Despomar, Lda.
  • despomar@despomar.com

Ericeira Surf & Skate - Políticas e atitudes completamente desajustadas

Goncalo Caldeira apresentou a reclamação
23 de fevereiro 2022
Comprei um casaco a 08-0-2022 na loja do CC Colombo que custou 135€, ao fazê-lo, como não estava muito certo da compra, tive o cuidado de perguntar expressamente à funcionária qual seria o tempo que teria para devolução e se a mesma seria com a restituição do valor em conta, ao que me respondeu; que tinha 30 dias e que o dinheiro seria devolvido em conta.

Ao voltar hoje à loja, antes dos 30 dias, a mesma funcionária diz que só pode emitir um crédito e que é política da empresa a não devolução do valor em conta, refugiando-se na resposta dada pela gerente telefonicamente (que às 15:50 almoçava), em um sinal mínimo que não se aplica a venda em causa e quase não se vê.

FANTÁSTICO!
Uma empresa que sempre tive a melhor imagem, ter este tipo de comportamento com políticas e atitudes completamente desajustadas.
Data de ocorrência: 23 de fevereiro 2022
Caro Gonçalo,
Como está bem visível nos nossos balcões e impresso nos talões de venda, a nossa cortesia de trocas não contempla a devolução do dinheiro.
Sendo esse um dos temas mais sensíveis da dita cortesia, todos os nossos colaboradores estão perfeitamente enquadrados nele.
Acrescento que, sendo esse um tema recorrente há alguns anos no mercado, se isso fosse um direito presumido do consumidor, o Estado não teria perdido a oportunidade de o clarificar no recente Dec-Lei 84/2021 de 18/10 que Regula os Direitos do Consumidor.
EDUARDO MOREIRA
24 de fevereiro 2022
Como bem diz, o aviso que está exposto na loja, mas não está de todo bem visível, pois se assim fosse não teria tido a preocupação de perguntar a vossa colabora se seria possível a devolução do artigo recebendo o valor pago em conta.

E como anteriormente referido, é obvio que como a resposta foi afirmativa, confiei e não foi verificar o talão.
Até posso acreditar que na confusão da loja a colaboradora, que me pareceu uma pessoa bastante profissional e proativa, não tenha compreendido bem a pergunta e respondido que sim de forma automática.

Decreto 70/2007
"Regula as praticas comerciais com redução de preço nas vendas a retalho praticadas em estabelecimentos comerciais, com vista ao escoamento das existências, ao aumento do volume de vendas ou a promover o lançamento de um produto não comercializado anteriormente pelo agente econômico"

O que me parece estranho é que na conjuntura actual, e retirando qualquer questão de direito da equação, Vexas. tenham esta postura ao contrário da maioria das empresas, que penaliza os vossos clientes e em ultima instancia a vossa empresa, pois e como deve calcular ao manterem-se inflexíveis perante a minha reclamação não voltarei a ser vosso cliente.

Gonçalo Caldeira
24 de fevereiro 2022

Novamente, estas são menções enganosas que prejudicam de forma clara o consumidor/cliente.
24 de março 2022
A vossa postura e gritantemente reveladora da vossa ética comercial.

Contra falta de argumentos, argumentado ficou.
25 de março 2022
Exmo. Senhor,
A nossa ética precede esta reclamação em mais de 25 anos no mercado português a ser reconhecidos como uma das melhores marcas no setor.
Quando refere que a placa no balcão não está visível, pergunto se a informação repetida impressa na fatura de compra também não estava visível. Outrossim, ninguém em loja confirma ter dado a informação que alega da possibilidade da devolução do dinheiro, tema mais do que esclarecido entre as nossas equipas até porque sai impresso em TODOS os talões de Fatura.
Sobre ética, estamos conversados.
Sem outro assunto,
Eduardo Moreira
26 de março 2022
Exmo.

Antes de mais não admito a ninguém que ponha em causa a minha idoneidade, pois já tenho mais do dobro da idade que os exmos. têm de mercado, e como referido é FACTO de que o meu erro foi de confiar na resposta dada conscientemente ou inconscientemente/automaticamente pela vossa funcionária.

Entretanto continua sem responder aos factos:

- Relativamente ao artigo 8° do decreto de lei 70/2007 exposto no aviso da vossa loja, diz respeito, não proíbe a devolução em dinheiro e só se aplica a práticas comerciais com redução de preços (SALDOS) que não é de todo o caso da minha compra.
Decreto 70/2007

- Acresce que, em bom português "se não se efetuam trocas em dinheiro" nas situações de saldos e promoções, tal quer significar que, a contrario, nas compra fora dessas situações "extraordinárias", essas trocas/devoluções serão admitidas.

A etica empresarial não é nem munca será sustentabilizada pela história mas sim pelas atitudes no prente!

"O prestígio não se impõe nem se mendiga conquista-se!"

Cumprimentos
28 de março 2022
Exmo.
Este processo está para nós encerrado.
Eduardo Moreira
28 de março 2022
Exmo.

Realmente mantém o nível, na falta de conhecimento é sempre mais fácil e melhor não argumentar, fica registado.
Goncalo Caldeira avaliou a marca
25 de abril 2022

Comportamento, lamentável, desajustado a roçar a arrogância e um gritante de desconhecimento dos anunciados Decreto-Lei de pós venda, em que se apoiam que no final só prejudicam a relação com os clientes.