Cenatel - Centro Técnico de Electrodomésticos Lda

Factura nº 852017/64
Revendedor Casimiro Maiorga
Aparelho Frigorifico Beko SS132020
Exmºs senhores,
desde o final de Agosto o frigorifico em referencia tinha apenas 2 semanas de uso quando começámos a detectar alguns problemas, nomeadamente na borracha da porta conforme copia de mail enviado ao revendedor solicitando assistência.
Numa primeira vinda a 08.09.2017 de um tecnico da empresa Astecaldas o funcionário apenas deu calor na borracha para tentar superar o problema mas sem sucesso. O problema persistiu. Os documentos da assistencia foram preenchidos mas não me apercebi que num dos campos assinalava em como o frigorifico apresentava Marcas/amolgadelas o que não é verdadeiro.
Numa segunda visita de um outro tecnico da mesma empresa a 25.09.2017 o técnico trouxe outra borracha para substituir a anterior mas a "nova" estava em péssimo estado e no fim de aplicada ainda apresentava mais problemas que a original do produto. Alegou também que o "caixote" do frigorifico estava empenado e que poderia acontecer quando estão em armazém, tendo colocado uma altura na dobradiça da aporta de forma a que a porta subisse e a borracha já fizesse aderencia, mais uma tentativa falhada. Aquando desta vinda quando o tecnico puxou o frigorifico para a frente o reservatório de água que se encontra por cima do motor estava cheio de agua e fiquei eu a retirá-la com panos.
Entretanto ficámos a aguardar alguma informação até que entre 16 e 20 de Outubro liguei para a Cenatel a saber o que se passava e a 24 de outubro recebo contacto da empresa astecaldas para agendar nova vinda do técnico...enfim eu já estava bastante aborrecida/chateada com a situação e neguei-me a receber o técnico até que me resolvessem a situação de vez.
Não recebendo qualquer contacto da Cenatel ou astecaldas voltei a insistir dias a fio a ligar para a cenatel até que a 13 de novembro consegui falar com a Cenatel novamente com Dª Catarina Moreira (com quem falei sempre sobre este caso na Cenatel) até que lhe falei da situação da borracha e de não pretender a visita do técnico mas pretendia mesmo é uma solução definitiva pois para além da questão da borracha temos a questão do frigorifico + ou - de 3 em 3 semanas verifico que os alimentos não se encontram frescos e ao puxar o frigorifico para a frente verifico que o deposito da agua se encontra cheio de agua e a grelha do frigorifico se encontra fria...apos absorver toda a agua do deposito o frigorifico começa a trabalhar e a grelha a aquecer como seria suposto. A dª Catarina Moreira Cenatel convenceu-me a que o tecnico voltasse cá a casa para verificar as ocorrências, concordei e fiquei a aguardar, pois supostamente a cenatel iria transmitir a informação á astecaldas.
Passado mais de 1 semana decidi ligar hoje á astecaldas para saber o ponto de situação e qual não é o meu espanto de saber que a astecaldas não tinha qualquer informação da Cenatel...
Isto é demais...uma falta de respeito pelo cliente que não tem adjectivos...
Ficou agendada vinda do tecnico da astecaldas para a proxima segunda feira dia 27.11.2017.
Ficando eu a aguardar que levem o frigorifico para que se resolva a questão de uma vez. Não estou nada satisfeita com o desenrolar da situação e muito menos satisfeita com o frigorifico/BEKO...deixa mesmo muito a desejar...
em anexo envio novas fotos do estado em que se encontra a borracha, da diferença da borracha no topo e na parte inferior do frigorifico, de uma das vezes em que tive de tirar a água do deposito que fica por cima do motor e ainda e uma das muitas chamadas que fiz para a cenatel sem ser atendida depois de minutos infinitos em espera.

Depois desta exposição aguardo então a vinda do técnico na proxima segunda feira e que venha com ordens para levar o frigorifico pois aqui em casa não se repara sozinho...caso contrario estarei disposta a recorrer a superiores instancias.
Neuza Patricio / Carlos Sousa

outro mail
Exmºs senhores,
após a ultima intervenção da equipa da Astecaldas no nosso frigorifico Beko em novembro, Frigorifico esse recente e com poucos meses de compra, no momento aparentemente parecia ter sido resolvida.
Após verificarmos que o recipiente atrás do frigorifico estava constantemente cheio e a transbordar de água, Decidimos aguardar algum tempo para analisar mais profundamente o que ia acontecendo com o frigorifico e tirar fotografias do seu estado/evolução, de forma a termos connnosco bases que comprovem esta situação.
Assim vimos a informar que no máximo de 3 em 3 semanas sou obrigada a retirar o frigorifico do sitio habitual para absorver toda a água que vai surgindo no dito recepiente e que normalmente transborda para o chão, Como podem verificar em fotos que anexarei.

Após varias situações semanas após semanas decidi ir a várias lojas especializadas em electrodomesticos colocar a questão e explicar o que tem vindo a acontecer...todos foram perentórios nas suas respostas:

ou o frigorifico efectivamente tem algum problema ou
não está a vedar como deve ser e daí ir sempre criando água no recipiente em quantidades fora do comum e com isto aumentar o seu consumo de electricidade.
Neste momento cansada e desgastada com toda esta situação vou dar alguns dias para que a assistência técnica e a equipa representante da marca BEKO em portugal entrem em contacto uma com a outra e tomem uma decisão, definitiva a resolver esta questão.
Não pretendo para já recorrer a outros meios para solucionar a questão mas se assim nos "obrigarem" terei de dar seguimento ao processo por outras vias.
Aguardarei com esperança numa resolução definitiva da situação
Neuza Patricio

resposta
------- Mensagem original --------

De: Assistencia

Data: 16/04/2018 14:44 (GMT+00:00)

Assunto: RE: Frigorifico Beko com vários problemas
Boa tarde Dª. Neuza

De: Neuza Patricio
Enviada: 24 de maio de 2018 22:36
Cc: 'Cenatel Lda'; geral@astecaldas.pt
Assunto: Re: Frigorifico Beko com vários problemas
Boa noite,
após a vinda do tecnico da vossa representante Astecaldas, tecnico esse a quem ninguem teve o cuidado de explicar o processo..."conclusão caiu aqui sem saber o que se passava nem sabia muito bem o que vinha fazer pois estava para escrever no relatorio as peças que era necessário substituir...enfim um serviço lamentavel da astecaldas).
E como não bastasse continuamos á quase 1 mês a aguardar noticias definitivas dos vossos serviços assim como informado pelos serviços da Cenatel, e passo a citar "Iremos registar um novo pedido e enviar para o centro técnico analisar a situação e dar uma solução definitiva" 16 de Abril
solução essa que teima em não chegar...quantas mais vezes é preciso cá vir um técnico, quantas vezes mais é preciso faltarmos ao trabalho para recebermos os vossos técnicos...será que o melhor será colocar o nosso advogado a tratar da situação? e para além de exigir que sejamos ressarcidos do valor pago pelo frigorifico seja necessário fazer um levantamento juntos das nossas entidades patronais a solicitar as perdas de vencimento por faltas por causa desta situação?
Da nossa parte temos sido muito condescendentes e pacientes mas estamos no limite...completamente no limite... e como se não fosse grave o suficiente na passada sexta feira dia 18 de Maio ligaram-nos do departamento de qualidade da Beko para saber qual o grau de satisfação da assistencia prestada! Esta foi mesmo para acabar...sou sincera questionei por varias vezes o sr. do departamento de qualidade da Beko se aquela chamada não era uma brincadeira...
Enfim..
Aguardaremos alguns dias mais até tomarmos outras providencias.
Neuza Patricio e Carlos Sousa

De: Assistencia
Data: 25/05/2018 09:56 (GMT+00:00)
Cc: 'Cenatel Lda' , geral@astecaldas.pt
Assunto: 201806582
Bom dia Dª. Neuza,
Compreendo toda a situação mas também deverá compreender que sem termos uma decisão da marca não podemos tomar qualquer solução, o relatório da visita realizada a sua casa encontra-se em análise no departamento técnico e espero poder avançar com alguma solução ainda durante o dia de hoje.
Salientamos que não temos qualquer interesse em atrasar as decisões e muito menos em ter clientes descontentes com o serviço e com a marca, pelo que temos todos o mesmo interesse em resolver a situação de vez.
Peço apenas p.f. que aguarde por esta análise técnica para possamos realmente dar uma solução, obrigada
e-mail: assistencia@cenatel.pt
Cenatel

De: Neuza Patricio
Enviada: 25 de maio de 2018 14:20

Boa tarde d.a Sandra,
Também compreendo a vossa situação.
Qual a média de espera por uma resposta?
Para que possamos continuar a aguardar pacientemente, como até agora.
Obrigado
Neuza

De: Assistencia
Data: 25/05/2018 15:29 (GMT+00:00)
Boa tarde Dª. Neuza
Já tivemos o parecer do departamento técnico e o mesmo esclarece os seguintes aspectos:
Para as pingas de água que se verificam no vidro que está por cima da gaveta dos legumes a razão maior é o facto das verduras estarem expostas no interior da gaveta (qualquer verdura liberta humidade e devem estar devidamente embaladas e não soltas como mostra a foto), neste caso sugerimos que faça o teste de colocar as suas verduras em sacos e verificar se altera a dita condensação.
Tendo demonstrado ser uma cliente paciente, a marca fornece uma extensão de garantia de mais 12 meses para o seu artigo (junto doc em anexo) para desta forma minimizar o descontentamento de todo o processo
Vai seguir na data de hoje a resistência para o centro técnico proceder agir em conformidade nos prox dias, obrigada

Enviada: 26 de maio de 2018 12:11
e-mail: assistencia@cenatel.pt
Bom dia d.a Sandra, desde já o nosso obrigado pela vossa pronta resposta (- de 24h após o meu mail) e quase 1 mês após a vinda do tecnico da astecaldas.
Vou te ser o mais sucinta possível na minha modesta posição e desconhecimento sobre funcionamento de electrodomésticos.:
1.° sou sim uma pessoa bastante paciente e defendo que a conversar é que podemos resolver as questões.
2.o a vossa referência às pingas de água na gaveta do interior do frigorífico foi uma novidade para mim uma vez que nunca tinha feito qualquer referência "reclamação" quanto a isso pois todos nós sabemos que os legumes contém água na sua composição e que ao estarem guardados seja num frigorifico ou nao, seja com sacos ou sem sacos haverá sempre condensação. Por tanto essa é uma questão que nunca levantei nem tenciono levantar.
3.°quanto à vossa indicação, e passo a citar "O aparelho está num local muito escuro encastrado, nesta condição é natural não evaporar em condições a água da aparadeira do compressor. Para resolver deve-se aplicar uma resistência para que a eliminação da agua da descongelação seja evaporada na totalidade e com frequência." Gerou.me um pouco de confusão pois acredito que lhe enviaram o relatório errado pois como pode constatar pelas fotos que anexo o frigorifico tem uma janela enorme do seu lado esquerdo e do lado direito porta de vidro para acesso à Churrasqueira. Inclusive tem pontos de circulação de ar em cima com 13cm, em baixo 4cm e atrás com cerca de 14 cm de espaço até à parede. Inclusive o frigorífico que tive anterior tb sem congelador esteve complenamente dentro deste espaço sem qualquer folga na parte superior durante 14 anos e nunca nos deu um único problema.
4° e ultimo ponto envio também foto retirada por nós agora com uma pequena lanterna de 10 cm e 1.5cm de diâmetro ligada dentro do frigorífico e veja o que descobrimos, afinal a borracha colocada recentemente continua sem vedar.
Fico a aguardar vossa posição em relação ao aqui apresentado e por favor vejam o processo desde o 1.o mail em que enviei sempre informação e fotos do ponto de situação.
E continuo a concordar consigo sou mesmo uma cliente paciente mas que a continuar assim terei de ter paciência e resolver a questão por outras vias.
Neuza Patrício

Data de ocorrência: 20 de julho 2018
Neuza A.
Neuza A. avaliou a marca
9 de setembro 2020

Muito tempo para resolver a questão que era evidente para todos...