45.9

DHL Express - Resposta à resposta da reclamação

Ana Rego
Ana Rego apresentou a reclamação
25 de maio 2017

Venho expor a resposta que me foi dada por parte da DHL a minha reclamação por serem fraudulentos no sistema desalfandegário uma vez que nao consigo efetuar a minha resposta via email.

Resposta da DHL:

"Exma. Sra. Ana Abadia,

Agradecemos a manifestação que nos fez chegar via Portal da Queixa a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Dada a complexidade da temática bem como a quantidade de questões levantadas somos a tentar esclarecer as mesmas.

Antes dos envios chegarem a Portugal temos acesso à documentação que os acompanha e como tal temos logo a possibilidade de solicitar aos Clientes a documentação correcta para despacho na Alfândega.

Quando o envio chega e se já tivermos toda a documentação em nossa posse é dado seguimento ao processo na Alfândega e segue para entrega no próprio dia.

Esclarecemos que a Alfândega é uma entidade estatal, soberana e não pertence à DHL apenas agimos como despachante do Cliente.

No que respeita a custos, a escolha dos termos da transacção (os denominados Incoterms) é da responsabilidade do Expedidor sendo que neste caso ao escolher o Incoterm DDU (Delivery Duty Unpaid) o Expedidor determinou que quaisquer valores a pagar derivados do processo de importação ficariam a cargo do destinatário.
No que respeita ao valores a cobrar os cálculos são os seguintes:
Alfândega (valor devido ao estado português)
- Iva 23% sobre o total da soma Valor da mercadoria + Valor de transporte (caso não esteja declarado é calculado mediante um valor de tabela) + despesas optativas (valor fixo 35,40€/até 100kg de mercadoria a importar).
- Taxa de Direitos - apenas aplicável para mercadorias com valor superior a 150€ (% variável de acordo com os artigos a importar - poderão consultar o código pautal e referente % em: * PROIBIDO *://pauta.dgaiec.min-financas.pt/homepage.aspx )

Por último valor respeitante a honorários da DHL
- Honorários - 37,27€ com Iva incluído (para valor aduaneiro até 200€ ) - sendo que o valor aduaneiro é a soma do valor da mercadoria + frete + seguro (caso exista).
Dada a recusa de receber o envio foi dado início ao processo de devolução à origem.

Compreendemos que a importação seja complexa e reconhecemos que o valor final a pagar vai encarecer a compra contudo ressalvamos que a modalidade de pagamento (Incoterm) escolhido pelo expedidor apenas contempla o valor de mercadoria e despesas de exportação mas não contempla as despesas de importação no destino (DTP/ Delivery Duty Paid).

Esperamos ter contibuido para o escalrecimentos das questões colocadas e sugerimos que para qualquer devolução de valor seja questionado directamente o expedidor dado que a DHL como transportadora apenas se limitou a cumprir com o estipulado no contrato estabelecido.

Lamentamos os inconvenientes causados e colocamo-nos ao dispor para quaisquer esclarecimentos.

Atentamente,"

Minha resposta:

"Boa tarde,

Agradeço a sua resposta.

Porém, não respondeu as minhas questões. Os vários funcionários com quem falei ao telefone apenas se referiam a "alfandega", nunca me foi explicado qual e onde. Da ultima vez que contactei convosco, o funcionário referiu que a minha encomenda se encontrava no vosso "gateaway" - parte da alfandega afecta a DHL- ora isto o que é? Durante todo o processo estive convencida de que a minha encomenda se encontrava na alfândega soberana e estatal que refere.

Também não se prende com responsabilidade minha o que o expedidor escolheu. Eu apenas escolhi envio "express" e a vossa empresa foi escolhida, infelizmente, para tal.

Lamentavelmente posso concluir que a DHL é uma fraude, não possuindo mínimas capacidades de explicar devidamente aos clientes os procedimentos, neste caso, tudo o que sempre tentei saber foi onde estava a minha encomenda.

Se a Alfandega é uma entidade estatal e soberana não estando a DHL relacionada com a mesma, certamente, como diz, por que razao não fui eu notificada pela alfândega, já que é a mesma que tem controlo sobre aquilo que entra no País, à semelhança do que acontece com todas as pessoas que têm encomendas retidas? Por que razao entrei eu em contacto com a alfândega e me foi dito que nunca tiveram em sua posse nada bloqueado com o meu nome, se é a alfândega a entidade soberana? É para isto que pagamos a uma entidade transportadora? Parece me a mim, então, que não existe qualquer vantagem em não fazer envios via CTT que é o que certamente farei e recomendarei a todos os meus familiares e amigos a fazerem, garantido que nenhum deles, em alguma situação, utilizará a DHL.

Mais informo que me irei dirigir às vossas instalações para uma queixa formal, para além de ir também proceder, junto da alfândega, a mais informação sobre este vosso "modos operandis".

Muito obrigada"

Muito muito mau este atendimento da DHL. Desaconselho vivamente.

Data de ocorrência: 25 de maio 2017
DHL
5 de junho 2017
Exma. Sra. ,

Agradecemos novamente a sua comunicação, que voltou a merecer a nossa melhor atenção.

Os esclarecimentos já foram prestados pelo que esperamos vão ao encontro das questões levantadas.

Lamentamos os inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal
Ver perfil de
28 de maio 2017

Irra que a mulher so pode ser muito burra... sem querer ofender os burros!!!
Olhe que os ctt não lhe dão uma explicação tao pormenorizada, se calhar falta o desenho para entender melhor...
Credo!!!