CeX Complete Entertainment Exchange, Unipessoal Lda

CeX - Atendimento depois de compra peculiar

João Gouveia apresentou a reclamação
4 de novembro 2022
Na manhã do dia 04/11/2022, por volta das 11h15, dirigi-me à CeX do Alameda Shopping, Porto, para obter esclarecimentos sobre uma compra online, cujo material contido no interior não correspondia à embalagem, tendo sido informado pelo colaborador que era uma prática perfeitamente legítima e comum na empresa.

Após recebimento do Blu-ray Titanic (1997) 2 Discos - Ordem Web 202432; Transação Noa PTFRVS88961 -, acabei por verificar que o disco do filme não correspondia efetivamente à edição portuguesa, conforme patente na capa do produto, portanto, não continha legendas em português. Após questionar o colaborar para esse facto, foi-me comunicado que as legendas dos Blu-rays não são verificadas pela CeX. Devo confessar que fiquei bastante surpreendido, pois significa que qualquer pessoa pode vender edições estrangeiras em capas de edições nacionais e vice-versa à CeX, sem que o consumir seja informado para esse facto, podendo adquirir produtos que não correspondem ao indicado no invólucro.

Não é a primeira vez que compro Blu-rays à CeX e, regra geral, quando o filme não possui legendas em português, é indicado literalmente entre parênteses curvos logo a seguir ao título do filme. O que não se verifica neste caso. Na verdade, a própria sinopse do filme está escrita em português, como podemos facilmente constatar nas informações do produto no vosso site:

Perante isso, o vosso colaborador, de forma jocosa, disse que tudo isso era legal, tanto que, após a devolução do produto, ia voltá-lo a colocar à venda exatamente nos mesmos termos, ou seja, sem informar ao consumidor que o conteúdo daquele produto não corresponde à embalagem, e que não tem legendas em português. O que realmente se verificou poucos minutos depois. Não sei se é legal ou não, mas agir de boa-fé não é de certeza.

Em resumo, acabei por devolver um artigo cujo conteúdo não correspondia ao comprado, mas saí da CeX sem que o vosso colaborador reconhecesse o meu ponto de vista – pelo contrário, só faltou dizer que a culpa era minha por não ter adivinhado que era perfeitamente normal comprar discos Blu-rays que não correspondem à capa e às informações do vosso site – e sem um pedido de desculpas, que perante o exposto era o mínimo.

Acabei por ficar extremamente desiludido e a sentir-me muito pouco compreendido e acolhido na vossa loja física. Espero que o meu caso sirva para melhorarem o vosso serviço, a fim de evitar que mais clientes se sintam insatisfeitos e inseguros pelas mesmas razões.

Com os melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 4 de novembro 2022
CeX
Boa tarde João,

Lamento antes de mais pela situação que experienciou :(

Compreendo a insatisfação do João face ao que se sucedeu junto da CeX, pelo que farei todos os esforços para esclarecê-lo da melhor forma e para garantir que qualquer inconformidade será devidamente corrigida!

Todos os filmes que a CeX comercializa são verificados antes de serem adquiridos para garantirmos que estão 100% funcionais, acompanhados por caixas e capas originais e que possuem o idioma em Inglês e/ou Português, sendo posteriormente vendidos com 3 anos de garantia.

Infelizmente, deverá ter havido alguma falha de comunicação da parte dos colegas para que não tenha sido passada esta informação, que está também disponível para consulta na nossa Página de Ajuda, aqui:

- https://pt.support.webuy.com/support/solutions/articles/43000017894-a-cex-compra-artigos-que-n%C3%A3o-incluam-as-instruc%C3%B5es-

Esta informação começou a acompanhar os filmes que a CeX comercializa, pelo que contamos abranger todos os códigos o mais rapidamente possível!

Até lá, garanto averiguar já esta situação com os colegas da loja CeX do Porto Alameda para que o código associado a este filme seja ajustado em conformidade :)

O João indicou e correctamente que a CeX já faz a distinção do idioma de vários códigos que comercializa, indicando-o entre parênteses como este exemplo (007, Casino Royale (2006) (Com Sub PT)). Em contrapartida, os filmes que não têm qualquer informação relativa ao idioma poderão possuir audio e legendas em Inglês e/ou Português.

Embora não usufrua de uma forma directa para identificar o idioma destas unidades, estamos inteiramente disponíveis para o ajudar através desta via, pelo que podemos contactar os colegas que possuem o filme em stock para identificar as suas condições reais!

Isto apenas funciona no entanto para unidades únicas, uma vez que não terá uma forma de seleccionar a loja CeX que expedirá o filme.

Em nome da CeX e dos colegas, peço desculpa pela falha de comunicação que ocorreu e garanto-lhe que não espelha de todo o método de trabalho da CeX! Continuaremos a trabalhar arduamente para melhorarmos o nosso serviço e para incluirmos o máximo de informação possível nos produtos que comercializamos.

Se o João tiver alguma questão, não hesite em contactar-nos pelo que teremos todo o gosto em ajudá-lo :)

Atentamente,
Miguel
7 de novembro 2022
Pedido de desculpa aceite e obrigado pela compreensão. Na verdade, nunca tinha tido problemas com a CeX, e todos os blu-rays que comprei online (com exceção desse) foram sempre ao encontro do esperado. O constrangedor desta situação, como relatei, foi a forma como o colaborador da referida loja agiu, não reconhecendo que o disco devia efetivamente corresponder à caixa e colocando-o novamente à venda como se fosse normal; o que ampliou ainda mais a minha indignação. O reembolso é uma reparação material, mas nem sempre repara os danos emocionais, e sem dúvida que se o vosso colaborador tivesse agido corretamente, nada disto teria acontecido.
João
João Gouveia avaliou a marca
7 de novembro 2022

Lojas como esta fazem falta.