81.6

DPD - Falha de informação - recolha de uma encomenda

Mendonça S
Mendonça S apresentou a reclamação
22 de março 2023

Venho por este meio pedir um esclarecimento acerca da situação em questão:

No início do mês de Janeiro de 2023, tratei de todo o processo de devolução de uma encomenda para uma empresa e fui informada pela mesma que iria ser contactada em breve pela DPD para me fazerem a recolha. Acontece que eu não fui contactada pela DPD e a caixa não estava preparada, portanto nos dias 11 e 12 de Janeiro o estafeta dirigiu-se à morada sem necessidade... Eu só tive conhecimento disto mais tarde através da pessoa que estava nessa morada e do aviso da DPD por e-mail, por isso no dia 12 de Janeiro eu liguei para a DPD a expor a situação e reagendaram-me a recolha para o dia seguinte, então no dia 13 de Janeiro a recolha foi feita e nesse mesmo dia o estafeta até me ligou a informar que iria fazer a recolha.
Dois meses mais tarde, precisamente entre 15 a 17 de Março, o estafeta voltou a dirigiu-se à morada nesses 3 dias por ter sido novamente notificado da recolha que já tinha sido feita. Mais uma vez, fui apenas informada via e-mail e pela pessoa que estava nessa morada, além de que eu já não tinha nada para devolver. Na sexta-feira, dia 17 de Março, eu liguei para a DPD a expor a situação e pedi para cancelarem tudo - inicialmente a senhora que me atendeu nem estava a perceber bem e sugeriu para eu enviar o comprovativo da recolha à empresa em questão, e eu já lhe tinha explicado que essa empresa já recebeu a caixa e que só faltava eu receber o reembolso -, ao que o meu pedido foi aceite e a senhora disse que ficou cancelado.
Já anteontem, dia 20 de Março, qual não foi o meu espanto que mais uma vez o estafeta voltou a dirigir-se à morada. Como nesse dia eu estava presente, eu prontamente lhe expliquei a situação e pedi imensas desculpas, e ele explicou também que ainda estava a ser notificado da recolha. Hoje, dia 22 de Março, o estafeta mais uma vez voltou a dirigir-se à morada, pois eu recebi novamente o aviso por e-mail. À hora de almoço voltei a ligar para a DPD, expus toda a situação e pedi novamente para cancelarem tudo, no entanto a senhora parecia pouco ou nada interessada - respondeu apenas que compreende a situação e perguntou se eu precisava de ajuda com mais alguma questão - mas eu insisti no pedido e a mesma disse que ía deixá-lo registado.
Posto isto, quero apenas esclarecer que aquilo que está em causa não são as idas do estafeta à morada da recolha, e sim as deslocações desnecessárias que ele tem feito sem necessidade devido a uma falha de informação da vossa parte. É de louvar a paciência e competência profissional deste estafeta, que não tem culpa nenhuma de existir uma falha de comunicação e que está apenas a fazer aquilo que a ele compete quando lhe é dada a notificação de uma recolha. Com todo o respeito pelo estafeta, colocando-me também no seu lugar, sinto-me grata por ainda assim ele conseguir manter a sua postura profissional perante esta situação injusta, pois são mais de 5 deslocações desnecessárias que ele tem feito sem qualquer necessidade.

Envio em anexo o comprovativo dos avisos.

Agradeço a vossa atenção no sentido de me esclarecerem a situação em questão e solicito ainda um ponto de situação em relação ao meu pedido de cancelamento.

Sofia Mendonça
Data de ocorrência: 22 de março 2023
DPD
22 de março 2023
“Exmo.(a) Sr.(a)Mendonça S,

Agradecemos, desde já, o facto de ter registado esta ocorrência, reclamação número 90533223 e muito lamentamos a situação ocorrida, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Melhores cumprimentos,
Serviço de Apoio a Clientes
DPD Portugal”
DPD
23 de março 2023
Exmo (a). Sr (a) Mendonça S ,

Necessitamos de informação complementar por forma a podermos esclarecer detalhadamente sobre o ocorrido, pelo que agradecemos que nos envie uma mensagem para o endereço de email apoio-consumidor@dpd.pt indicando o nº da Guia de Transporte em causa.

Estamos certos de que, após apuramento dos factos inerentes a esta situação, estaremos em condições de lhe poder prestar todos os devidos esclarecimentos.

Melhores cumprimentos
Serviço de Apoio a Clientes