47.8
Supermercado Rocha S.A.

CELEIRO - Flocos da aveia embalados com mosquitos lá dentro!

Neto Felipe
Neto Felipe apresentou a reclamação
24 de novembro 2018

No dia 12 de agosto de 2018 fiz uma encomenda online no site: www.celeiro.pt cuja referência da encomenda é 428460 e incluia 61 pacotes de flocos de aveia Integrais Instantâneos Bio da marca Vida Celeiro. A encomenda chegou em poucos dias numa caixa grande que pesava 24,4 Kg. Guardei-a na despensa e fui consumindo os pacotes de cima primeiro sendo que passado 3 meses quando já tinha consumido quase todos os pacotes de cima vejo que os últimos pacotes que estavam em baixo estavam embalados com mosquitos no seu interior! Curioso como os pacotes infectados com mosquitos foram cuidadosamente colocados no funda da caixa o que revela má fé da parte do vendedor em tentar vender produtos com defeito numa encomenda de grande porte! No passado dia 21 de novembro desloquei-me à loja Celeiro do C.C. Amoreiras e fiz lá a reclamação no livro de reclamações e devolvi 3 pacotes do lote que tinha encomendado. Porém ainda tenho mais alguns infestados com mosquitos e todos eles têm validade até junho de 2019!

É inadmissível que se embalem produtos alimentares biológicos infestados com mosquitos! E pior ainda é que se trata de um produto certificado com o selo BIO da EU! Afinal o selo de BIO só serve para aumentar o preço do produto porque se houvesse realmente métodos de controle e fiscalização rigorosos nunca apareceriam produtos biológicos certificados embalados com mosquitos. Eu entendo que os biológicos atraem mosquitos pois são frescos e genuínos e sem insecticidas utilizados na sua produção, mas deve haver uma escolha e selecção mais rigorosa na altura do embalamento para que os produtos já infestados com mosquitos não sejam embalados nem cheguem ao consumidor final.

Data de ocorrência: 24 de novembro 2018
CELEIRO
30 de novembro 2018
Exmo. Sr. ,

Em primeiro lugar, agradecemos o seu contacto.

Os clientes são a razão de qualquer negócio e tem sido com as sugestões e reclamações dos nossos clientes que temos evoluído.

Lamentamos profundamente o sucedido e, desde já, comprometemo-nos no ressarcimento das unidades não conformes do artigo em causa, que ainda se encontram em seu poder. Assim sendo, agradecemos a amabilidade de se dirigir à loja Celeiro onde efetuou a reclamação, para proceder à devolução das unidades não conformes restantes. Agradecemos também que nos indique previamente o nº concreto de unidades, que irá devolver, para que possamos articular devidamente a operação com a loja.

Relativamente à sua questão, gostaríamos de manifestar os nossos comentários relativamente à qualidade do produto, que assentam no facto que o Exmo. Sr. também já citou, isto é, trata-se de um produto de origem biológica. Aos produtos de origem biológica são impostas por lei várias limitações, no que respeito diz à utilização de pesticidas e de aditivos conservantes. O produto que adquiriu trata-se de uma matéria-prima mais natural (cereais integrais), depende mais do equilíbrio no ecossistema e é mais sensível a qualquer variação no mesmo, incluindo a temperatura. Na rotulagem do artigo poderá ler-se “conservar em local seco e fresco, ao abrigo da luz”, o que exigirá que a temperatura de conservação se encontre abaixo dos 25ºC. Ora, tendo adquirido estes artigos no pico do verão, é possível que os mesmos tenham sofrido uma exposição excessiva ao calor, facto que obviamente lamentamos e que poderá ter concorrido para o desenvolvimento de insectos inferiores. Por outro lado, isto também poderá suceder de contaminação por via externa.

Tendo em conta a reclamação que nos reportou, verificámos se ainda tínhamos alguma embalagem deste lote do produto em prateleira, mas efetivamente não temos. Também não registámos quaisquer reclamações de clientes associadas.

Por último, gostaríamos de expressar que lastimamos imenso a insinuação que nos fez, de “má fé”. Consideramos que nos é completamente alheia a ideia/intenção de colocar embalagens de artigo não conforme com embalagens de artigo conforme, independentemente da posição ocupada dentro da caixa da sua encomenda.
Há mais de 40 anos que o Celeiro disponibiliza este tipo de artigo e não há memória de se ter recebido uma reclamação semelhante. Os clientes Celeiro são os principais impulsionadores da evolução que as lojas têm registado e esperemos que reconsidere e que nos devolva a sua consideração. Neste sentido, estimamos apresentar-lhe a sugestão de encomendar este tipo de produtos de forma mais gradual e de observar devidamente as condições de conservação dos mesmos. Voltamos a frisar que a natureza do produto (cereal, biológico), à semelhança de outros da mesma categoria, por exemplo como acontece por vezes com o arroz integral, atrai o chamado gorgulho (insectos coleópteros da família dos curculionídeos, sendo muitas espécies parasitas comuns dos cereais), pelo que é efetivamente fundamental observar as condições de conservação dos cereais, durante o seu armazenamento.

Uma vez mais, pedimos perdão por todo o incómodo e agradecemos toda a sua compreensão.

Em caso de qualquer outra questão, não hesite em contactar-nos.

Atenciosamente,
Equipa Celeiro
Neto Felipe
6 de dezembro 2018
Bom dia!

O produto que comprei vinha numa embalagem de plástico selada sem possibilidade de entrada de oxigénio! E cientificamente sem oxigénio é impossível haver alguma espécie de insecto que sobreviva ou se desenvolva com ausência de oxigénio. Essa explicação seria compreensível no caso de ser uma embalagem já aberta, mas as embalagens que fui devolver nunca foram aberta, mas como eram transparentes foi possível ver os insectos a consumirem o produto!

A encomenda que recebi em agosto foi guardada na despensa junto com outros produtos alimentares num local apropria para guardar os produtos alimentares com pouca humidade e luminosidade baixa e onde a temperatura é inferior a 25ºC o ano todo!

As hipóteses que vocês colocaram acima não se aplicam neste caso e está mais do que evidente que os insectos foram embalados juntos com o cereal na altura do embalamento. Houve claramente falta de verificação e cuidado na escolha e selecção do cereal a embalar e agora querem empurrar as responsabilidades desse erro para cima do cliente o que é lamentável. O cliente não é propriamente burro e os insectos não nascem nem se proliferam num ambiente sem oxigénio e é por isso que se embalam os produtos para que estes possam duram vários meses!