SU ELETRICIDADE Marca Recomendada Marca do Mês
83.0
SU ELETRICIDADE (antes EDP Serviço Universal)
  • A SU ELETRICIDADE é a empresa que comercializa eletricidade no mercado regulado de energia.
    Estamos sujeitos a um conjunto de obrigações de serviço público determinadas pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), tais como:
    - aplicação das tarifas e preços publicados pelo Regulador
    - fornecimento universal de eletricidade a todos os Clientes elegíveis que necessitem
    - aquisição de energia dos Produtores em Regime Especial com tarifas bonificadas fixadas por legislação específica

• Apartado 12115 - Loja CTT Picoas,

SU ELETRICIDADE - Falta de emissão de fatura e pagamento da electricidade produzida e vendida desde 8.7.2021

António Jorge Caiado
António Caiado apresentou a reclamação
19 de novembro 2021
Venho, por este meio, comunicar a V. Exas. os seguintes factos:
1. A última factura da SU Electricidade em que foi registada e paga a electricidade que injectei na rede data de 10 de Julho de 2021 e refere-se ao período de 9 de Junho a 8 de Julho do corrente ano.
2. Como na factura seguinte da SU Electricidade já não houve registo da energia que produzi e injectei na rede eléctrica, contactei telefonicamente a SU Electricidade, tendo sido informado que a última leitura da minha produção datava de 12 de Julho p.p. Questionei o motivo e não obtive resposta. Por conseguinte, pedi um teste de comunicação.
3. Passados uns dias, a E-Redes informou-me que não conseguiu estabelecer comunicação remota com o contador da produção e que devia contactar o instalador para ver o que se passava.
4. Na primeira quinzena de Outubro o instalador substituiu o “modem” que foi queimado por uma descarga eléctrica certamente provocada por uma trovoada.
5. Foi pedido novo teste de comunicação à E-Redes que voltou a dar negativo.
6. Questionei a E-Redes sobre o estado do cartão GSM. A informação obtida foi a de que o cartão estava operacional.
7. Não compreendendo o motivo da incapacidade de recolha remota da leitura, solicitei à E-Redes que enviasse uma equipa para desselar o contador da produção, de modo a que o meu instalador procedesse aos testes necessários.
8. A visita das duas equipas (E-Redes e instalador) ocorreu em 29 de Outubro de 2021, tendo o problema ficou solucionado e a equipa da E-Redes registado a minha produção de electricidade acumulada nesse dia.
9. No início de Novembro contactei telefonicamente a E-Redes que me confirmou ter em seu poder o registo da minha produção e que iria dar a informação à SU Electricidade para que esta procedesse à autofacturação e pagamento da electricidade que foi produzida e injectada na rede eléctrica por mim e que se encontra em dívida.
10. Nas duas semanas seguintes telefonei três vezes à SU Electricidade para saber se a factura já tinha sido emitida e quando me seria paga a electricidade vendida desde 8 de Julho até à data, sem sucesso. No penúltimo telefonema, avancei com uma reclamação à SU Electricidade por falta de factura e de pagamento sem resultado até à data.
11. Hoje, 19 de Novembro de 2021, 22 dias depois do registo da produção acumulada, recebi a factura da SU Electricidade apenas com a facturação do meu consumo!!!
Perante estes factos, venho denunciar o comportamento inaceitável e inqualificável da SU Electricidade e exigir a factura e pagamento do valor em dívida no prazo de cinco dias úteis, ou seja, até 26 de Novembro de 2021.
Se tal não ocorrer, avançarei com uma acção judicial contra a SU Electricidade por falta de pagamento do valor em dívida, acrescido de juros de mora, e divulgarei estes factos junto das autoridades competentes e da comunicação social.
Data de ocorrência: 19 de novembro 2021
20 de novembro 2021
Caro cliente, estamos a analisar a situação que nos apresentou.

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

2 de dezembro 2021
Caro cliente,

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento através da sua área reservada (sueletricidade.pt ou app), na linha de atendimento 210 540 540 (dias úteis, das 8h às 22h, custo de chamada de acordo com a tarifa aplicada) ou nas nossas lojas SU ELETRICIDADE.

António Caiado
2 de dezembro 2021
Esta reclamação NÃO está resolvida. Com efeito, desde 29 de Outubro, ou seja, há mais de um mês, que a E-Redes e a SU Electricidade têm o registo da minha produção de electricidade acumulada nesse dia. Ao longo do último mês tenho estabelecido, por minha iniciativa, diversos contactos telefónicos e por escrito no sentido de me ser pago o valor em dívida pela SU Eletricidade. Hoje, 2 de Dezembro, voltei a contactar a SU Eletricidade para pedir o pagamento do que me devem e fui surpreendido com a informação de que só o fariam se reativasse o débito direto na minha conta bancária. Esta atitude prepotente da SU Eletricidade é inadmissível, pois não só as faturas de consumo da SU Eletricidade têm sido pontualmente pagas - caso contrário, certamente já me teriam interrompido o fornecimento de electricidade -, como demoraram mais de um mês a invocar uma razão perfeitamente absurda para não pagarem o que me devem. Além disso, informaram que não pagariam juros de mora pelo atraso no pagamento, sendo que, inversamente, eu terei de pagar juros de mora, caso me atrase no pagamento das faturas da SU Eletricidade. Hoje mesmo enviei o comprovativo do IBAN exigido para reativar o débito direto. Aguardo pelo pagamento urgente do valor em atraso.
Esta atitude prepotente da SU Eletricidade deve ser objecto de divulgação, de repúdio e de chamada de atenção para a autoridade reguladora, que deve legislar no sentido de proteger o elo mais fraco - os microprodutores independentes de eletricidade - e conferir os mesmos deveres e direitos para ambas as partes.
20 de dezembro 2021
Caro cliente,