Despomar, Lda.

Sofia Duque
Sofia Duque apresentou a reclamação
11 de fevereiro 2023
Boa tarde.

Venho por reste meio expor minha indignação ao facto da recusa da aceitação da minha reclamação.

Foram adquiridas umas botas de borracha para a chuva no fim de Dezembro. Em Janeiro na segunda utilização (não consecutiva) segundo dia de uso primeiro dia de chuva, ficaram como se pode ver nas fotografias, com água passando esta para os meus pés.

Tenho umas botas da mesma marca há anos e nunca me sucedeu o que se verificou com este modelo, mesmo com utilizações consecutivas.

Só são possíveis duas conclusões plausíveis: ou as botas têm um problema de fabrico ou o produto não foi bem elaborado para o que se designa como primeiro objetivo. Umas botas de borracha não podem ter este comportamento. Muito menos umas botas de borracha deste valor.
A marca, neste caso a loja onde comprei terá obviamente de se responsabilizar, pois, as mesmas não servem o objetivo a que se propõem.

A lei prevê a defesa do consumidor caso a empresa subcontratada responsável pela resposta à minha reclamação não o saiba, passo a citar:

“Ao abrigo da legislação europeia, os consumidores têm direito a uma garantia mínima de dois anos (garantia legal) que lhes assegura uma proteção contra produtos defeituosos, que não sejam conformes com a descrição do vendedor ou que não correspondam ao publicitado.”

É indecente e pouco profissional a resposta dada que mostra tanto desconhecimento pela lei como um diálogo desrespeitosos para com o comprador, insinuando que aquela água toda que se verifica nas botas é transpiração. Estaria doente caso isso fosse verdade e esse problema teria de me acontecer com outros produtos, inclusive com as minhas outras botas da mesma marca e com as mesmas características (pêlo no interior).

Peço por isso que me devolvam o dinheiro da compra para evitar levar este caso a outras instâncias.
Data de ocorrência: 19 de dezembro 2022
15 de fevereiro 2023
Cara Sofia,
Compreendemos que queira alegar que "produto não terá sido bem elaborado", porém a marca não o reconhece e, pelo menos no nosso caso, não há um número de reclamações que nos levem a pensar o contrário.
De resto, estaremos sempre disponíveis para colaborar com qualquer entidade arbitral, reconhecida pelo Estado Português, que venha a conceder-lhe os eventuais direitos que reclama.
Cumprimentos, Eduardo.

Cara Sofia,

Escale a reclamação para o CICAP e verá a sua situação resolvida. Ontem recebi a sentença de uma reclamação efetuada nesta loja em Setembro (calções de banho transparentes) e foram totalmente unânimes na decisão e em declarar que a loja é obrigada a devolver o valor porque o artigo não cumpre os requisitos, para o qual, foi vendido. Pelo que li da sua reclamação, teve exactamente o mesmo tratamento que eu tive e essa politica pós venda em que se "atira a culpa" sempre para o cliente, tem que acabar.

Realço que poderá receber uma proposta de 20 ou 30% do valor que pagou, para ficar "calada" e quiçá não encaminhar a reclamação.

Noto ainda que, mesmo a sentença tendo sido totalmente inequívoca, a postura da loja no comentário da garantia é sempre de uma arrogância e falta de transparência gritante para com o cliente. Passo a citar: "Mensagem: Bom dia André, Verificamos que não houve unanimidade entre os peritos, pelo que decidimos aceitar a sua reclamação à garantia. Nesse sentido, solicitamos que nos entregue o artigo para podermos dar seguimento ao processo de reembolso."

Espero ter ajudado e que a sua situação fique resolvida, como a minha ficou.