56.3
Lisboagás Comercialização SA

Lisboagás - Fatura com um valor excessivo (90,85 euros) e leitura incorreta do contador

Em tratamento
CRISTINA LEITÃO
CRISTINA LEITÃO apresentou a reclamação
11 de abril 2024
Boa tarde. No dia 22/3/24, recebi uma fatura da Lisboagás com um valor excessivo (90,85 euros), quando os valores médios do meu consumo têm oscilado entre os 15 e os 20 euros, não tendo eu gasto mais gás ultimamente do que antes.
No dia 26/3/24, relatei, no livro de reclamações, essa situação, tendo enviado fotos do meu contador (do dia 24/3/24) e do certificado da inspeção do gás (emitido em novembro de 2023 e com a validade de 5 anos, que atesta que todo o meu equipamento de se encontra em ótimas condições).
No dia 10/4/24, dando razão à minha reclamação, a Lisboagás Operador da Rede de Distribuição , respondeu que tinha havido um erro na leitura no contador: "Importa ainda esclarecer que analisámos os anexos da sua reclamação e verificámos que a fatura de 22 de março de 2024, foi emitida com leitura estimada de 388m3. No entanto, a leitura do seu contador no dia da ocorrência, 24 de março de 2024, continha uma leitura inferior (332m3)."
Por email, ontem, e por telefone, hoje, soube que a Lisboagás não tinha corrigido o valor a cobrar-me (no dia 16/4/24) e que, como é um débito direto, a autorização já tinha seguido para o banco. Fui também informada que eu é que tenho a responsabilidade de enviar as leituras, mas só nos seus períodos ideais (entre 15 e 20 do mês) e não noutros, que eu é que tenho a responsabilidade de garantir o bom estado do meu equipamento, etc., etc.
Ora, eu, que respeito todos os meus deveres de consumidora, pagando atempadamente os meus consumos, e de cidadã, fazendo as inspeções obrigatórias por lei, garantindo, assim, a segurança de todos, pergunto: a Lisboagás não tem a responsabilidade de corrigir uma fatura antes da sua cobrança, quando o cliente lhe enviou a sua reclamação (no dia 26/4/24), quase logo a seguir ao envio da fatura por email ( no dia 22/4/24) e quinze dias antes do dia do débito (no dia 16/4/24), acompanhada da foto do contador com uma leitura muito inferior e do certificado da inspeção de gás? A Lisboagás não tem a responsabilidade de ter técnicos que façam corretamente as leituras ou que não cometam erros tão grosseiros? A Lisboagás, sendo a mesma empresa, quer na parte da comunicação das leituras quer das reclamações, não tem a responsabilidade de comunicar internamente, corrigindo os seus erros e evitando lesar o consumidor? Será que, tendo enviado hoje a leitura do meu contador, posso ficar segura que a mesma será tida em consideração ou não, mesmo que não tenha sido enviada entre o dia 15 e o 20?
Data de ocorrência: 11 de abril 2024
Lisboagás
12 de abril 2024
Cara Cristina Leitão,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de email no dia 12/04/2024.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do email lisboagas@galp.com ou do número 808 506 009 (dias úteis das 9h às 21h).

Serviço a Clientes
Gás Natural
Lisboagás
Lisboagás está a aguardar resposta do utilizador