2.0
Entidade Reguladora da Saúde
  • Rua S. João de Brito, 621 L 32
    4100-455 Porto
  • geral@ers.pt

ERS - Tempo de espera para cirurgia retificativa a hérnia na coluna lombar

Aguarda resposta
Fernando teixeira
Fernando teixeira apresentou a reclamação
9 de abril 2024
No dia indicado fui submetido a uma intervenção cirurgica no Hospital Egas Moniz para remover 1 hérnia localizada na Coluna Lombar Entre L3/L4.Era previsto que após esta primeira intervenção que se previa bastante simples eu passado o tempo de cicatrização e alogo que possível voltaria á mesa de operação agora para uma intervenção mais invasiva que pretendia retificar uma deficiência motivada pelo desgaste natural e que se centrava na vertebra sacro.
A verdade é que a operação de retirada da hérnia após 3 semanas veio a revelar-se não ter resolvido oobjetivo e comecei a ter dores horríveis que me obrigavam a medicação constante á base de 2 e 3 analgésicos.Voltei á consulta e aí após 3 mese e uma nova ressonância magnética e 1 rx a neurocirurgiã concluiu que houvera o que apelidou de uma ressidiva e estava agora em situação pior que a anterior á cirurgia.Posto isto fui informado que teria que entrar novamente em lista de espera o que achei inadmissível pois já esperara 18 meses para a 1a intervenção.
Já fiz exposições para Gabinete do Utente,ERS,Direção Clínica do HEM.Ultimamente recebi a informação que receberia um cheque saúde para poder ser operado em hospital externo,isto num período de 2 dias á data de 9 de Março.Acontece que decorridos mais 20 dias o tal Cheque Saúde ainda não chegou e eu que tentara iniciar o trabalho,tive que novamente entrar em baixa médica porque na minha profissão,sou encarregado de construção civil,não me é possível manter-me sentado e torna-se insuportável resistir á dor que cada vez é mais intensa.
Gostaria que a Direção clinica do Hospital Egas Moniz em coordenação com a tutela resolvesse o meu problema já que após a espera inicial para a primeira intervenção e já que a mesma não decorreu com o resultado que era suposto possa ter isso em conta e dar solução imediata á minha situação já que com 64 anos que tenho,pretendo ainda manter-me no ativo em condições para desempenhar a minha atividade.
Respeitosos Cumprimentos
Fernando Augusto da Silva Teixeira
Data de ocorrência: 9 de abril 2024
24 de abril 2024
Bom dia
A reclamação que fiz não teve qualquer evolução encontrando-me a aguardar que me seja dada resposta para a cirurgia rectificativo e complementar.
Cumprimentos
Fernando teixeira
Fernando teixeira está a aguardar resolução da marca

Boa tarde
A acrescentar ao que expus tenho a lamentar que claramente a estratégia do SNS é protelar os cuidados de saúde que são devidos aos cidadãos para que estes em desespero de causa paguem do seu bolso em Hospitais privados e assim o SNS possa canalisar os fundos que recebem das contribuições e impostos para outros objetivos pouco transparentes.
A verdade é que qualquer trabalhador desde que entra no mercado de trabalho faz contribuições significativas para o SNS mas quando chega á idade que mais precisa este não retribui na mesma moeda.