52.1
  • Edifício Central Office
    Avenida Dom João II, nº45, Piso 10, Parque das Nações
    1990 - 084 Lisboa
  • geral.portugal@dekra.com

Dekra Portugal - Erro grosseiro!

Vasco Farelo
Vasco Farelo apresentou a reclamação
7 de abril 2021
Fui com a minha companheira fazer a inspeção periodica do carro dela ao centro de inspeções da DEKRA de MAFRA; entregamos o documento unico automóvel da viatura juntamente com a ficha de inspecção do ano anterior na receção e seguimos para a linha de inspeção. Uma vez no inicio da linha, entregamos novamente o DUA juntamente com a ficha da inspeção do ano anterior ao inspetor. Após as verificações de luzes, entregamos a viatura ao inspector para que este continuasse as verificações. No final de todo o processo fui solicitado para entrar na viatura para as ultimas verificações, após as quais o inspector se dirigiu a mim com a ficha da inspeção validada, e perguntou se já tinha entregue o DUA do carro. Respondi que sim, pois no momento em que voltei a entrar no carro encontrei um DUA no banco frente direito que assumi sendo o documento correto.
Já fora das instalações, quando foi necessario confirmar os dados da viatura para comprar uma peça demos conta que o documento na nossa posse era o documento de outro carro.
Tentamos através de varios contactos com o centro de inspeções, corrigir a situação sem resultado.
A postura do proprio diretor tecnico deste estabelecimento (Sr. Luís Vaz) foi no minimo desconcertante!
Resumidamente, não assumem qualquer responsabilidade no sucedido, nem o Sr. Diretor tecnico se mostrou disponivel para procurar o DUA da nossa viatura junto dos clientes daquele dia, ou para nos receber pessoalmente, pelo que temos o DUA da nossa viatura em mãos e parte incerta ( com dados pessoais referentes a morada nome de proprietario, e matricula), e ainda a nosso cargo o custo de pedir uma segunda via do documento.
Registamos a ocorrência nas autoridades, e no livro de reclamações.
Data de ocorrência: 7 de abril 2021
19 de abril 2021
“Exmo. Sr. Vasco Farelo,

Acusamos a receção do seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção. No seguimento informamos o seguinte:

A análise realizada internamente ao descrito no seu email, permitiu-nos obter conclusões semelhantes às explicadas telefonicamente nos dias 1, 3 e 5 de abril de 2021, isto é, conseguimos apurar que não existiu a troca do documento único automóvel (DUA) no nosso centro, referente ao veículo que apresentou para inspeção, uma vez que o veículo cujo documento (DUA) tem na sua posse, no dia 1.4.2021 não esteve presente no nosso centro. Acresce que à data, o referido veículo não tem registo de qualquer inspeção técnica realizada no nosso centro e segundo informação por parte do proprietário, este nunca se deslocou ao nosso centro.

Informamos que, desde o seu contacto telefónico inicial até à data, o nosso centro envidou esforços no sentido de clarificar a situação descrita no seu email e de verificar se o DUA, por um acaso, pudesse estar no espaço físico das nossas instalações ou com outro cliente presente no momento da inspeção do veículo que apresentou.

Confirmada no descritivo do seu email, a recolha do DUA do banco do veículo, situação confirmada pelo nosso inspetor no final da inspeção aquando da entrega da ficha de inspeção, podemos concluir que o DUA entregue, foi o correspondente ao veículo que apresentou para inspeção.

Aproveitamos para lhe referir a total disponibilidade para esclarecermos todas as questões que considerar oportunas, ficando na expectativa de manter no futuro a preferência de V. Exa. relativamente aos nossos serviços.

Com os melhores cumprimentos”
Vasco Farelo
20 de abril 2021
Exmos. Srs.

Em relação ao que os Srs. Dizem ter apurado, cabe-me responder seguinte:

Muito estranho ter surgido como por artes mágicas no banco (frente) direito do carro da minha companheira um DUA (documento unico automóvel) de uma viatura que nunca terá feito qualquer inspeção nas vossas instalações; igualmente estranho (no mínimo) a minha companheira ter acesso a este DUA, estranho também seria o dúbio interesse em levantarmos esta questão com os Exmos srs.

Como podem os exmos srs concluir que o DUA que recolhi e guardei sem olhar duas vezes, era o DUA correto?
Mais uma vez pergunto: Com que interesse teriamos nós entrado em contacto com as vossas instalações para dar conta do erro, que não esse motivo mesmo, e o desejar que nos devolvessem o DUA da nossa viatura?

Muitas mais questões poderíamos levantar que não abonam em nada a vossa idoneidade como serviço, ou empresa e seus representantes, bem como esta trapalhada.

Tenham a certeza porem que tudo faremos para chegar ao esclarecimento desta questão, e à reposição do que, na verdade, terá acontecido no dia em que ai levamos a viatura.

Até lá mantemos um DUA de uma viatura que não conhecemos, e o DUA da nossa viatura estará em mãos alheias sabe-se lá por que motivo e com que intenções (estranho que isto tenha acontecido numa instalação de inspeção automóvel!),

Os emos srs não são com certeza mais verdadeiros do que eu e a minha companheira!
Os documentos foram trocados nas vossas instalações, essa é a verdade! Estou-me nas tintas para as vossas conclusões.

A vossa disponibilidade foi bem demonstrada na recusa de resolver a questão, e de nos receber pessoalmente com a desculpa que o funcionário estaria de férias (diretor técnico), caso que verificamos ser falso no dia em que fomos preencher o livro de reclamações.
Nós reconhecemos este Sr. nas instalações, e quando exigimos a presença dele, terá desaparecido misteriosamente.
Por vosso descuido fomos levados para um gabinete onde se encontrava o casaco de trabalho com a chapa de identificação dele.

Por tudo isto caros srs. não só não terão a nossa preferência pelos vossos serviços, como faremos todos os esforços para passar a palavra sobre esta vossa conduta.

Sem os nossos melhores cumprimentos