SU ELETRICIDADE Marca Recomendada Marca do Mês
83.0
SU ELETRICIDADE (antes EDP Serviço Universal)
  • A SU ELETRICIDADE é a empresa que comercializa eletricidade no mercado regulado de energia.
    Estamos sujeitos a um conjunto de obrigações de serviço público determinadas pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), tais como:
    - aplicação das tarifas e preços publicados pelo Regulador
    - fornecimento universal de eletricidade a todos os Clientes elegíveis que necessitem
    - aquisição de energia dos Produtores em Regime Especial com tarifas bonificadas fixadas por legislação específica

• Apartado 12115 - Loja CTT Picoas,

EDP Serviço Universal - Interrupção indevida de fornecimento de energia

Joao L A Antunes
Joao Antunes apresentou a reclamação
15 de setembro 2019
Caros senhores EDP
A 6 de Setembro quando regresso de férias cerca da meia noite, deparo-me como estando sem energia na minha casa e um cheiro nauseabundo no frigorífico. Por qualquer razão que desconhecia a energia foi cortada.
Nesse fim de semana não foi possível fazer qualquer resolução com a EDP, uma vez que como fui informado das avarias, tratava-se de uma ação comercial e não de uma avaria.
Vim a constatar na segunda feira dia 9 de setembro em contacto com os vossos serviços, que a interrupção do fornecimento se deveu a falta de pagamento de uma fatura.
Tendo em conta que:
1. É usado o mesmo Débito Direto há décadas, a conta dispõe de fundos, e de que não registo qualquer notificação da vossa parte de que existe um pagamento em falta. Sublinho – estava em falta um único pagamento;
2. Que o pagamento em falta resultou de um erro de formatação do ficheiro de Débito Diretos que a EDP submete. A vossa própria funcionária confirmou que o erro que tinha registado no sistema informático era: “Erro de formatação do ficheiro SEPA”;
3. Que o pagamento seguinte foi feito em Débito Direto sem qualquer problema;
4. Que a EDP em vez de voltar a submeter o ficheiro corretamente formatado, se limitou a ignorar o erro e atribuir a culpa do pagamento em falta ao cliente;
5. Que o contacto por iniciativa da EDP é feito na terça feira dia 10 de setembro, a informar que um pagamento se encontra em falta. Já a energia tinha sido reposta no dia 9 e o referido pagamento que os senhores deviam ter debitado corretamente submetido, feito por pagamento de serviços;
6. Que a EDP de forma arrogante e irrefletida corta a energia a um consumidor por falta de “um” pagamento num período de férias.

Informo que venho solicitar a compensação de 475€ de perdas no frigorifico, assim como de 60€ pagos para remoção dos detritos e limpeza do equipamento e chão da cozinha, assim como a isenção de custos com a reativação da energia.
Data de ocorrência: 15 de setembro 2019
15 de setembro 2019
Caro cliente, estamos a analisar a situação que nos apresentou.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

18 de setembro 2019
Caro cliente, na sequência da resposta prestada, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional pelos canais habituais – formulário edpsu.pt - contactos, portal do cliente - edponline.edp.pt, linha de atendimento 808505505 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

23 de setembro 2019
Caros senhores
Contrariamente ao que informam o erro da submissão do pagamento não resultou da migração do Deutsh Bank para o Abanca. Os BINs transitaram de uma entidade para a outra sem qualquer anomalia, e na mesma altura entraram vários débitos diretos com origem noutras entidades sem a qualquer problema. Repito: o erro que os senhores têm no vosso sistema informático é “Erro na Formatação do ficheiro SEPA”
1) Mesmo que não existisse erro, cabe à entidade voltar a submeter o débito, perante um erro desta natureza.
2) Mesmo que o erro persista, é inadmissível que cortem a energia de uma habitação em período de férias, com a falta de um único pagamento. Lembrem-se que estão a prestar um serviço público.
3) Lembrem-se também que não estabeleceram qualquer contacto telefónico, carta registada ou outro com o utente a quem prestam serviço.

A persistência de não assumirem as vossas responsabilidades fará transitar em tribunal esta esta reclamação
4 de outubro 2019
Caro cliente,

Reiteramos as informações anteriormente prestadas.
Analisado o exposto e, após nova reapreciação da situação apresentada, mais não podemos do que reiterar toda a informação transmitida nas nossas missivas anteriores, lamentando, ainda, o facto de não aceitar os esclarecimentos que lhe temos vindo a prestar.

Equipa de apoio ao cliente
7 de outubro 2019
Caros senhores EDP Universal, repito a informação já enviada e que colocarei em todos os forums, inclusive directamente na administração:
Não é aceitável que a falta de um único pagamento que resulta da falha da submissão do vosso ficheiro de Debitos Diretos, leve a que cortem a energia de um consumidor no período de férias.
Irei usar a comunicação social e todos os restantes meios como a Deco, para fazer sentir na empresa e nos consumidores em geral, o comportamento indigno de uma empresa que deveria estar virada para o cliente.
10 de outubro 2019
Caro cliente,

Reiteramos as informações anteriormente prestadas.

Equipa de apoio ao cliente
22 de outubro 2019
Caro Pedro Fernandes
Não contesto as suas afirmações no que se refere à razão da falha do pagamento pelo facto da entidade bancária ter mudado por aquisição do DB para o Abanca. Apesar de na mesma altura outros débitos entraram sem qualquer anomalia.
O que ainda não me respondeu, é o que o leva a achar que tem o direito de interromper o fornecimento de energia, a um cliente com décadas de relacionamento com a EDP, na seguinte situação:
1. Falha um único pagamento
2. O pagamento do mês seguinte entra sem problema
3. Não previne o cliente do corte
4. Estamos durante um mês de férias

Acha que tem razão?
Esta mesma questão vai ser colocada ao presidente do CE. Será um alerta. Se está a contratar funcionários com o discernimento mental do que tomou a decisão de corte, pode precisar de rever o casting dos RH
25 de outubro 2019