81.6

DPD - Incompetência na distribuição

Henrique Costa
Henrique Costa apresentou a reclamação
21 de março 2023
No seguimento de uma encomenda efetuada no dia 12/03/2023 na aplicação Wallapop, adquiri um artigo que foi expedido pelo vendedor a dia 13/03/2023, data em que o expedidor já se encontrava na sua posse, segundo indicação da Wallapop.
Acompanhando o envio pela DPD, no seu sistema de Tracking, percebo que existe uma anomalia relatada a dia 15/03/2023, mas entra em distribuição a dia 16/03/2023, data na qual a DPD relata ter tentado efetuar a entrega no ponto PickUp escolhido por mim (loja Auchan). No mesmo dia referem não ter sido efetuada a entrega pois a morada não estava correta.
Para referência, no dia 17/03/2023 foi entregue no mesmo ponto PickUp, pela DPD, a sair do mesmo fornecedor (Wallapop) outra encomenda (número tracking 17840193000481) que havia sido despachada 1 dia depois da encomenda em reclamação, o que comprova que a morada de entrega, emitida automaticamente pela Wallapop, estava correta em ambos os casos.
Ontem, dia 20/03/2023, após um período de espera alargado e de ter verificado que no tracking da DPD identificava que a encomenda se encontrava em devolução ao remetente, contactei a DPD via telefone, ao que me informaram que iriam tentar perceber o erro uma vez que a morada era de um ponto PickUP da DPD. Aguardei e não voltaram a ligar.
Hoje liguei de novo e a assistente da DPD que atendeu (chamada efetuada às 16h40), para além de desconhecer o paradeiro da encomenda, não se demonstrou minimamente interessada em ajudar, pelo que até aconselhou a elaborar esta reclamação.
Importa referir que fui eu próprio a informar a assistente da DPD que o vendedor da encomenda me disse que já tinha, hoje, recebido a encomenda de volta!
Depreendo desta situação que a encomenda não foi entregue por incompetência do estafeta que não se preocupou em perceber a morada de entrega quando são entregues milhares de encomendas semanalmente no mesmo ponto PickUp. Depreendo que não existe uma gestão minimamente correta e eficaz das encomendas e do seu paradeiro embora se pague esse serviço cada vez mais caro. Depreendo que estou numa situação de prejuízo uma vez que a encomenda tinha finalidade comercial e assim gostaria de saber quem é que se vai responsabilizar por esse prejuízo!
Data de ocorrência: 21 de março 2023
DPD
21 de março 2023
“Exmo.(a) Sr.(a)Henrique Costa,

Agradecemos, desde já, o facto de ter registado esta ocorrência, reclamação número 90476423 e muito lamentamos a situação ocorrida, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Melhores cumprimentos,
Serviço de Apoio a Clientes
DPD Portugal”
DPD
10 de abril 2023
Exmo.(a) Sr.(a) Henrique Costa ,
No seguimento do email enviado no âmbito do exposto acima, de acordo com a explicação efectuada, damos por resolvida a situação reportada.

Melhores cumprimentos
Serviço de Apoio a Clientes