Cordel D' Prata Marca do Mês
Anyword, Unipessoal Lda

Cordel de Prata - Fraca qualidade de revisão

Nuno B apresentou a reclamação
3 de outubro 2023

O papel fundamental da editora é a distribuição, algo que a Cordel de Prata faz como serviços minimos - distribuem nas feiras do livro e como e-book. De resto, quem quiser ter um livro físico necessita de encomendar na FNAC/Wook/Bertrand pois o livro não se encontra em stock físico em livrarias. Aliás, em parte alguma do contracto com a editora existe a obrigação dos livros serem vendidos fisicamente, pelo que o autor nada pode exigir neste respeito.

Data de ocorrência: 3 de outubro 2023
Estimado Nuno,

Espero que esta mensagem o encontre bem. A nossa equipa já teve oportunidade de falar consigo, no entanto lamentamos profundamente que a sua experiência com a Cordel de Prata não tenha sido satisfatória até agora.

No que diz respeito à revisão do seu livro, compreendemos que tenha encontrado várias falhas gramaticais e de pontuação após a publicação. É importante notar que, durante o processo editorial, procuramos melhorar a qualidade do texto, mas reconhecemos que, por vezes, podem ocorrer erros. O seu original apresentava uma série de desafios e, apesar dos nossos esforços, alguns erros passaram despercebidos. A revisora corrigiu mais de 50 gralhas por folha A4 devido à não correcta construção do seu original.
No entanto, gostaríamos de destacar que o processo de revisão é uma colaboração entre o autor e a nossa equipa editorial. O autor tem a responsabilidade de rever e aprovar as provas finais antes da publicação, conforme estipulado por lei. Isto não pode ser ignorado e deveria ter sido a fase que mais dedicação obrigava da parte do escritor. Recebeu o manuscrito para revisão em duas ocasiões distintas - na fase de revisão e nas provas de design - e não mencionou nenhum erro.

Além disso, a Cordel de Prata ofereceu soluções para corrigir os erros identificados após a publicação, mas lamentavelmente essas soluções foram rejeitadas pelo autor.

No que se refere à distribuição, relativamente à venda nas FNACs: o seu livro está disponível em todas as lojas Fnac e não apresentou qualquer procura ou venda nas primeiras semanas. Neste momento está apenas por encomenda que é entregue em loja em 24H. Contudo a oferta ao publico mantém-se dentro da Fnac e continua a não registar qualquer pedido.

A obra apresenta apenas 5 unidades vendidas desde que foi publicada.

O mercado editorial pode ser desafiador, e o sucesso de um livro muitas vezes depende de vários fatores, incluindo a promoção e a visibilidade nas livrarias. Estamos comprometidos em ajudar o autor a promover o seu livro da melhor forma possível, mesmo que a venda seja principalmente por encomenda.
Compreendemos também as suas preocupações quanto à disponibilidade para eventos de apresentação, especialmente se não reside em Portugal, tendo já rejeitado diferentes propostas de datas. É importante o autor saber também ele neste mercado executar o seu papel de autor promotor.

Estamos dispostos a trabalhar com o autor para encontrar soluções que permitam a promoção do seu livro de forma eficaz, considerando as circunstâncias individuais.

Agradecemos a sua honestidade ao compartilhar as suas preocupações connosco, e estamos empenhados em trabalhar em conjunto para resolver estas questões da melhor maneira possível. Valorizamos os nossos autores e queremos garantir que a sua experiência com a Cordel de Prata seja positiva.

Por favor, entre em contacto connosco para discutir os próximos passos e encontrar soluções que atendam às suas expectativas. Estamos à disposição para colaborar e melhorar a sua experiência conosco.
3 de outubro 2023
Há vários argumentos aqui que não batem certo:
1) " A revisora corrigiu mais de 50 gralhas por folha A4" - tenho aqui o manuscrito corrigido à minha frente e vejo 20 - 30 correcções por folha A4, sendo que a grande maioria dela formatações de letra ou de parágrafo.

2) "a Cordel de Prata ofereceu soluções para corrigir os erros identificados após a publicação, mas lamentavelmente essas soluções foram rejeitadas pelo autor." - a única "solução" que me apresentaram foi pagar 100 euros para uma nova tiragem. Os erros seriam enviados por mim numa folha excel. Isto de acordo com o email do vosso colega Manuel Cabaço. De resto não me apresentaram qualquer outra solução.

3) "Recebeu o manuscrito para revisão em duas ocasiões distintas - na fase de revisão e nas provas de design - e não mencionou nenhum erro." - os erros foram detectados posteriormente por várias pessoas que fizeram a revisão do livro pois eu confiei (e mal!) no trabalho do vosso revisor

4) " O autor tem a responsabilidade de rever e aprovar as provas finais antes da publicação, conforme estipulado por lei. Isto não pode ser ignorado e deveria ter sido a fase que mais dedicação obrigava da parte do escritor. " - apesar de eu ter lido e revisto confiei nas capacidades do vosso revisor, capacidades essas que se revelaram muito aquém das espectativas de um revisor profissional. Repito, o papel do revisor é assegurar a qualidade do livro e impedir que erros passem à fase de impressão. O autor confia que o revisor faça o seu trabalho pois o revisor é, teoricamente, mais capaz do que o autor para detectar erros e melhorar a qualidade do livro. O autor não tem de fazer o papel de revisor. A parte da dedicação é relevante também o revisor que não dedicou nem sequer um mês ao meu trabalho e deixou passar centenas de gralhas que foram detectadas posteriormente por leitores e por um revisor externo. Aliás, deixo em anexo as gralhas que foram encontradas até agora (metade do livro revisto) para poderem ver a qualidade do livro que foi publicado e as falhas óbvias do vosso revisor.

5) "No que se refere à distribuição, relativamente à venda nas FNACs: o seu livro está disponível em todas as lojas Fnac e não apresentou qualquer procura ou venda nas primeiras semanas. Neste momento está apenas por encomenda que é entregue em loja em 24H. Contudo a oferta ao publico mantém-se dentro da Fnac e continua a não registar qualquer pedido" - o número de pedidos é irrelevante para o argumento. O que era relevante, era a editora esforçar-se por ter o livro disponivel fisicamente noutras livrarias, visivel ao público. pois não existe apenas a FNAC em Portugal. O livro encontra-se apenas num armazém, ponto final. A editora continua a não se esforçar por colocar o livro (nem o meu nem o de outros autores) noutras livrarias.

6) Faltou acrescentar na crítica que o livro demorou 10 meses a ser publicado, contrariamente aos 3-4 meses que me tinham sido comunicados quando contactei a editora pela primeira vez. A resposta pela demora foi sempre a "excelência no processo", " a qualidade do trabalho" , etc etc. Nem uma coisa nem outra.
22 de fevereiro 2024
Caro Nuno,

Agradecemos por partilhar as suas preocupações e fornecer detalhes sobre os pontos que levantou. Gostaríamos de esclarecer alguns pontos em resposta às suas observações:

Em relação às soluções oferecidas para corrigir os erros identificados após a publicação, reiteramos que estamos dispostos a fazer as correções necessárias no livro.

Reconhecemos a importância da fase de revisão e aprovação das provas finais pelo autor. Estamos empenhados em garantir que este processo seja realizado de forma adequada e que os erros sejam corrigidos conforme necessário.
Relativamente à distribuição do livro, lamentamos qualquer frustração causada pela disponibilidade limitada nas lojas físicas. Continuamos a trabalhar com os nossos parceiros de distribuição, incluindo a FNAC, para garantir que os nossos livros estejam disponíveis para os leitores, contudo é importante salientar que será sempre uma decisão superior da FNAC a quantidade de livros que tem disponível por e em que lojas.
Lamentamos que a sua expectativa temporal para a publicação do livro não tenha sido concretizada e entendemos a sua frustração. Estamos empenhados em melhorar os nossos processos para garantir que os prazos encurtados de forma mais eficiente no futuro.
Em suma, estamos comprometidos em resolver as suas preocupações da melhor forma possível e garantir a sua satisfação como autor.
23 de fevereiro 2024
Obrigado pela resposta. Essa era a solução que eu tinha acordado com o antigo editor, Manuel Cabaço que entretanto saíu da empresa. Contudo, após eu ter acordado esta solução, recebi uma carta da Cordel de Prata a comunicar que não iriam renovar o meu contrato. Se o contrato não for renovado (termina em Junho) não vale a pena fazer revisão.
23 de fevereiro 2024
Olá novamente Nuno,

Compreendemos a situação e lamentamos o sucedido.

Obrigado
26 de fevereiro 2024
De modo a resolver a reclamação, necessito que a Cordel de Prata me envie um email de modo a confirmar que deseja resolver a situação da revisão, bem como a estimativa de tempo da sua resolução, assim como a renovação do meu contrato que termina em Junho.
Olá novamente Nuno,

Espero que se encontre bem.
Havendo já uma oposição ao contrato, marcando o término para Junho, infelizmente não conseguiremos ajudar.

26 de fevereiro 2024
Assim sendo fica a queixa aberta pois o problema mencionado na queixa - a qualidade de revisão- não foi resolvido.
26 de fevereiro 2024
Se houver vontade por parte da editora em resolver o problema da qualidade de revisão e renovar o meu contrato, estou disposto a retirar esta reclamação bem como a reclamação no Google Reviews. Aguardo uma resposta
6 de março 2024
Olá novamente Nuno,

Espero que se encontre bem.
Compreendemos, mas já foi referido a oposição.

4 de abril 2024
A Cordel de Prata bem tenta fechar a reclamação mas o que é certo é que não está resolvida pois já confirmaram aqui que não vão fazer a revisão do meu livro, tal como eu tinha acordado com o antigo editor.
Olá novamente Nuno,

Espero que esta mensagem o encontre bem. Já tivemos a oportunidade de falar consigo e explicar-lhe varias vezes a situação, e a posição da empresa face à sua obra e sua posição.
Neste momento, lamentamos que tente forçar publicamente a editora a renovar o contrato de edição do seu livro. Esta posição sublinha uma vez mais a nossa decisão uma vez que acreditamos que os nossos autores precisam de ter a melhor experiência de edição com base em responsabilidade, trabalho conjunto (editora e autor) e confiança. Não estão mais reunidas as condições para conseguirmos manter esta parceria, e acreditar no sucesso do projeto até porque o livro é português e distribuído em Portugal e o autor agora não reside cá para que possa trabalhar arduamente na divulgação também do mesmo, uma vez que não existe registada nenhuma venda há mais de nove meses consecutivos.
Relembro que a Cordel D' Prata é especializada com novos autores, e o sucesso depende da interação e esforços de ambas as partes e temos como exemplo vários autores que apesarem de ser a sua primeira publicação ultrapassam as milhares de unidades vendidas.
Claramente que o Nuno também percebe e acredita no potencial da nossa editora, pois caso contrário não haveria tanta insistência da sua parte em manter este projeto conjunto.

Mais informamos que tentamos sempre manter uma comunicação transparente e sincera sobre a situação, e por isso é que o informamos que se pretendêssemos simplesmente fechar a reclamação unilateralmente, tínhamos feito, uma vez que o portal da queixa permite às empresas controlar e alterar o estado das reclamações mediante um pagamento da nossa parte.

Resumindo, achamos que esta na altura de seguirmos caminhos literários diferentes e concluir este assunto pendente.
5 de abril 2024
Lamento mas não vou fechar a reclamação pois os problemas não foram tratados, ponto final. A revisão não foi correcta e a Cordel de Prata pouco faz para colocar os livros nas livrarias (este último já explicaram o porquê, e neste aspecto a minha crítica é sobre o modelo de negócio da editora face às expectativas dos autores). Tanto a primeira crítica como a segunda vão ser solucionadas, por isso não percebo porque insistem em marcar esta reclamação como resolvida.
Se desejam alterar as reclamações sugiro que façam o tal pagamento, aproveitando os 900 euros que eu já vos paguei para lançar o livro. Da minha parte eu não vou fechar a reclamação, por muito mais comentários que façam.
Nuno B avaliou a marca
5 de abril 2024

Como editora não recomendo pois apresenta muitas falhas quanto à 1) distribuição e 2) revisão. O papel fundamental da editora é a distribuição, algo que a Cordel de Prata faz como serviços minimos - distribuem nas feiras do livro e como e-book. De resto, quem quiser ter um livro físico necessita de encomendar na FNAC/Wook/Bertrand pois o livro não se encontra em stock físico em nenhuma livraria. Aliás, em parte alguma do contracto com a editora existe a obrigação dos livros serem vendidos fisicamente, pelo que o autor nada pode exigir neste respeito e fica com a ilusão de ver o seu livro numa prateleira de uma livraria. A revisão é uma vergonha. Apesar da Cordel de Prata ter como slogan "Um serviço de excelência na publicação de livros." não há excelência nenhuma. O papel do revisor é impedir a passagem de erros e gralhas. Ponto final. Para meu espanto, após o meu livro ter sido impresso detectei vários erros (centenas!) gramaticais, pontuação, paginação, etc, que não deveriam ter passado caso a revisão tivesse sido feita com atenção ou por alguém profissional. Acabei por dar um livro a um revisor externo, o que me custou mais tempo e dinheiro. A resposta arrogante da Cordel de Prata, que nunca admitiu o fraco serviço da revisão, foi que "o papel da colega [de revisão] foi fundamental para garantir a qualidade do texto." Posteriormente, a editora justificou-se, "lavando as mãos", com a "lei" que dita que o autor faça a revisão final do manuscrito. Outro dos problemas é a demora do processo de publicação. O meu contrato foi feito no inicio de Junho e o livro foi publicado no final de Abril/inicio de Maio do ano seguinte. A justificação da editora foi sempre com a "excelência no processo de publicação", "qualidade", "atenção" e outros clichés. No final,após quase 11 meses, a qualidade do trabalho foi muito aquém do esperado. Mais uma vez a editora justificou-se com a lei portuguesa e assim "lavou as mãos" novamente. Em suma, a Cordel de Prata pouco valoriza os seus autores, fazendo apenas a ponte entre o autor e a gráfica. Fica muito mais barato, para o autor, imprimir o livro numa gráfica (a mesma impressão digital que é barata e que é utilizada pela Cordel de Prata), enviar o livro a pessoas conhecidas ou do meio para ser corrigido e colocá-lo à venda como e-book gratuitamente nas grandes distribuidoras. Devido às críticas, e já depois de eu ter feito uma proposta para melhorar a revisão, a qual foi aceite pelo editor, a Cordel de Prata optou por me censurar e rejeitar a renovação do contrato. Isto é, a Cordel de Prata tão tolera críticas por parte dos autores.

Nuno B Autor