Despomar, Lda.
  • despomar@despomar.com

Ericeira Surf & Skate - Manga do blusão

Jorge Alves apresentou a reclamação
17 de julho 2022
Comprei um blusão da Loja Ericeira Surf & Skate do Centro comercial Colombo, conforme Nº da fatura indicado C.2573/2020. Dentro do período da garantia (até 2 anos) a manga do blusão teve um desgaste anormal e rompeu. Reclamei (Dia 13-01-2022) e foi-me dito que não assumiam a reparação do dano nem a devolução do valor da compra, apenas garantiam a reparação de costuras.
Ora como o blusão também tinha um defeito de costura, reclamei de novo (Dia 26-01-2022): a costura estava defeituosa e a manga rota (pois o tecido não resistira a um uso normal para o período de garantia - menor de 2 anos). Também informei que a costura é composta por linha e o tecido também é feito de linhas, como tal deveriam assumir a reparação da costura e da manga. O fornecedor fez a reparação da costura mas não fez a reparação na manga, alegando que não estava ao abrigo da garantia. Esta semana fui levantar o blusão na loja e o empregado sugeriu que reclamasse de novo.
Data de ocorrência: 17 de julho 2022
18 de julho 2022
Caro cliente,

O seu blusão está notoriamente deteriorado e isso não é decorrente de qualquer defeito de fabrico mas de uma utilização intensiva e descuidada do mesmo.
Ainda assim, ao abrigo da garantia fizemos algumas reparações nas costuras, porém os buracos no tecido que, repetimos, não estão cobertos pela garantia, não são sequer passíveis de reparação dada a deterioração dos tecidos provocado evidentemente pela sua utilização.
Esta resposta tem um anexo privado
18 de julho 2022
Caro Eduardo,
O blusão está deteriorado porque o tecido não resistiu a um uso normal. A zona degradada situa-se na parte interna da manga, ou seja, o roçar da manga no próprio blusão causou esse desgaste acentuado, não foi por má utilização, nem por golpes, nem por outro factor externo. Não é esperado que um tipo caminhe com os braços abertos e afastados do tronco!!!

É unânime e previsto que estes artigos se degradem com o uso e com o tempo, mas não é esperado que rompa dentro do período de garantia (2 anos). Que aliás aproveito para desmentir afirmações que o Sr. Eduardo deu na sua resposta ao livro de reclamações: Referiu que eu fiz a reclamação "10 dias antes de terminarem os 2 anos de garantia" e não é verdade - de 13 de Janeiro a 2 de Fevereiro contam-se 20 dias, mas até podiam ser 200 ou 2, estava no período de garantia! Referiu ainda que o dano foi "decorrente de uma utilização intensiva e descuidada" -  não está estipulado quantas utilizações semanais ou mensais devo fazer, posso usar diariamente. E utilização descuidada não foi seguramente conforme já expliquei em cima. O tecido não resistiu e foi-se gastando anormalmente."Alguns desses danos terão seguramente mais de 6 meses" - Sr. Eduardo eu próprio não sei se os danos terão 6 meses, provavelmente começaram no primeiro dia, foi degradando e quando tive oportunidade reclamei.

Se este desgaste do tecido não é passível de reparação, significa que venderam um produto que não suporta este período de utilização, logo deve ser substituído.

Com os melhores cumprimentos
20 de julho 2022
Caro Cliente,
Compreendemos o seu descontentamento com o estado em que está o casaco e, pelo teor das suas palavras, depreendemos até que não seja o utilizador do mesmo, porém podemos reafirmar com segurança que esse casaco não tem qualquer defeito de fabrico, nem tão pouco tivemos outras reclamações da mesma natureza, em algumas centenas de casacos vendidos.
A nossa decisão é por isso final e espero que compreenda.
21 de julho 2022
Caro Eduardo,

Não vamos por aí, dizer que não sou eu o utilizador do blusão é jogo baixo e ofensivo.
O casaco não tem defeitos de fabrico, o tecido é que cedeu, foi um fracasso. A qualidade do tecido e não a fabricação.

Posso afirmar que dessas centenas de casacos vendidos, um deles foi meu e foi este ano (ver o anexo). Sim, comprei-vos mais um casaco este ano, portanto, também não considero normal isto acontecer, mas por isso mesmo é que estou a reclamar. E não percebo porque não resolvem de vez o assunto.

Com os melhores cumprimentos
Esta resposta tem um anexo privado
18 de outubro 2022
Caro Jorge,

Vemos que tem insistido nesta reclamação e que ainda aguarda uma resolução. Como saberá, a decisão já foi tomada pelos canais próprios, e tal foi inclusive comunicado também aqui neste canal a 20 de Julho de 2022 (vide comentários anteriores).

Compreendemos, e aceitamos naturalmente, o seu inconformismo. Porém, para que lhe lhe sejam reconhecidos os alegados direitos que reclama, terá de recorrer a uma qualquer entidade Arbitral de Conflitos de Consumo (reconhecida pelo Estado Português) que lhe dê um parecer favorável. Temos acordo com a grande maioria das mesmas e poderão contar com a nossa total colaboração para que se faça justiça.