Cordel D' Prata
Cordel D' Prata Marca do Mês
Anyword, Unipessoal Lda

Cordel de Prata - Quero reembolso!

Teresa sofia Clemente Serrano
Teresa Serrano apresentou a reclamação
7 de julho 2023
Assinei contrato há um ano com esta editora para publicação de um livro. Após todas as tranches pagas, disseram-me que não tinham ilustradores e, por isso, iria demorar mais um pouco a publicar. Forneci-lhes contactos de ilustradores e agora, após pedir uma rescisão do contrato e reembolso do que paguei por me sentir defraudada, disseram-me que está a demorar porque eu decidi escolher um ilustrador externo e, por isso, estava a demorar mais.
Confesso que após ler as queixas aqui apresentadas (pesquisa que devia ter feito antes de assinar algo) me sinto duplamente insatisfeita. Primeiro porque decidi ir para frente com este projeto com esta editora e depois por ter ainda dado o contacto de um ilustrador (que espero seja pago a tempo e horas).
Saliento também a arrogância escrita após pedir um reembolso (que dizem ser impossível por não estarem em incumprimento) e aquando o anúncio de uma carta registada com o assunto rescisão e reembolso, também mencionarem que não a vão aceitar/validar.
Data de ocorrência: 7 de julho 2023
Cordel D' Prata
22 de fevereiro 2024
Caro/a reclamante,

Agradecemos por partilhar a sua preocupação connosco e por fornecer detalhes sobre a sua experiência. Gostaríamos de abordar os pontos que mencionou:

Reconhecemos que o processo de publicação do seu livro demorou um pouco mais do que inicialmente previsto. No entanto, é importante salientar que este processo foi concluído dentro dos prazos estabelecidos por lei.
Entendemos a sua frustração em relação ao tempo de espera e estamos disponíveis para discutir quaisquer preocupações que tenha em relação ao contrato.
Quanto às queixas apresentadas por outros clientes, gostaríamos de esclarecer que representam apenas uma pequena percentagem do total de livros publicados pela Cordel de Prata. 38 Reclamações em 1800 livros publicados. Estamos empenhados em resolver quaisquer problemas que surjam e garantir a satisfação dos nossos autores.
Relativamente à sua solicitação de rescisão do contrato e reembolso, gostaríamos de salientar que, uma vez que o processo de publicação está dentro dos prazos legais, não existiu motivo válido para a rescisão do contrato. No entanto, estamos disponíveis para discutir outras opções que possam ser do seu interesse.
Quanto à carta registada mencionada, esta é uma prática prevista no contrato e pode ser utilizada para comunicar a não renovação contratual. Estamos abertos a discutir esta questão e a encontrar uma solução que seja mutuamente satisfatória.
Agradecemos a sua compreensão e estamos disponíveis para discutir qualquer questão adicional que tenha.

Obrigado.
Teresa sofia Clemente Serrano
Teresa Serrano avaliou a marca
21 de março 2024

Fazem contratos para estarem legalmente protegidos, em que não se comprometem com datas de publicação, nº de exemplares das tiragens, qualidade do produto apresentado (muito fraca e valor de PVP apresentado desadequado para o produto final que entregam) nem mencionam canais de distribuição nos contratos. Falam em canais de distribuição apenas em e-mails, aquando de convencer o autor a pagar as tranches acordadas, mas no contrato, não está presente. Portanto, considero que são os típicos "vendedores da banha da cobra". Os exemplares comprados pelo autor, à qual propõem um PVP de 13€, é uma brochura de capa mole que no máximo valeria 7,5€. São impressos digitalmente, o que pressupõe uma tiragem muito pequena para utilizarem esta técnica e não offset - o que costuma ser utilizado para livros com tiragens, no mínimo, de 100 exemplares. A capa é mole. Livros de 13€ pressupõem capa dura e um tamanho mínimo de 21x21cm. Atenção aos contratos que assinam com esta "editora".

Infelizmente tenho uma experiência igual à que descreveu. O meu livro demorou quase 11 meses para ser publicado apesar de inicialmente me terem dito 3-4 meses. Os exemplares da tiragem nunca me foram ditos, nem o número está mencionado no livro, mas penso que são 100. Obviamente é em Digital. Os canais de distribuição são apenas online e encomenda através da Fnac, pelo que os livros físicos nunca se encontram para venda em nenhum lado a não ser num armazém. A editora diz sempre que "vai tentar" mas nunca faz esforço para vender os livros fisicamente. Aliás, nunca vi livros da Cordel à venda fisicamente, a não ser nas feiras do livro. Para o autor é apenas uma ilusão.
Em suma, o que a editora faz é a ponte entre o autor e a gráfica, cobrando uma margem choruda aos autores.

Maria
Aconteceu-me exatamente o mesmo . Paguei antecipadamente e como se costuma dizer fiquei mal servida. Disseram-me que o livro não vendeu. Claro que não vendeu nem vende. Quem compra uma insignificância daquelas a um preço exorbitante. Tal como diz não se veem livro à venda em lado nenhum