Balcão Nacional do Arrendamento
    1990-097 Lisboa

Balcão Nacional do Arrendamento - Burla, difamação, criança em risco

Tanya Mateus apresentou a reclamação
7 de setembro 2023
No dia 1 de Agosto alugamos um T2 a uma senhora chamada Rosana Ribeiro. Ligou a dizer que gostaria de alugar o T2 para si e para a sua filha menor, Annanda. Pagou o primeiro e último mês e ficou de ir dando 50€ por mês de caução durante 10 meses até perfazer os 500€ conforme acordado por boca com o meu irmão. A casa encontrava se limpa, acabada de pintar, como deve de ser, sem base duche partido, mas com 2 vidros que necessitavam de ser substituídos, assim como silicone colocado estrategicamente e uma porta do móvel da cozinha para colocar. Ao enviar os recibos e a pedir a caução é me comunicado mais coisas e tomei as devidas providências e ficou tudo bem. Já em Setembro recebo uma mensagem da parte da inquilina que gostaria de falar comigo no Domingo às 11 horas da manhã. Dirigi me ao espaço para falarmos e tudo correu bem. Tinha havida um problema com baratas, não só na casa, foi um problema geral e com as chuvas muita água entrou na mesma, mandando de imediato um canalizador nesse dia, ficando a casa boa e ficando de colocar uma nova base duche visto a que lá estava estar partida. A Câmara Municipal da Lourinhã foi avisada e na Segunda dia 4 de Setembro, dirigiu se à Travessa para tratar de uma fossa. Ficou tudo bem mais uma vez. Contratei de imediato a empresas Rentokil para proceder ao controlo das baratas no interior da casa. Ao dirigir se hoje a inquilina não estava lá, deixando em casa uma filha menor, mais uma vez, após ter sido informada que não poderia deixar uma menor em casa por várias vezes. Após ter pedido várias vezes para abrir a porta, liguei para o genro da inquilina, para pedir que alguém abrisse a porta. A inquilina chateada com o sucedido tem levantado injurias nas redes socias, causado estragos de prepósito para não pagar a renda nem a caução devida e a situação está se a tornar insuportável. Liguei para a GNR da Lourinhã a pedir auxilio, fiz queixa à proteção de menores, avisei pessoas e nada está a ser feito até ao momento. A menor encontrasse sozinha em casa de manhã, e por vezes de tarde, é deixada a porta e janela de um quarto aberta, entrando estranhos, pois não fecha a porta, não temos nem sabemos o que fazer mais senão pedir auxilio a todas as identidades competentes.
Data de ocorrência: 6 de setembro 2023
2 de outubro 2023
Infelizmente, em Portugal, as leis não estão bem feitas, pois permitem a quem tem má fé, seja senhorio, seja inquilino, de fazer muita coisa. Se por um lado os inquilinos têm que ser protegidos, os senhorios, que aguentam a maior fatia do bolo do arrendamento em Portugal, também têm que ser.
Não se pode admitir que um senhorio aumente as rendas de um modo desequilibrado, mas também não se pode permitir que um inquilino a ganhar um ordenado mínimo, fique numa casa durante 3 meses sem pagar, a destruir e sabendo que mesmo o levando para tribunal, e metendo uma providência cautelar, o senhorio nunca irá reaver o seu dinheiro. Por estas e por outras é que cada vez mais um senhorio tem medo de arrendar. Isto é um caso, já para não falar de ter uma renda de 76€ e nada podendo fazer, pois o dinheiro que se ganha, mal dá para pagar o IMI, quanto mais indemnizar um inquilino, que diz à boca cheia que a casa é dele, não tendo educação nem caracter para entender o que muitos tiveram que sacrificar e trabalhar em países fora de Portugal, para conseguir arranjar forma de combater as reforma miseráveis que este pais oferece a quem tem deu e sacrificou em prol de puder na sua velhice viver no seu pais dignamente. Eu sou socialista, até a um certo ponto. Não posso admitir que se riam da minha família, que sempre foram pessoas de bem e trabalhadoras. Para os legistas, passem menos tempo a estudar e a decorar, e mais tempo a entender o que o povo sofre e tenham coragem de mudar as leis, já nem digo para a minha geração, mas para gerações vindouras. O que se passa em Portugal com a Lei do Arrendamento é uma vergonha.
16 de outubro 2023
Não há feedback por parte de qualquer autoridade pública. Entretanto a rendeira saiu, como é obvio, após de 2 meses de tortura, e segue para fazer o mesmo a outro senhorio. Pois, e infelizmente não me ligou para ter informações, pois é o que fazem os inquilinos sem boa fé, vão de casa em casa, a saber das leis, do que podem fazer, enquanto os senhorios esperam que a justiça seja feita. O que nunca chega a acontecer visto não haver simbiose entre leis, tribunais e policia.