1.5

Centro Hospitalar do Médio Ave - Falta de coordenação

Joana Amorim
Joana Amorim apresentou a reclamação
2 de agosto 2023
No dia 30 de julho, o meu irmão deu entrada no serviço de urgência do Centro hospitalar do médio ave, em Vila Nova de Famalicão. Foi diagnosticado o úmero direito fraturado. Aplicaram-lhe gesso e veio para casa. Na manhã seguinte, por ter muitas dores, voltou ao mesmo local, onde lhe foi prescrita medicação para esse efeito e foi-lhe dada indicação da necessidade de cirurgia.
Regressou a casa, onde deveria aguardar um telefonema que o notificaria para a cirurgia.
Esse telefonema aconteceu no dia 1 de agosto. Foi-lhe dada a indicação para se apresentar no hospital pelas 21h para ficar internado, uma vez que a cirurgia ocorreria na manhã do dia 2 de agosto.
No dia 1, pelas 21h apresentou-se no hospital. Quando chegamos perto do segurança, o mesmo esteve mais de 20 minutos a tentar contactar a enfermeira para que nos fossem dadas informações. Quando finalmente atenderam o telefonema, disserem não ter vagas disponíveis, pelo que teríamos de aguardar o número de horas necessárias até algum utente ter alta.
Já eram aproximadamente 22h quando, por coincidência, dirigiu-se à portaria, para levantar o seu jantar, o médico que tinha atendido o meu irmão no dia 30. Aproveitamos para questionar o médico sobre a situação. O mesmo contrariou as indicações do porteiro e disse-nos que a admissão deveria ser realizada pela urgência.
Dirigimo-nos à urgência. O meu irmão foi à recepção, onde lhe foi dada indicação que teria de Agusta triagem. Aguardou. Na triagem disseram-lhe que seria chamado passados poucos minutos. Era meia noite, quando nos voltamos a dirigir à triagem. Por essa altura, finalmente, disseram para ele entrar para a área de urgência de ortopedia.
Por lá ficou até às 11h30 da manhã. Nesse momento foi colocado na enfermaria geral.
Só no dia 2 às 16h foi transferido para a enfermaria de ortopedia. A cirurgia começou às 16h30.
A falta de coordenação do hospital e a falta de informação que dão aos utentes é lamentável.
Ninguém sabe de nada. Todos se contradizem uns aos outros.
Lamentável
Data de ocorrência: 1 de agosto 2023