Universo Marca Recomendada Marca do Mês
    4470-177 Maia

Cartão Universo - Transações não autorizadas - fraude/crime cibernético

Graça Morbey Múrias
Graça Múrias apresentou a reclamação
23 de janeiro 2021 (editada a 1 de fevereiro 2021)
No dia 19 de janeiro de 1021, por volta das 22 horas o meu marido viu que tinha recebido uma mensagem no telemóvel informando que a alteração do número de telemóvel tinha sido efetuada para um número desconhecido. Como não tinha efetuado nenhuma alteração do número de telefone foi logo consultar a app Universo.

Verificou que às 21h18 tinha sido efetuada a alteração de número de telemóvel para 92****546 e às 21h20 foi efetuada uma transferência no valor quase total do disponível em crédito para uma conta na Bélgica, no montante de 1183,60€.

Às 22h10 contactou o serviço de apoio ao cliente, 50 minutos depois da transação, tendo reportado ao assistente que atendeu tudo o que estava a acontecer, tendo este bloqueado de imediato o cartão. Informou, atenciosamente, que este assunto seria encaminhado para o departamento de análise de transações e que eu seria contactado em 48 horas úteis, assegurando que tudo seria resolvido.

No dia seguinte, 20 de janeiro, dirigiu-se à loja Worten para repôr os contactos corretos. Foi posto em contacto por telefone com o apoio ao cliente pelas 9h21, a operadora disse que não poderia dar seguimento à questão pois o valor estaria cativo e a situação só seria analisada pelo departamento de análise de transações depois da dita transferência estar efetivada. Questionei ainda se por estar cativa a transação não poderia ser cancelada, uma vez que se tratava de uma fraude, ao que me respondeu que não era possível fazer nada.

Seguindo conselho da Polícia Judiciária, que contactei logo que me apercebi do que estava a acontecer, apresentei queixa da burla às autoridades, PSP de Oeiras, tendo ficado a queixa registada.

Não tendo recebido entretanto mais nenhum contacto, liguei novamente para a linha de assistência que transferiu para o departamento de análise de transações que simplesmente afirma que a responsabilidade não é do Cartão Universo pois a transação foi validada por um código por mail que terá sido também violado.

Esta desresponsabilização e falta de atenção para os clientes não é compatível com a imagem da marca associada a este cartão. O facto de não sermos os únicos a ter sido alvo de um crime cibernético levanta dúvidas acerca da segurança desta plataforma.

Esperamos ainda que esta situação tenha uma nova análise e uma solução justa para esta fraude.
25.01.21 - Depois de aberto problema no Portal da queixa a situação foi novamente enviada para análise, sem resposta até ao momento.
Tem aparecido mais casos semelhantes e o acesso ao cartão foi entretanto alterado.
Continuo a aguardar uma solução favorável ao cliente.
Data de ocorrência: 23 de janeiro 2021
23 de janeiro 2021
Estimado(a) Cliente,

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo
8 de fevereiro 2021
Estimado (a) cliente Manuel Múrias,

No seguimento da situação exposta, confirmamos o encerramento do processo nº 02851382/53606421.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Equipa Universo

São demasiado as queixas com esse tipo de transação para que não haja qualquer problema com a plataforma do cartão universo, essa é a minha convicção, difícil é assumir que os clientes podem ter razão. Os números falam mais alto e as comissões cobradas também, enfim.....

28 de janeiro 2021

Curiosidade: apesar das afirmações do Cartão Universo apontarem para que não têm problemas de segurança, reparei hoje que o acesso pela internet ao Universo online foi reforçada. Estranho...

Alguem pela experiência que estão a passar sabe algum contacto universo que vá directo para o departamento de analise de transações? aconteceu me um caso idêntico ao vosso e após queixa na policia, reclamação no livre de reclamações online, por duas vezes que recebo email do universo a indicar que teria de ser eu a pagar, no entanto à cerca de dois dias e sem nada que o fizesse esperar, recebo um email a dizer que houve nova analise e que me creditaram o valor burlado na conta, acontece que esse valor ja tinha sido creditado e agora até tenho mais saldo no cartão do que o proprio limite, quero esclarecimentos e ninguém entra em contacto comigo

Não existe contactos , nem email para onde a gente se pode queixar. Estamos a formar um grupo no WhatsApp quantos mais formos melhor para fazer uma queixa coletiva ao universo. Se quiser , se estiver interessado deixo aqui o meu contacto. 915295469