11.5

Aguarda resposta
Rui Nogueira
Rui Nogueira apresentou a reclamação
28 de março 2024
No dia 28/03/2024 às 14:52, encontrava-me dentro de um comboio Fertagus, entre Corroios e Foros de Amora, quando fui multado por não ter validado o meu passe metropolitano. Acontece que o título de transporte referido permite-me fazer varias viagens em Lisboa e arredores, incluíndo a viagem entre Roma-Areeiro e Coina. Ora, o comboio Fertagus (n° 14067) onde me encontrava fazia precisamente essa viagem (origem: Roma-Areeiro; destino: Coina), pelo que a coima aplicada não é razoável, pertinente ou justa, uma vez que independentemente da validação do passe, esta viagem está sempre incluída no pacote que eu pago mensalmente. Posto isto, recusei-me a pagar a multa. Venho fazer aqui uma queixa porque acho que estas multas não deviam ser aplicadas, no sentido em que gastam recursos humanos desnecessariamente e são moralmente questionáveis, uma vez que, pelo que percebi, a validação do passe serve para se saber qual o transporte (empresa) utilizado para, posteriormente, se pagar a cada empresa. Ora, se o beneficiado é a empresa, deve ser a mesma a garantir que não se circula em nenhum transporte sem se validar o título, não devendo nunca existir uma multa que serve para punir quem se esquece (por lapso) de contribuir para o devido pagamento da empresa em questão (não esquecer que a obrigação do indivíduo - mensalidade do passe - é cumprida mensalmente).
Data de ocorrência: 28 de março 2024
Rui Nogueira
Rui Nogueira está a aguardar resposta da marca