1.5

Centro Hospitalar do Médio Ave - Parto na maternidade do chma

Ana Catarina Marques da Silva
Ana Silva apresentou a reclamação
28 de junho 2023
No dia 13/06/2023 dei entrada no hospital com a marcação para ser feito o meu parto de forma induzida as 41 semanas .
Fiquei em indução de parto do dia 13/06 até dia 15/06 que foi quando o meu filho nasceu.
Apanhei várias equipas ao logo deste tempo e algumas das vezes foram prestáveis e pediam consentimento para realizar qualquer procedimento.
Tudo mudou de figura no dia 15/06 dia do parto no qual já estava em sofrimento indiscritível , em jejum desde de quarta ao meio dia com apenas uma sopa no estômago, pois havia a possibilidade de ter de ir para cesariana, e a epidural já não fazia grande efeito .
Tinha também a bolsa rota já a 19h , e tive o meu parto de forma ginecológica pois não sentia a perna esquerda .
Durante a expulsão tive um enfermeiro parteiro em cima da minha barriga a fazer força horrível e eu queixei me e pedi para parar ao que ele respondeu “ vá lá , o bebe quer nascer “ . Para além disso foi usada ventosa e fizeram me episotomia sem autorização e quando tentei dizer que não queria , já muito cansada , desidratada e desnutrida esse mesmo enfermeiro me empurrou para trás e me mandou calar.
O meu filho nasceu , e eu tive uma hemorragia e fiquei quase inconsciente, nem tive o primeiro momento com o meu filho pois quase tive de fazer uma transfusão de sangue.
Tudo se resolveu e fomos admitidos num quarto .
Com a cessão do efeito das anestesias e epidurais vieram as dores perineas horríveis que não me deixavam deitar, sentar ou até estar de pé .
Para piorar o meu filho deixou de pegar no peito e teve de ir para neonatologia pois perdeu bastante peso ( cerca de 200gr num dia) .
Ajudaram 0 na minha recuperação , sempre que pedia ajuda para as dores diziam que era normal que tinha de aguentar e davam anti inflamatórios e Ben-U-Ron para aliviar as dores e que tinha de fazer gelo 3 vezes por dia , mas quando pedia gelo nunca tinham gelo feito .
Após 4 dias , não estava melhor , psicológico todo abalado , filho na neonatologia e dizem me que tenho alta pois em casa recuperava melhor e que aquilo não era um hotel e que o meu filho ia ficar internado na mesma mas que podia ficar lá como acompanhante.
Cheia de dores fiquei uma noite numa sala que tinha 30 graus , e uma poltrona que mal dava para dormir para poder cuidar do meu filho que teve alta no dia a seguir de manhã , não graças ao hospital mas sim a mim que fiz de tudo para o tirar de lá .
Ainda hoje dia 28/06 tenho dores , mas já melhorei bastante não graças a eles novamente mas a mim que procurei ajuda e em condições estou a fazer tratamento pois dito pela minha médica de família analisando as cartas que eles mandaram para ela do relato de parto , eu quase morri no parto e que foi um parto bastante difícil .
Por isso digo tenham bem atenção onde tem os vossos partos pois eu informei me e estudei e falaram me tão bem desta maternidade, que era amiga dos bebés e faziam pratos humanizados e foi completamente o contrário.
Fiz plano de parto e só me perguntaram uma vez se o tinha feito e nunca mais o pediram até aos dias de hoje.
Data de ocorrência: 28 de junho 2023