:

A) Art. 49. º, Código da Estrada:
1 - É proibido parar ou estacionar:
b) A menos de 5 m para um e outro lado dos cruzamentos (...);
d) A menos de 5 m antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões ou de velocípedes;

B) Art. 103.º, Código da Estrada - Cuidados a observar pelos condutores
2 — Ao mudar de direcção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de peões, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.
3 — Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.

C) Art. 146.º Código da Estrada
1 - No exercício da condução, consideram-se graves as seguintes contraordenações:
i) A não cedência de passagem aos peões pelo condutor que mudou de direção dentro das localidades, bem como o desrespeito pelo trânsito dos mesmos nas passagens para o efeito assinaladas;

D) Os condutores de veículos, especialmente os motorizados, são os utentes a quem se exige uma boa formação teórica, prática, ética e cívica, dada a agressividade que pode representar, para os demais utentes, o objeto que conduzem. Deve ter perfeita noção da enorme desproporção existente entre o veículo que conduz, cuja agressividade é notória, e a fragilidade dos peões que também utilizam a via pública arriscando a sua integridade física quando ficam ao alcance dos veículos.
É preciso ter noção de que a via também é utilizada por peões, crianças, idosos, invisuais e pessoas com deficiências motoras, cabendo-lhe adaptar o seu comportamento de modo a defender-se de qualquer situação imprevista e poder prevenir acidentes.
Data de ocorrência: 21 de setembro 2020
CARRIS
22 de setembro 2020
Exmo. Sr. Gonçalo Nuno,

Gostaríamos de começar por agradecer o seu e-mail e, lamentar desde já a situação que descreveu. Todo o feedback que recebemos dos nossos clientes, seja ele positivo ou negativo, é visto como uma oportunidade de melhoria do nosso serviço.

Aproveitamos para informar que a CARRIS aposta na formação contínua dos seus motoristas e guarda freios e realiza a monitorização do serviço prestado, com vista a garantir níveis de exigência elevados e responder de forma adequada às necessidades dos clientes.

Comportamentos como o que descreveu, não se coadunam com o que identificamos como de referência, motivo pelo qual encaminhámos para análise e correção junto da área de enquadramento. Este é, como compreenderá, um procedimento interno sobre o qual não podemos dar conhecimento ao publico. Caso entenda, poderá acionar outras diligências que entenda como necessárias.

Queira aceitar as nossas desculpas, pelo sucedido.

Cumprimentos,

Miguel Pereira
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.