47.8
Supermercado Rocha S.A.

CELEIRO - Teste de intolerância alimentar

Patrícia Gomes apresentou a reclamação
21 de novembro 2021
Dirigi-me ao Celeiro do Loureshoping para realizar um suposto teste de intolerância alimentar. Com um valor de 60eur e duração de 60min aproximadamente.

Foi -me pedido que fizesse pré-pagamento. O meu teste demorou apenas 15min aproximadamente e a Sra. Paula Henriques aconselhou me a fazer uma consulta com ela com o custo de 45eur.

Foi no término da consulta, após sair da mesma, que cheguei à conclusão, que não se trata de um teste de intolerância alimentar mas sim um RELATÓRIO DE ELECTRO INTERSTICIAL SCAN, que se baseia sobretudo em detetar possíveis sintomas existentes no nosso organismo, e não se preocupa propriamente em detetar intolerâncias alimentar. Sinto me enganada e gostava de obter o reembolso do dinheiro.
Data de ocorrência: 20 de novembro 2021
25 de novembro 2021
Exma. Sra. D. Patrícia Gomes,

Em primeiro lugar, agradecemos o seu contacto.

Os clientes são a razão de ser de qualquer negócio e tem sido com as sugestões e observações dos nossos clientes que temos evoluído.

Lastimamos imenso a insatisfação percecionada com a realização do teste de intolerância alimentar em causa. Cumpre-nos, todavia, transmitir-lhe o testemunho da Sra. Dra. Paula Henriques, responsável pela aplicação do mesmo:

"A cliente assinou o consentimento informado. O teste por bio ressonância é um teste de intolerância alimentar, que tem por base a frequência vibracional dos alimentos por comparação com a do organismo, levando a uma imediata identificação dos alimentos que temos dificuldade a digerir, dificuldade causada por deficit na produção de algumas enzimas digestivas, o que pode causar alguns e até muitos dos sintomas que a cliente em concreto afirmou ter.

O método usado, a explicação do que significa a intolerância alimentar e a possível relação com os sintomas que apresentava foram explicados à cliente, no início da consulta. O teste em causa nada tem a ver com o processo intersticial Scan que refere, porque nem esse é o método subjacente, nem essa é a preocupação, encontrar sintomas, porque estes são os que foram apresentados pela cliente (as suas queixas) – os objetivos da realização do teste aplicado são, sim, procurar justificação para os sintomas que a/o cliente apresenta e sugerir alterações na alimentação, para promover a melhoria ou a ausência das queixas que apresentadas.

No caso concreto, os registos da avaliação indicam que a medição da intolerância alimentar iniciou-se às 15:19 e terminou às 15:46 – foram 27 minutos de diagnóstico, precedidos de 10 a 15 minutos de conversa inicial, para perceber as motivações e queixas da cliente e fornecer a explicação do que íamos fazer. Após os 27 minutos de diagnóstico, seguiram-se mais cerca de 10 a 15 minutos para impressão de um relatório detalhado de 23 páginas e mais 3 adicionais, que resumem o nível de intolerância aos alimentos (muito grande, grande e moderada).

Esta impressão foi sempre acompanhada de explicações e notas manuais, minhas, no próprio relatório, para que não houvesse dúvidas. A intolerância à lactose e ao trigo eram notórias e muito altas, o que, por si só, justificava todas as queixas que a cliente apresentava, tendo-lhe sido sugerido algumas substituições à sua dieta habitual."

Esperemos que reflita sobre o testemunho da Sra. Dra. Paula Henriques e reconsidere a sua perceção sobre o teste de intolerância alimentar realizado.

25 de novembro 2021
O consentimento que menciona foi dado para assinar e nem sequer foi dado uma cópia nem foi dado tempo para sequer ler, é só um procedimento que têm para depois se poderem defender. Foram dadas indicações e sugestões de substituição de alimentação? Isso não corresponde a realidade... Foi-me recomendada uma consulta subsequente com custo de 45eur por essa Sra. que realizou o teste sem tão pouco ter explicado o que fazia que estudos tinha para tal. Talvez seja nutricionista talvez seja apenas uma funcionária do Celeiro sem qualquer formação específica para o papel que desempenha. É realmente absurdo tudo isto, cada vez me sinto mais enganada. Caso não me seja devolvido o dinheiro, farei tudo para dar a conhecer que o Celeiro se aproveita desta forma das pessoas para extorquir dinheiro por um teste que não tem base científica.
Relativamente á intolerância á lactose... Normal, visto que 70% da população Mundial tem.... Volto a dizer não há base científica para estes testes continuando a serem realizados para entidades poderem ganhar dinheiro fácil. É muito constrangedor uma pessoa passar por esta situação e depois ver a vossa justificação... Lamento que sejam tão pouco assertivos. A melhor publicidade é feita pelos clientes por isso é uma questão de tempo para serem notificados pela entidade competente e vós proíba de realizar estes testes erróneos.
26 de novembro 2021
Exma. Sra. D. Patrícia Gomes,

Uma vez mais, agradecemos o seu contacto.

O teste de intolerâncias alimentares em causa é certificado e, até à data, foram realizados muitos testes, sem qualquer reclamação relacionada. Em todo o caso, prezamos a satisfação dos clientes e, como tal, anuímos na devolução do valor pago. Para o efeito, por favor indique-nos o seu NIB, para procedermos ao respetivo reembolso.

Mais informamos que a Sra. Dra. Paula Henriques é pós-graduada em Nutrição Humana.

26 de novembro 2021
Bom dia.

O meu NIB é o seguinte:

PT50 0193 0000 1050 2709 37040

Aguardo retorno do valor.
Grata na pela atenção dispensada,
3 de dezembro 2021
Exma. Sra. D. Patrícia Gomes,

Uma vez mais, agradecemos o seu contacto.

Informamos que já procedemos à devolução solicitada (anexo).

Equipa Celeiro
Esta resposta tem um anexo privado
Patrícia Gomes avaliou a marca
3 de dezembro 2021

Agiram em conformidade com o correto. Em caso de não satisfação do cliente, fizeram a devolução do dinheiro.

Acabo de passar por uma situação igual no Celeiro Fórum Viseu. Acabei de fazer o teste de intolerâncias alimentares e devo dizer que foi o maior fiasco a que já fui submetida. Um teste sem pés nem cabeça. Um teste que põe em causa o bom nome do celeiro e a saúde das pessoas. Referi que sou intolerante à lactose e por esse motivo uma das intolerâncias que aparecia era a lactose, mas não muito grave. Quando no teste de sangue aparece como uma intolerância grave. Uma das tendências para intolerância é a batata frita. E a batata cozida? E a assada? Batata frita é um alimento ou uma forma de cozinhar? Que eu saiba a batata, SIM, é um alimento.
Tenho testes ao sangue que fiz recentemente que me dizem que sou intolerante à lactose, à carne de vaca e ao amendoim. O único que referi à Dr. foi a lactose (engraçado como apareceu no teste). Mas o amendoim e a vaca não apareceram, como ainda me sugeriu que comesse manteiga de amendoim no pão ao lanche. Gravíssimo. Sinto que paguei 65€ por um teste com uma funcionária sem experiência na área e que fui completamente enganada. Exijo a devolução do dinheiro e aconselho, para manter a vossa boa imagem, a acabarem com estes testes. Sou cliente assídua da vossa loja e fiquei muito decepcionada com este serviço. Inadmissível. E sim, assinei o consentimento inicial mas para um teste credivel e no qual acreditava que o celeiro iria prestar um bom serviço. Apartir do momento que é um fiasco, não há consentimento que justifique isso. Exijo os 65€ de volta.