Fuxia Urban Tribes United
  • online@fuxia-store.com

Fuxia Street Fashion - All star branca com mancha amarela

Daniela Pereira apresentou a reclamação
11 de outubro 2018

Adquiri na loja Fuxia do Espaço Guimarães um par de sapatilhas all star brancas referência M7652 no valor de 64,90€ as quais, passado cerca de 1 mês, apareceram com umas manchas amarelas que surgiram junto à sola e, por essa razão, desloquei-me novamente à loja para fazer a reclamação. As manchas eram muito superficiais, mas como o tecido da sapatilha era branco eram notórias. Parecia que a cola que une a sola ao tecido da sapatilha se absorvia e fazia transparecer uma mancha de cor amarela.
Dei-lhes muito pouco uso e, assim que tive oportunidade, dirigi-me à loja, questionando o porque daquelas manchas.
A loja abriu uma reclamação da qual teria de aguardar cerca de 2 semanas por uma resposta.
Passado esse período, fui contactada pela loja para levantar umas sapatilhas novas iguais.

Ora, efetuou-se a troca e comecei a usar as sapatilhas novas.
Passado cerca de 2 meses (e com uso pouco frequente) necessitei de as lavar/limpar.
Com receio das manchas que me tinham surgido no par anterior, recolhi junto da loja instruções de como as lavar, sendo que até me colocaram um cartão de manutenção de calçado no meu talão de compra (ver anexo).
Nesse cartão, pode-se ler que é desaconselhável a lavagem por parte da loja, mas em lado nenhum referem que é proibido. Afirmam também que NUNCA deverá ser utilizada a máquina de lavar porque correrá risco de as danificar sendo que também nunca usei esta forma de lavagem.
Aconselham uma limpeza com um pano macio, de cor neutra, sendo que para limpezas mais localizadas e profundas, poderá ser utilizado um pano húmido com detergente muito suave e não abrasivo.
Foi então dessa forma que procedi à lavagem das minhas segundas sapatilhas. Utilizei uma toalha de cor branca e utilizei como detergente sabonete líquido de lavar as mãos e água fria diretamente da torneira. Inicialmente lavei os cordões à parte, e depois com a toalha molhada e sabonete líquido comecei a lavar as sapatilhas.
Evidentemente que ficaram molhadas, então coloquei-as a secar à sombra com a sola para baixo.
No dia seguinte, quando vou pegar nelas para guardar, verifico umas manchas amarelas enormes no tecido junto à sola. Evidencia-se que a cola da sola tingiu o tecido branco. Incrédula com o sucedido, visto ter procedido à lavagem conforme instruções, desloquei-me novamente à loja para reclamar.
Como procedimento habitual, esperei cerca de 2 semanas para obtenção de uma resposta à minha reclamação, resposta essa que não foi aprovada sendo justificanda com uma carta onde alegam que o método de lavagem foi a causa para o dano do meu artigo, devendo utilizar produtos de manutenção apropriados para o mesmo.
Em fecho final da carta alertam ainda para o desaconselhamento total da lavagem das sapatilhas.
Indignada com esta resposta, visto que procedi corretamente à lavagem da forma que fui instruída na loja, sendo que as próprias funcionárias verificaram que era notória a lavagem manual das sapatilhas e de momento conservo exatamente as sapatilhas da mesma forma para provar que estas não foram lavadas na máquina. Entendo que desaconselhar não é o mesmo que não lavar.
Posto isto, pedi o livro de reclamações da loja e escrevi, lamentei apenas o facto de ter pouco espaço para escrever pois pretendia ter narrado todos os acontecimentos.
Estou completamente descontente com os produtos que adquiri nesta loja e também da forma como a gerência trata assuntos evidentes com justificações andantes. Atualmente aguardo uma boa resolução deste caso.

Data de ocorrência: 11 de outubro 2018
fatura + cartão de manutenção