55.0
Lisboagás Comercialização SA

Lisboagás - Extorque os clientes faturando 82% acima dos valores reais, claro é a estimativa

Mariana Villas-Boas apresentou a reclamação
28 de setembro 2023
Depois da minha veemente reclamação o mês passado sobre as leituras estimadas nos 3 contratos de gás que eu giro neste prédio, hoje recebo novamente as faturas de 2 dos contratos com leituras estimadas, 82% acima dos valores reais. As faturas apresentadas somavam 109,09€ e após reclamação ficaram em 19,44€.
Eu forneci as leituras exactas dos contadores destes dois contratos no dia 24/9 que é o dia que me foi indicado pela Lisboa Gas para evitar as estimativas.
Hoje recebo as faturas dos dois contratos em causa (amanha receberei do outro contrato que falta) e as discrepâncias são como sempre muito grandes, 82% a mais do que devia pagar.
Falei hoje para a Lisboa Gas e fui informada que as leituras que eu dei estão de facto registadas. PORQUE É QUE NÃO SÃO CONSIDERADAS PARA FATURAÇÃO? Isso é um "mistério" que a Lisboa gás não sente necessidade de responder ao seu cliente quando eu perguntei.
O mês passado a Lisboa Gás queria faturar-me 160€ a mais do que efectivamente eu devia. Este mês, considerando apenas os dois contratos, a faturação a mais é de 89,65€. Recebi um longo email da lisboa gás( apoio ao cliente) que afirma, entre outras coisas, que o método usado é "o método de estimativa de perfil, que tem em conta os valores tabelados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – ERSE, uma vez que o local de fornecimento não dispõe de histórico de consumo com mais de um ano." Não é verdade que não haja um histórico de consumo, pois estes contratos foram assinados a 22 de setembro de 2022, por isso há mais de 1 ano. Em segundo lugar não faço ideia o que seja o dito "método de estimativa de perfil", e como parte contratante tenho o direito de saber o que é que isto significa. Tenho a certeza que não assinei nenhum contrato que consentisse nestas cobranças "por conta".
Data de ocorrência: 28 de setembro 2023
13 de outubro 2023
Fui contactada telefonicamente por uma representante da Lisbo Gas. Longo telefonema! Muitas desculpas, eu tenho muita razão, etc. mas nada destas palavra resolve o problema. “O problema da faturação por estimativa será eventualmente resolvido, mas a Lisboa gás não pode comprometer-se com datas”. Foi esta a informação recebida desta senhora da Lisboa Gás. Onde está a Autoridade Reguladora?
Lisboagás
18 de outubro 2023
Cara Mariana Villas-Boas,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de e-mail no dia 18/10/2023.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do e-mail lusitaniagas@galp.com ou do número 808 502 324 (dias úteis das 9h às 21h).

Serviço a Clientes
Gás Natural
Mariana Villas-Boas avaliou a marca
2 de novembro 2023

Este mês as faturas chegaram com os valores reais de consumo.