81.6
    2660-341 Santo António dos Cavaleiros
  • apoio.consumidor@dpd.pt

DPD - Falha na entrega

Hugo Santos apresentou a reclamação
23 de junho 2020 (editada a 2 de julho 2020)
O serviço mais deplorável que tive o prazer de experimentar até hoje. Uma vergonha!!!
No dia 12 de Junho (6º feira), sou contactado via telefone por um estafeta desta empresa que diz ter uma encomenda para me entregar (o que é normal porque eu realmente estava a aguardar essa encomenda), de seguida pergunta-me onde é que era mesmo a minha casa porque estava com algumas dúvidas. Expliquei e ele depois disse-me que então existiu um erro porque embora ele estivesse na mesma cidade, a zona da minha residência, não era dele. Ele iria então passar a encomenda ao colega responsável pela zona e no dia 15 (2ª feira), seria entregue.
Ora bem, no dia 15 ninguém me tentou entregar nada e no dia 16 vejo no tracking da encomenda que a mesma foi devolvida. Estou 24h por dia em casa todos os dias. Ninguém me tentou ligar sequer nem as minhas câmeras têm registado a presença de qualquer viatura de entrega nesse dia. Comecei então a tentar entrar em contacto com a DPD para resolver a situação, mas após várias tentativas sem sucesso, apenas consegui que me atendessem no dia 18!! Pelo meio envie um email ao qual não tive feedback sequer. Nessa chamada do dia 18, explicaram que a encomenda afinal estava em armazém e que existiu um problema interno de logística e que iriam então desbloquear a encomenda de imediato para ser entregue dia 19. Dia 19 não entregaram nada!!! E até agora nada. Então hoje liguei de novo e respondem-me então que a minha encomenda foi realmente devolvida ao fornecedor (neste caso a Nike), e que já estava em Espanha. Solução avançada pela DPD, eu que entre em contacto com a Nike porque esse problema agora é meu (disseram-me literalmente isto, podem verificar na gravação da chamada).
Enfim, um serviço que envergonha qualquer pessoa/cliente e que demonstram bem o profissionalismo que por aí circula.
Ah, na falta de conseguirmos contactá-los via telefone, eles pedem para deixar-mos o nosso contacto para nos contactarem de volta. Fizeram-no passado 2 dias da minha 1ª tentativa de contacto. Tocou 2 vezes e não consegui atender a tempo. Tentamos ligar de volta e cortam de imediato a chamada e não volta a tentar ligar.
Como já mencionei anteriormente, miserável........
Data de ocorrência: 23 de junho 2020
DPD
23 de junho 2020
Exmo. sr. Hugo Santos,

Sem mais de momento, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos,

Serviço de Apoio a Clientes
DPD Portugal
23 de junho 2020
Já tinha enviado email antes desta queixa (tal como expliquei), através do vosso site dia 16 ou 17 (não consigo precisar porque através do site, não recebemos qualquer confirmação na nossa caixa de correio), e ninguém me respondeu o que poderia ter evitado toda esta situação.
Hoje, já enviei então a reclamação para o endereço de email que vocês indicaram na vossa resposta, mas ainda antes do vosso envio da mesma (basta ler algumas das queixas por aqui para perceber que a vossa resposta é standard).

Fico a aguardar pelo vosso feedback.
30 de junho 2020
Só um novo pormenor. A minha esposa fez uma encomenda de café que foi hoje entregue na minha residência e, aproveitando o estafeta da DPD lá em casa, perguntei-lhe sobre esta encomenda que está na génese desta reclamação e, qual resposta já esperada, ele nunca tentou entregar essa encomenda em minha casa (embora no site da SEUR diga que não estava ninguém em casa), e o tal colega que me ligou antes e que era suposto ter a minha encomenda por engano, porque a minha casa não fazia parte da zona de distribuição dele (embora, repita, estava na mesma cidade a pouco mais de 2km da morada), nunca lhe entregou nada.
E pronto, é isto o serviço DPD. Sem distribuição, sem contacto, sem remarcação ou reagendamento e devolução directa para o fornecedor que, e embora diga no tracking que no dia 16! foi iniciada a devolução, ainda também não chegou ao fornecedor.
Algo de muito errado se passa nesta empresa e provavelmente quando for para renovar "as grandes contas" então aí já comece a existir o serviço ao cliente (que até agora é simplesmente nulo).
Estou ainda a aguardar feedback ao meu email de dia 23 (ou a qualquer dos meus outros contactos).
1 de julho 2020
Realmente assim é complicado.
Hoje dia 01 de Julho e passado uma semana do envio do meu email (que por acaso até foi o segundo porque o primeiro enviei dia 16 ou 17 de junho), continuo sem resposta e, ao atravessar a cidade de carro, encontro às 15h35, a carrinha de distribuição da DPD encostada à sombra com o motorista/estafeta (o mesmo que é responsável pela distribuição na minha zona), a dormir dentro dela.
Este estafeta que diz nunca ter vindo a minha casa tentar entregar a encomenda em causa e que no site da SEUR (não o da DPD, nesse apenas surge uma série de anomalias e "envio em armazém" desde dia 15 de Junho), surge como entrega falhada porque não estava ninguém no local de entrega e no dia seguinte surge como encomenda devolvida.
Pelo número da encomenda podem verificar a zona onde habito para saberem quem é o vosso colaborador desta zona e pelo vosso sistema de GPS (que é suposto funcionar), verificarem esta situação.
Caros Senhores Olivier Establet (CEO da DPD Portugal), Carlos Pereira (Director Nacional de Venda e Serviço a Clientes), Susana Arruda (Supervisora do Serviço a Clientes), entre outros, isto é uma situação que vos deveria envergonhar a todos e ser resolvida o mais rapidamente possível ao invés de ser explanada assim nesta plataforma. A resposta "não sabemos o que se passou mas o problema agora é seu" é uma resposta simplesmente intolerável e inaceitável (e no entanto foi isto que me disseram via telefone).

Mais uma vez, fico a aguardar o vosso feedback.
8 de julho 2020
Bem, o circo saiu mesmo à rua.....
Resposta da DPD por email de uma colaboradora chamada Clara Ribeiro:

"Informamos que a encomenda com a Guia de Transporte nº 89761174449206 foi devolvido ao expedidor por prazo cumprido, uma vez que não recebemos dentro desse prazo nenhuma informação adicional para tratamento da encomenda.

Deverá por isso contactar o expedidor da encomenda para qualquer esclarecimento adicional.

As nossas sinceras desculpas pelo transtorno causado,

Apresentamos os melhores cumprimentos"

Resumindo, nem leram as reclamações ou textos anteriores.
Uma palhaçada total e uma comédia (triste), de empresa.
Quer dizer, não entregam nem tentam entregar (o próprio estafeta da minha zona já me disse nunca ter tido esta encomenda com ele), não ligam (e tinham o número), não enviam email, nada, rigorosamente, nada. E nem sequer investigam ou tentam perceber o que é que se passou (motivo pelo qual não melhoram e as queixas neste portal são imensas e todas normalmente com os mesmos problemas). Provavelmente são todos os clientes que são mentirosos e desonestos.
Vergonha, é o que deveriam ter.
Esta reclamação deveria chegar ao Sr. Olivier Establet para ele como CEO ter vergonha de como a empresa anda a operar.
É realmente a pior empresa com a qual já tive o infortúnio de trabalhar.
Pior, a minha encomenda foi então devolvida ao fornecedor no dia 16 de Junho (tracking da SEUR, porque no da DPD diz que o envio está em armazém), e até hoje ainda não chegou e, portanto, ninguém me reembolsa.
Uma verdadeira tristeza de empresa que mais valia fechar portas do que andar a burlar as pessoas.
Já fiz queixa na DECO, no Livro de Reclamações Online e agora vou para o judicial.
Infelizmente, apenas percebem assim.
15 de julho 2020
Continuam sem resolver porcaria nenhuma.
Segundo a ANACOM são mesmo os piores do país.
A esta entidade reguladora apenas posso dizer, tomem as medidas necessárias.
Deixo abaixo um texto retirado do site da ANACOM:
"De 11 a 17 de abril foram apresentadas 1844 reclamações no livro de reclamações eletrónico, um aumento de 19% face à semana anterior. Durante o mesmo período, a ANACOM recebeu ainda 588 solicitações (reclamações e pedidos de informação), um aumento de 30% relativamente à semana de 4 a 10 de abril.

Livro de reclamações eletrónico - Sector postal

As reclamações sobre serviços postais aumentaram 22%, com destaque para a DPD que foi o prestador mais reclamado na semana em análise, ultrapassando os CTT. Os serviços postais motivaram 37% das reclamações registadas nesta plataforma na semana que passou.

O atraso na entrega, em particular de encomendas, a falta de tentativa de entrega ao domicílio e as falhas na distribuição estão entre os assuntos mais reclamados. Durante a semana de 7 a 11 de abril, também aumentaram as reclamações sobre atendimento, extravio e conteúdo em falta.

Solicitações apresentadas à ANACOM

A ANACOM recebeu 588 solicitações escritas e telefónicas durante este período, sendo 313 reclamações (mais 38% do que na semana anterior) e 275 pedidos de informação (mais 22%).
A manutenção dos serviços de comunicações sem penalizações por atraso ou falta de pagamento, a possibilidade de suspensão temporária dos contratos e de cancelamento de serviços sem penalização e a não resolução de falhas nos serviços foram os assuntos que mais preocuparam os utilizadores que contactaram a ANACOM".

E pronto, é isto. Continuem assim!