55.0
Lisboagás Comercialização SA

Lisboagás - Fatura com leitura estimada totalmente arbitrária

Vasco Mello apresentou a reclamação
13 de dezembro 2023
Faço esta reclamação em nome da minha mãe que tem 66 anos, e que me pediu ajuda na resolução deste problema, que é o seguinte:
A minha mãe tem em casa dela gás natural fornecido pela Lisboa Gas, já tem o serviço a alguns anos e costuma pagar a volta dos 50€ quando são estimadas as leituras e de tantos em tantos meses costuma pagar uma factura de menos de 20€ quando lá vão fazer a leitura, o que aconteceu desta vez foi que em novembro com a leitura feita pela empresa a minha mãe pagou 17,37€, e sem qualquer explicação recebeu a conta de dezembro com consumo estimado no valor de 152,76€, a minha mãe nunca pagou tanto de gás, então não percebo de onde vem esta estimativa, fui imediatamente ao contador ver a leitura para comparar com a estimativa da empresa que são as seguintes:
Leitura anterior feita pela empresa em Novembro: 6.176m3
Leitura estimada pela empresa em Dezembro: 6.301m3
Leitura real no contador a data desta reclamação: 6.207m3
Ora como se pode comprovar tem quase 100m3 a mais.
Se conseguir segue em anexo foto tirada ao contador no dia de hoje.
Não sei que raio de estimativas são estas, mas surpreendentemente no caso da minha mãe são sempre para cima, e então esta ultima é um escândalo.
Data de ocorrência: 13 de dezembro 2023
13 de dezembro 2023
Como só se consegue enviar um documento de casa vez, segue foto do contador, tirada hoje.
Esta resposta tem um anexo privado
13 de dezembro 2023
Hoje a minha mãe com a ajuda da minha mulher, dirigiram-se a loja do cidadão em Cascais e foram ao balcão da Lisboagás, a funcionária que as atendeu foi muito prestavel e simpática e depois de exposta a situação, foi a própria a admitir que o valor estimado para cobrança era muito elevado e que estavam a tentar cobrar cerca de 4 vezes mais face ao consumo real.
Prontificou-se a resolver a situação e informou que durante o dia de hoje iria telefonar para a minha mãe a informar de novas referencias e valor para se efectuar o pagamento do valor real, ora a minha mãe foi a loja do cidadão por volta das 14h, agora são 18.15h e ainda não recebeu nenhum telefonema.
Quando houver novidades volto aqui.
Obrigado.
14 de dezembro 2023
Ponto da situação:

Como ontem a minha mãe não recebeu as referencias de pagamento com o novo valor, voltou hoje a dirigir-se a loja para saber o que se tinha passado, estava outra funcionaria diferente da de ontem, mas que sabia da situação, que passou a explicar: Ontem quando a funcionária tentou alterar os valores cobrados por estimativa, não foi possivel alterar pois como eu tinha feito uma reclamação aqui no portal da queixa a empresa bloqueou a conta enquanto a reclamação se encontra em analise, mas que depois irá receber o novo valor a pagar mais tarde.
Apesar da empresa ainda não ter feito aqui nenhuma resposta, parece que estão a tratar do caso.
Obrigado.
15 de dezembro 2023
Hoje e sem que ninguem tenha entrado em contacto com a minha mãe, sem ser as deslocações que ela faz a loja recebeu um e-mail como de costume com a nova fatura já com os valores "normais".
Vasco Mello avaliou a marca
15 de dezembro 2023

Tudo tem funcionado bem, com exceção das faturas com as estimativas muito altas em relação ao real consumo.