Cordel D' Prata
Anyword, Unipessoal Lda

Cordel de Prata - Dificultar do processo de rescisão

Cláudio Malheiro
Cláudio Malheiro apresentou a reclamação
5 de janeiro 2024 (editada a 5 de janeiro 2024)
Bom dia Portal da Queixa,

Após apelar à dificuldade financeira pela qual atravesso, situação que expus a várias editoras (todas elas compreensivas na rescisão contratual por mútuo acordo), a Editora Cordel D'Prata, após várias semanas de exposição do meu assunto via email, via carta registada com aviso de receção (por duas vezes) onde gastei cerca de 9€, dinheiro que não disponho, vem semanalmente expôr novas exigências no documento a enviar para rescisão. Primeiramente pediram-me uma carta a expôr o motivo, carta a qual assinei e expliquei a situação o melhor que pude, declinaram a minha situação, pois não se tratava de uma carta registada a computador. Após ter lido o email, dirigi-me novamente aos correios, depois de ter a mesma devidamente exposta a computador e novamente assinada e enviei, novamente via carta registada e aviso de receção.

À data de hoje, 5 de janeiro de 2024, após mais de duas semanas por insistência minha na brevidade da situação, respondem-me que a carta não cumpre os requisitos para ser considerada, pelo que, situação que alegam ter informado anteriormente (que não é verdade), a mesma deve ser feita por computador por email digitalizado, de acordo com um modelo de mensagem mais curto e conciso. Esta situação é no mínimo frustrante, pelo que não sou de estar a fazer queixa de seja do que for, mas após muito ter lido acerca desta editora (por parte de outros autores e consumidores) parece que a situação é algo recorrente.

À data de envio, num contrato referente ao mês de Novembro de 2022, já expus, uma vez mais o meu desagrado pela morosidade no processo e falta de humanismo no trato das pessoas, pelo que enviarei novamente o documento solicitado, no entanto sem saber se o mesmo será rescindido. A esta situação, a qual não consigo uma vez mais explicar, foi-me dito ainda que esta via de rescisão será feita de forma "excecional", considerando os gastos por mim já feitos.

Agradeço a oportunidade de expôr o meu desagrado, cumprindo as normas estabelecidas e respeitando a empresa, em todos os momentos, à qual me dirigo, sob a consciência de recorrer a informação verdadeira e feita sobre mim e empresa em questão.
Data de ocorrência: 5 de janeiro 2024
Cláudio Malheiro
5 de janeiro 2024
À data que escrevo, 10:45 do dia 5 de janeiro de 2024, após novas trocas de emails, a situação deu um passo no sentido da resolução, ao ser-me a afirmado, pela primeira vez, do interesse de rescisão após o cumprimento da terceira intervenção de rescisão da carta. Voltarei aqui, assim que obter novos avanços, após enviar o que agora fica a meu encargo. Obrigado
Cordel D' Prata
22 de fevereiro 2024
Exmo Cláudio,

Agradecemos por partilhar a sua preocupação connosco e por nos fornecer detalhes sobre a sua situação. Lamentamos sinceramente por qualquer inconveniente que tenha sido causado durante o processo de rescisão contratual.

Entendemos a dificuldade financeira pela qual está a passar e compreendemos as suas preocupações em relação aos procedimentos de rescisão. Gostaríamos de esclarecer que, uma vez estabelecido um contrato de publicação para a sua rescisão é normal existirem procedimentos legais, burocráticos e fiscais que devem ser cumpridos.

Ficamos satisfeitos por saber que a situação foi resolvida e tratada de acordo com as suas expectativas. É importante salientar que estamos sempre disponíveis para ajudar os autores em todas as etapas do processo editorial e ficamos contentes por termos sido capazes de resolver esta questão.

Gostaríamos também de salientar a importância de ser necessário existir uma noção realista da situação financeira no momento de compromissos legais com qualquer entidade. É fundamental garantir que esteja em condições de cumprir com as obrigações decorrentes do contrato. Ainda assim reitero que estaremos sempre cá para ajudar a encontrar soluções.

Agradecemos a sua compreensão e cooperação neste assunto.

Obrigado.